terça-feira, 19 de abril de 2011

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Desde que optei por ficar sem filiação partidária e me dedicar ao “jornalismo”, minhas conversas são muito mais amenas e as pessoas acabam nos contando coisas, que não nos contariam, se fossemos, por ventura, candidatos a algo.. E essa troca tem sido muito rica. Desde sexta freqüentei vários lugares, em especial nos bairros. Almoços, jantares e visitas pontuais. As conversas invariavelmente acabam rumando para a política. E ouvi diversas vezes de várias pessoas, que elas esperam que se apresente alguém com experiência administrativa, mas que não seja um político tradicional. É o efeito Dilma. Procuram um gerente. E estão cheios de acordos e dos tradicionais candidatos. E GG, hábil e inteligentemente, percebeu isso.

DESARMAMENTO
Fez bem a presidente Dilma, em não levar a sério a proposta de um novo referendo acerca do desarmamento. A sociedade já se posicionou a esse respeito. E não é em cima de tragédias, que nós devemos legislar. A simples aplicação do estatuto, já é suficiente.

INFLAÇÃO
Parece que o governo não tomou as medidas necessárias para frear o impacto das altas de preço, a tempo. Mais preocupados na divisão de cargos, não buscaram alternativas para a alta do petróleo e em especial do álcool. A alta da gasolina, jogou os preços na estratosfera.

UFSM
Quem lê essa coluna, sabia que a vinda da UFSM era possível, mas não seria uma coisa das mais fáceis, como se apregoava. Mas o que importa, é que já temos um projeto substancial. Precisaremos, no entanto, sagacidade para alocar recursos no orçamento, porque os municípios não podem, em tese, investir em ensino superior. Ainda mais se outros setores ficarem a descoberto.

A FUGA DO PAPAGAIO
Alguém tinha dúvida que o papagaio fugiria mais uma vez? Ninguém. A muito insisto que a frouxidão penal no Brasil serve para o executivo deixar de investir em prisões, e se buscar alternativas para diminuir o número de presos, colocando em risco a sociedade.

FIGUEIRÓ
Ledo engano de quem pensa que Acélio sairá candidato pelo PMDB, apenas porque tem a benção de GG. O nome do partido será o de Luciano Figueiró, que há muito se prepara para enfrentar o desafio.. O vereador tem sim a cara do velho MDB.

CÂMARA DE VEREADORES
Impressionante como a grande parte da população sequer admite a existência do legislativo municipal. Quanto mais, aceitar o argumento que um número maior de vereadores seria interessante. Talvez esteja na hora de nossos vereadores aproximarem-se um pouco mais da população. Um concurso público, para todos os cargos comissionados seria um importante passo.

TONET
O homem do porto. É assim que o secretário é conhecido em POA, tamanha a sua obstinação em tentar regularizar a área, e colocá-lo em operação. É um trabalho silencioso e de formiguinha. Mas o dia 02 de Maio, data da assinatura da cessão, passa a ser um novo marco para a nossa cidade.

SAÚDE
É impressionante como tentam plantar notícias contra a secretária da saúde. Incrivelmente benquista pelos servidores e muito atenciosa com os usuários, é uma grata surpresa desta administração. É o preço que se paga, por não deixar que um órgão público seja um simples objeto de uso eleitoreiro.

UERGS
Com um ano de atraso, sendo desprezados pelos colegas, a época por defendermos a contratação de professores temporários, o governo do RS encampou a proposta e apresentou PL para apreciação da ALRS. Vitória dos alunos.

INTERNET
Uma das maiores vergonhas do RS é a internet banda larga e os chamados 3G. não funcionam, ou não atendem a demanda. Na atual conjuntura, a busca por investimentos parte, em primeiro lugar da capacidade tecnológica do estado. Tarso precisa dar uma atenção especial ao problema.

Nenhum comentário: