sábado, 12 de fevereiro de 2011

ADÃO ITURRUSGARAI PARA PATRONO DA FEIRA DO LIVRO


Nascido em uma família de origem basca, Adão Iturrusgarai publicou seu primeiro desenho aos dezessete anos, no Jornal do Povo em Cachoeira do Sul. Aos dezoito, ele se mudou para Porto Alegre, onde estudou Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ele também realizou um curso de Artes Plásticas, mas não chegou a conclui-lo[1].

Em 1991, Iturrusgarai editou a revista DUNDUM e logo depois viajou para Paris. Na França, publicou nas revistas 'Chacal Puant' e 'Flag'. Em 1993 voltou para o Brasil, passando a morar em São Paulo. Em 1994, lançou a revista "Big Bang Bang", que teve quatro números lançados apenas. Foi redator de programas humorísticos da televisão, entre os quais TV Colosso e Casseta & Planeta, da Rede Globo. Em 1994 foi incorporado ao trio "Los 3 amigos" de Angeli, Laerte e Glauco. Teve seu trabalho publicado em diversas revistas brasileiras, tais como "Chiclete com Banana", "Bundas", "Veja", "General" e "Vírus".

Atualmente publica sua tira diária Aline no Jornal Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Tribuna do Norte em Natal, Diário de Pernambuco e Correio da Manhã em Portugal. Colabora também com as revistas "Caros Amigos" e "Capricho". Já recebeu diversos prêmios, e seus álbuns de quadrinhos são editados pela Devir e distribuídos no Brasil e em Portugal.

Esse é o cara que eu, o Ferrony, o Ricardão e o Padilha queremos para patrono. E você? Quem quer?

Nenhum comentário: