segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
GG precisa dar uma sacudida no seu pessoal e colocar em prática o que já vinha gestionando antes: criar a Secretaria do Meio-Ambiente e reativar a Secretaria de Governo. Por quê? Precisa de sangue novo e de preferência fora de seu círculo de poder. Não pode tudo estar centralizado nele. E nem pode controlar tudo. Existem ações que são próprias de especialistas. Poderia implantar o SIGA (licenciamento municipal), resolver o problema da praia nova, articular melhor a vinda da UFSM, reequipar a UAB, ampliar a UERGS, dar uma sacudida na ULBRA, aproveitar a copa de 2014, atrair investimentos privados e tantas outras oportunidades que não estamos vislumbrando. Está muito parecido com a primeira metade do governo Marlon e não pode cometer o erro de morrer abraçado com a inapetência de alguns. Pode ser que assim, alguns acordem. Ou então, que se “cortem cabeças”.

FRASE
“O indivíduo (gay) não consegue comandar. A tropa fatalmente não vai obedecer.” General Cerqueira Filho, sobre a presença de gays nas forças armadas.

POLÊMICA DA SEMANA
Depois de arranjarem “terceiros” para pedir a expulsão de Valdocir por infidelidade partidária, o PSDB local irá a Governadora para pedir a destituição de Coffy Rodrigues do cargo de assessor especial, já que ele perdeu mandato pelo mesmo motivo? Ou são dois pesos e duas medidas?

BRASÍLIA
Está certo o Prefeito viajar em busca de recursos. Mas não pode se tornar um “ausente”. Existem tarefas que lhe são precípuas. Um Secretário qualificado pode sim fazer esta mediação por lá.

COTAS
A ADIN que derrubou a lei de cotas em Cachoeira pode e deve ser enfrentada, evitando com isso a demissão de servidores, injustamente. Ou isso, ou GG vai pagar o ônus da omissão.

EMBAIXADOR DE CACHOEIRA
Embora tenha levado petistas à tira colo, quem novamente abriu as portas para GG foi José Otávio. Além de colocar seu gabinete por inteiro a trabalhar, cedeu um motorista e um veículo para que o Prefeito Municipal tivesse mais agilidade em sua agenda. Aliás, destaque, também, para Oscar, que mais acostumado a Brasília ciceroneou-o com desenvoltura por lá.

MARLON
Parafraseando o colega RB, a coluna cutucou as onças. PDT e Marlon afinaram o discurso e começam a se mexer, mesmo que tarde, para a campanha. O “baixinho” terá que ficar de olho nos seus eleitores e em seus processos. Teve as contas de campanha reprovadas, responde duas ações civis públicas por improbidade e terá que quitar todas as suas multas de campanha. Se estiver bem assessorado, consegue dar conta de tudo.

GRÊMIO
Contratamos bons jogadores. Teremos a sorte de não poder contar com o quase-bom-jogador Souza por um bom tempo. O treinador é mediano. Mas o nosso problema é que a direção gremista é composta de “mandinhos”. E perdedores. Eu acho que não vamos longe. Aliás, até vamos. Secando o co-irmão.

ELEIÇÃO ESTADUAL
A ganância pedetista afugentou Fogaça. Querem além do vice, metade das secretarias. Um partido que não tem voto, nem tempo de TV está pedinchão demais. Além disso, querem apoio para Dilma. Como bom peemedebista, o “marcha-lenta” quer ficar em cima do muro. E prefere o PTB de Zambiasi. Com isso Tarso volta para o jogo.

FAIXA ESPECIAL
• Acélio está queimadíssimo nas hostes peemedebistas;
• GG tiraria férias em Março. E o vice assumiria. Continua valendo?
• Balardin está muito bem articulado no estado. Agora se volta para cá.
• Fogaça e Tarso concordam em uma coisa: Yeda está vivinha e vai incomodar.
• Com a UPA e o CAPS, Tadeu se consagra. E ficará no governo.
• Candidatura de Hilton vai tirar votos de Marlon Santos.
• Buraqueira nas ruas de Cachoeira, irrita até os seguidores de GG;
• Praia Nova está em péssimas condições;
• Acesse o blog www.juliomahfus.blogspot.com e acompanhe o dia-a-dia da política
• GRANDE DEBATE, agora pela internet. Acesse www.radiovaledojacui.com.br

Nenhum comentário: