segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coluna de Segunda no Jornal do Povo

AIDS E EDUCAÇÃO SEXUAL
Podemos elencar muitas razões para o crescente aumento do número de pessoas infectadas com AIDS. Mas duas são preponderantes: o preconceito e a crença. Escuto diariamente amigos que dizerem que só utilizam preservativos quando se encontram em ambientes de risco. Mas o que é um ambiente de risco? Apenas as casas de prostituição? Claro que não. O risco é iminente, sempre. Na verdade os homens não gostam de usar camisinhas. E os gaúchos mais ainda. Preconceito. Só isso. A religiosidade também tem sido um fator importante a levar-se em conta. Enquanto padres e pastores continuarem reafirmando que o ato sexual é apenas procriatório, contribuem em muito para o avanço da doença. Esquecem que o ser humano, ainda mais o do século XXI, é um hedonista, e por essa razão, a busca pelo prazer é diária. A doença só deixará de avançar se efetivamente iniciarmos um processo sério de educação sexual, para crianças e adolescentes. É sim preciso incentivar o uso de preservativos masculinos, até porque é tapar o sol com a peneira, achar que, ao não se comentar sobre o tema, as atividades sexuais diminuirão, ou cessarão. Pura bobagem. Está aí mais um preconceito.

SÍMBOLOS RELIGIOSOS
Entidades feministas e LGBT vão protocolar nesta segunda-feira (5) na Assembléia Legislativa e no Governo do Estado uma petição reivindicando a retirada imediata de símbolos religiosos dos espaços públicos. Alegam que o Estado é laico e, portanto, não deve “professar” nenhuma fé.

BEBIDA LIBERADA
Fui a três festas no final de semana. Em todas elas, muita bebida alcoólica. Aliás, o chamariz para elas, é este. O que mais chama a atenção é que autoridades públicas depois de ingerirem álcool saiam dirigindo seus possantes carros. Que “belo” exemplo!

CIGARRO
Está ficando muito chato essa pegação no pé dos fumantes. Agora, nem em bares com ambientes abertos pode-se fumar. O cigarro faz mal? Faz. Mas convenhamos, isolar do convívio o fumante é segregá-lo. Mas as outras drogas, como o álcool e a cocaína, continuam “liberadas”. Não conheço nenhum caso de morte de fumante passivo. Incoerência demais.

SÓCRATES
A morte de Sócrates, lamentável sobre todos os aspectos, pode servir também de exemplo, para que os atletas parem de uma vez por todas de fazerem comerciais para bebidas alcoólicas. O álcool é responsável pela morte de mais trinta mil pessoas por ano.

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA
O caso da ação intentada e acolhida pelo TSE sobre Danrlei poderá ser paradigmática no tema infidelidade partidária. A alegação de que o mesmo não participou da fundação do partido e seu posterior reconhecimento pode mudar todo o quadro brasileiro.

DIREITO DOS ANIMAIS
Cachorros mutilados, coelhos destroçados, animais de todas as espécies sendo utilizados indevidamente pelos pesquisadores e pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. A crueldade aos bichos demonstra a irracionalidade latente da espécie humana. Sem contar a crueldade no abate, seja clandestino ou não. Repensar, é preciso.

ATEÍSMO
Um dos grandes legados da Europa foi à cultura pela paz do ateísmo e que nos ajudou a levar para a modernidade. Em um momento em que a intolerância das religiões, seja de que credo for, implica em guerra, não podemos retroceder a idade das trevas. Fortalecer o Estado laico, frente às religiões é fundamental para o progresso da humanidade.

MÍDIAS SOCIAIS
Que nada!Mídias políticas! Há toda uma mídia independente que está fazendo a cabeça da gurizada. São as rádios livres e os blogs. Vinculadas a coletivos. Isso explica um pouco à rejeição latente as oligarquias e aos donos do poder. Duvida? Caminhe pelas ruas e pergunte. O voto nulo será o grande vencedor em 2012.

Nenhum comentário: