segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA NO JP

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Desenvolver uma cidade não significa acabar com a sua história. Defender o meio ambiente, como prediz a CF, significa tanto o meio ambiente natural como o artificial (prédios). Ninguém é obrigado a ficar convencido de que a preservação cultural é importante. Mas não posso concordar com o discurso reducionista que simples construção de prédios, vai gerar progresso para a minha cidade. Isso me autorizaria a poluir, por exemplo. Estamos na contramão do desenvolvimento, pregando isso. É só dar uma olhada nas cidades da serra, ou na nossa vizinha Santa Cruz. Nem falo na Europa. A preservação do patrimônio histórico significa desenvolvimento econômico e cultural. Significa a possibilidade de convivência entre o novo e o passado. Sem radicalismos. E sem exclusões. Agora, o que falta, indubitavelmente para a nossa cidade, é educação preservacionista, o que só se consegue com um amplo acesso a cultura e com muito mais tolerância nas discussões.

O VICE COMO PREFEITO
Que bom que se coincidiu a minha opinião com a ação do vice. Ao assumir a prefeitura, colocou a mão na massa e foi atrás da UPA e está repaginando o plantão do SUS, que tantas vezes a secretária solicitou que se fizesse. A cidade como um todo torce que mais ações produtivas, aconteçam.

TWITTER
Pois é, acabei, tardiamente, ingressando em mais esta ferramenta. Agora, junto com o blog, o twitter (www.twitter.com/juliomahfus). Passem lá, dêem uma espiada. Estamos atualizando, quase que em tempo real, com a ajuda dos seguidores.

ELOGIANDO DILMA
Engraçado a forma com que a oposição critica Lula. Fazem isso, elogiando Dilma, como uma forma de espezinhar o ex-presidente. Esquecem-se, no entanto, que o sucesso de um será o sucesso do outro.

O PARTIDO DE KASSAB
O prefeito de São Paulo, está buscando fundar um novo partido: o PDB. Conversei na semana que passou com algumas pessoas envolvidas. Na verdade, Kassab não acertou com o PMDB e nem com o PSB. Então buscará uma alternativa. Que só se concretizará se houver a janela para a troca de partidos, em julho.

FEIRA DO LIVRO
O Feerony e o Ricardão iniciaram um movimento, nas redes sociais, no qual me filiei, para fazermos do cartunista da FSP, cachoeirense Adão Iturrusgarai, o patrono da feira do livro. Lá no twitter e no meu blog, tem um link para a petição pública. Se você concorda com a idéia, participe.

GERAÇÃO DE EMPREGOS
GG se elegeu prometendo saúde. Mas até o momento, conquistou pontos no que tange a geração de empregos. Teve a Venax, a Tritec, o Frigomai e a Kildare. Só aí são 340 vagas de empresas de fora. Sem contar a Screw que abrirá mais 400 novas vagas. Em dois anos, é bastante coisa. Parabéns ao Tonet e sua equipe.

PUNIÇÃO A VEREADOR
A imprensa peca ao insistir na tese que um vereador não possa ser punido, por conduta alheia a sua atividade. O Decreto 201/67 em seu artigo 7º abre essa possibilidade, que será ato próprio dos edis, independente de punição judicial. Na esfera federal, podemos citar o exemplo do José Dirceu, que foi cassado, antes mesmo de ser recebida à denúncia no STF. Minha opinião? Sou contra. Mas é possível...

CAMPANHA CONTRA O CRACK
O pessoal do CAPS/AD inicia um trabalho importante de prospecção de informações e formatação de projetos, para a criação das Escolas de Redução de danos, que é um programa do Ministério da Saúde. Secretária Eunice, se notabilizará por seu empenho na luta contra a drogadição, sempre trabalhando em silêncio e com o apoio de todos os colaboradores.

GRÊMIO
Não sei como Renato vai escalar o Grêmio para a Libertadores. Mas uma coisa é certa: do meio para frente, o nosso time é um dos melhores do Brasil. Veremos agora, se temos jóquei.

MUNDO ÁRABE
Redes sociais são hoje uma grande ferramenta de mobilização. Com a queda na Tunísia, no Egito e provavelmente na Argélia, a influência americana começa a diminuir. Tomara que se consiga, no entanto, implantar-se democracias.

Nenhum comentário: