segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA NO JORNAL DO POVO

Escrevi e Assino Embaixo

Na semana passada, instigamos por aqui um debate sobre o papel da esquerda. Os leitores mais identificados com esta proposta ideológica preferiram utilizar-se do meu e-mail para discutirem alguns aspectos que aqui levantei. O que me parece, no entanto, é que falta para a nossa cidade um projeto sério de desenvolvimento. E para todas as áreas. E o que mais me preocupa é que as pessoas, instigadas pela imprensa, discutem nomes, ao invés de propostas. Nossos políticos têm em mente sempre a próxima eleição. Esse é o máximo de futuro que conseguem enxergar. Por isso não avançamos. E, portanto, na falta de ideias novas, ressuscitamos as velhas. Por isso continuamos discutindo Corsan, o Casarão da XV, se vamos ou não termos um calçadão, uma simples extensão da UFSM, etc. Ou seja, as nossas manchetes são as mesmas de 20 anos atrás. Assim como os nossos políticos. Aliás, a próxima eleição transformou-se em um quintal em que disputarão espaço os mesmos candidatos de oito anos atrás. Tenham a santa paciência.

Uergs
Nossa universidade foi considerada a terceira melhor do estado, superando todas as grandes redes de ensino privado, como PUC-RS e Unisinos, perdendo apenas para duas tradicionais instituições federais. Um feito que está sendo muito comemorado e será objeto de uma campanha de publicização da instituição.

Brigão
GG está muito intolerante. Já brigou com Antonio Trevisan, Paulo Sanmartin e Marlon Santos. Aliás, com este último, está apenas fomentando uma disputa eleitoral. Não recebê-lo é o mesmo que o ex-prefeito e deputado fazia em relação à JOG. A cidade só tem a perder.

Deputado Marlon
Fico feliz em ter um amigo do peito como deputado. Claro que isso não inibe as críticas e muito menos os elogios. O deputado sabe que são nossas prioridades a UPA, o HCB e a estrada para Rio Pardo. Portanto, mãos à obra e sucesso.

Trojahn
Há exatos 11 meses, sugeri ao vice-prefeito que ao assumir a Prefeitura desse um susto na cidade e colocasse as máquinas nas ruas e no interior. Preferiu os cafés conspiratórios. Saudamos, então, agora a iniciativa. Que tenha sucesso e atenda, um pouco, nesses 30 dias, o descaso de GG para com nossa cidade.

Em Brasília
Vice-líder do PP e um dos principais articuladores dos progressistas com Dilma, JOG já anda sendo sondado para assumir importante cargo no governo federal. No entanto, insiste que a sua prioridade é atender aos seus eleitores, nas mais diversas cidades do RS, mas muito especialmente Cachoeira.

Torres gêmeas
MP estadual prepara-se para construir mais duas torres luxuosas com vista para o Guaíba em razão do crescente número de servidores. Bem ali ao lado temos uma favela, onde crianças fazem cocô em latas de conserva. Juro que não consigo entender...

Crise no PT
Querem retirar Neiron do comando da sigla em nossa cidade. Dizem que o estatuto petista não permite que secretários de governo exerçam a presidência de diretório municipal. Na verdade, a DS volta a articular-se por aqui. E o tombo na indicação de Marta Caminha é só o começo.

Empreguismo
Governo Tarso está criando uma série de novos cargos em sua administração. Antes disso, foi o aumento concedido para CCs. Nesse primeiro mês de governo já propôs a criação de 752 novos empregos. Há aí um certo exagero. Mas o PT tem em seu DNA a ocupação de todos os espaços possíveis.

Programa político
O pior da semana foi o programa político do PSDB. Enterrou Serra, trouxe de volta FHC (que está enrolado com prestações de contas de seu instituto) e, o pior de tudo, plagiou literalmente o comercial da empresa de telefonia Nextel. Lamentável.

Morros no Rio
Sem nenhum tiro, a Polícia Civil ocupou, domingo, as favelas do Santa Tereza e do complexo do São Carlos. Mais nove UPPs serão instaladas. Se aliado a isso tivéssemos uma política de redução do consumo de drogas, poderíamos enxergar uma luz no fim do túnel.

Nenhum comentário: