segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO


ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Continuam os e-mails ofensivos e anônimos que tenho recebido por ter aberto o voto para Dima. Pura bobagem. As pessoas deveriam identificar-se e escrever ao colunista contrariada com a sua posição, estabelecendo um debate. Apenas isso. Claro que a culpa em parte é minha. Mas quem me conhece há mais tempo, sabe, por exemplo, que sempre votei em Lula para presidente. A começar em 89. E não me arrependi. Essa foi a primeira vez que não votei nele, por razões mais do que óbvias. No entanto, isso nunca me furtou de criticar o PT, Lula e os demais, quando achei necessário. E o mesmo acontecerá com a Dilma, se ela vencer. É assim que se procede, quando se tem um espaço nobre como esse. Temos o ônus e o bônus.

BETO GRILL
Hoje tem almoço com o vice-governador eleito Beto Grill (PSB). Agradeço os diversos convites recebidos, em especial dos vereadores Neiron Viegas e Mariana Carlos. Farei o possível para estar presente e ouvir o que o ex-deputado e ex-prefeito de São Lourenço do Sul e Cristal, têm a nos dizer.

ONDE DILMA VAI GANHAR E ONDE VAI PERDER
Dilma terá uma vitória esmagadora em pelo menos quatro estados do NE (MA, CE, PE e BA), no Amazonas e no RJ. Com esse último, enfraquecem as chances de Serra de virar. Mas eleição é eleição. Perde em SP. E em Minas, as pesquisas já apontam empate. E no sul, Serra deve fazer uma boa diferença. É eleição apertada. Ainda mais que os institutos de pesquisa, derradeiramente, deixaram de ser confiáveis.

A BOLINHA DE PAPEL
Está no meu blog toda a estória da bolinha de papel e da agressão sofrida pelo candidato. Errou feio quando tentou capitalizar. O que Serra ganhou com isso? Que a militância petista e anti-obscurantista se unisse e fosse para as ruas. A onda vermelha já tomou conta de Porto Alegre. De novo.

POPULARIDADE DE LULA
Hoje, segundo o DATAFOLHA, apenas 3% da população reprova o governo Lula. Isso depois de oito anos e alguns escândalos. Este é um fenômeno que precisamos estudar sem paixões e com muita racionalidade.

MARLON, PDT E DILMA
Nem todo o PDT está com Dilma. Mas isso é mais do que natural. O que não pode acontecer são pessoas próximas do ex-prefeito dizendo por aí que são Serra acima de tudo. E o que é pior: apoiando o escancaradamente o tucano. Com isso a opção, do ex-prefeito, pode perder a força que se deseja.

O QUE FARÁ GG?
A vontade de GG é casar de véu e grinalda com o PT. Ainda mais depois da vitória de Tarso e a possível vitória de Dilma. O que lhe impede isso? A resistência de sua esposa, que apóia Serra e é anti-petista assumida, assim como o seu próprio partido. Some-se a isso, a idéia do vice em assumir a saúde e só depois se filiar no PP. Nessa ordem.




SECRETARIADO
Já havia comentado no final do ano passado. Comento de novo. Está mais do que na hora de GG reformar seu secretariado e se adequar à nova conjuntura política que está a se delinear. Ou rompe com o PT ou coloca secretários afinados ao novo discurso O que não dá para conceber, é que sua equipe seja serrista e só ele e Tonet, dilmistas (será?). Ou isso, ou café, a partir do ano que vem, passa a ficar frio.

GRE-NAL
Grêmio não conseguiu transformar em gols a sua superioridade, em quase sessenta minutos de jogo. Num único lance, o Inter mudou a estória da partida: pênalti e expulsão. Mostra que o time está bem e vai chegar sim, na final do campeonato mundial mais vivo e esperto do que nunca.

JORNAL DO POVO
O JP tem tratado o tema eleições com imparcialidade. O equilíbrio do editorial e das matérias demonstra que se pode sim, fazer cobertura política com seriedade. Serve de exemplo aos jornalões do centro do país. Parabéns a toda a equipe.

Nenhum comentário: