segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Coluna de Segunda no Jornal do Povo


Valeu, GG!
Aconteça o que acontecer (a coluna foi escrita antes do desfile de domingo), o Carnaval foi um sucesso. Em torno de 30 mil pessoas na avenida prestigiando um evento que foi enterrado por políticos que sempre preferiram encobrir a sua incompetência, ouvindo as vozes conservadoras. Gastamos R$ 100 mil? Errado. Investimos R$ 100 mil. E que no ano que vem invista-se mais ainda. Esse valor é o orçamento de um dia da saúde, ou seja, pouco ou quase nada dá para se fazer por lá. Mas investido em uma festa popular, deu alegria àqueles que sofrem as agruras de um sistema que ainda não distribui adequadamente. Carnaval é cultura. E cultura se faz com investimentos públicos, sim. Defendi sempre, nesse espaço, e também quando fui governo, a realização desse importante evento. E, portanto, com a mesma tranquilidade de quem é crítico contumaz de alguns erros do governo, me sinto à vontade para elogiar um dos grandes acertos dessa administração. Como GG me confidenciou no sábado, na presença do Osni, que não será candidato à reeleição, vai aqui uma sugestão: que alguma escola homenageie no próximo ano quem de fato resgatou essa gostosa festa popular.

Referendo
Há uma diferença entre legitimidade e legalidade. No caso, consultar a população é legítimo, mas não em cima de uma lei que já esteja em plena vigência. É como consultarmos a população sobre a pena de morte. Alguém tem dúvida sobre qual o resultado? Mas sequer podemos propor referendo ou plebiscito sobre o tema!

Porto
Só vejo uma solução para desenrolar rapidamente tudo isso: pressão. Talvez esteja aí uma oportunidade ótima para a Cacisc mobilizar associados e abraçar a causa com o Executivo.

Ficha Limpa
A lei de iniciativa popular terá o condão de afastar políticos eleitos pelo voto popular. Em recente levantamento de dados, entrevistaram pessoas que eram a favor da Ficha Limpa, mas que votaram em candidatos ficha suja. Dá para entender?

Julinho
Junto com GG, que não tirou a cartola da cabeça, o presidente do Legislativo entrou no clima da folia e com um chapéu guarda-chuva, nas cores do arco-íris, homenageou a diversidade, que esteve presente nas escolas de nossa cidade. Parabéns!

Políticos
Ausência de alguns pré-candidatos a prefeito e dos deputados da cidade foi notada pela população. Não entendo como alguém que depende do voto popular esteja ausente de manifestações dessa magnitude.

Turismo
Resgatando monumentos históricos, o Carnaval e, quem sabe, fazendo uma Vigília como nos grandes tempos, podemos daqui a pouco começar a pensar mais seriamente em ações de turismo em nossa cidade. Basta querer!
Uergs
Fiquei orgulhoso de ver alunos e ex-alunos da Uergs classificarem-se nos primeiros lugares do concorrido concurso da Emater. Mostra-se com isso, mais uma vez, que naquele espaço temos um ensino de muita qualidade.

Bicicletas
O cicloativado convida os ciclistas para mais uma bicicletada Massa Crítica no próximo dia 24, às 19h, com saída da Praça José Bonifácio . E no próximo dia 26 acontece o primeiro Passeio Ciclístico Balneário Praia Nova, que conta com o apoio de Prefeitura, Cicloativado, Acer, ACCE e 32º BPM. Aproveitem!

Eleições 2012
A reviravolta no processo eleitoral promete ser grande. Os bastidores fervilham e as manchetes dos jornais deverão ser bem diferentes do que foram até agora. Aguardem!

Nenhum comentário: