segunda-feira, 7 de março de 2011

COLUNA DO BLOG

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Nosso carnaval em Cachoeira do Sul é de esforço e superação. Cheguei a ficar emocionado de ver as nossas escolas desfilando na avenida, desprovidas de recursos, mas transbordando alegria e superação. Mais de vinte mil pessoas acompanharam as duas noites de desfile. O que demonstra que o público quer sim diversão e sendo gratuita, melhor ainda. GG prometeu e cumpriu em parte, que haveria investimento público em nosso carnaval. O que me parece é que ele não suporta as críticas daqueles que são contra. Acaba investindo, de forma temerosa. Talvez seja a hora de pensarmos em profissionalizar a nossa festa momesca. Porque, o principal, que é o público, nós já temos. E de sobra.

FEIRA DO LIVRO
Todo esse debate em torno do nome do Adão Iturrusgarai, para patrono da feira do livro, trouxe-nos duas coisas bem importantes. A primeira delas é que nunca se discutiu uma feira tão cedo coma a de 2011. E a segunda coisa importante, é que se demonstrou que a comunidade quer participar e ajudar na realização da mesma. Portanto, aumentou o compromisso dos organizadores oficiais.

CIDADE IDEAL
Nesse feriadão conversei com muitas pessoas e percebi que o projeto CIDADE IDEAL, não deslancha, por motivos eleitorais. De certa forma, algumas pessoas têm razão, até porque o seu idealizador, Oscar Sartório, já disse que será candidato a prefeito. Dessa forma, muitos, não querem servir de escada para o projeto pessoal do vereador.

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA
Todo mundo já sabia e até já haviam me avisado. Mas nunca acreditei que em uma universidade pública, com Reitor eleito, em um governo petista e em pleno século XXI, pudesse ser perseguido por defender os interesses de minha cidade. Mas está acontecendo. Aliás, no ensino privado isso é normal e eu mesmo já sofri na pele esse preconceito.

MÁ-EDUCAÇÃO
Em razão das minhas constantes viagens, optei por deixar um carro em POA e fazer o trajeto Cachoeira-POA-Cachoeira de ônibus. Mas além do desconforto dos ônibus da UNESUL, acabamos obrigados a conviver com a falta de educação dos passageiros. É impressionante o número de pessoas que conversam aos berros, futilidades no celular, por duas horas e meia. Na semana passada, fui obrigado a intervir.

LEI DE COTAS
A nova tentativa de derrubada da lei de cotas que se avizinha, parte de um princípio que todos nós detestamos discutir: nossos valores aristocráticos. A igualdade absoluta não existe e nunca foi um requisito constitucional. Ela é um princípio a ser buscado e as ações afirmativas, um mecanismo possibilitador.

PALESTRA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS
Essas iniciativas sempre são interessantes, quando as oficinas são realizadas no próprio local de trabalho. O que estranhei, no entanto, que a oficina dando-se em horário de funcionamento da Prefa, e em outro local, obrigou as atendentes, que fazem o primeiro contato, a não participar. Portanto, não entendi.

BLOCO DA SAÚDE
Muito legal o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde, na prevenção e no combate as DSTs.

BLOCO DA LIMPEZA
Já que agora temos uma Secretaria do Meio Ambiente, poderíamos ter uma campanha nesse sentido, junto a população. Está certo que a Prefeitura deveria ter pensado em como manter a av. Julio limpa no dia de hoje e não quero justificar a falha. Mas as pessoas poderiam muito bem, colaborar com a limpeza urbana.

GG
Conversei rapidamente com GG, na noite de ontem. Era só alegria. Também pudera, tinha umas vinte mil pessoas assistindo o desfile. Quando me abraçou, falou no meu ouvido: Mahfus, e ainda tem gente que é contra o carnaval. Pois é, prefeito. Essa é uma promessa de campanha cumprida. E com êxito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bela coluna Professor. Por que você não tem o blog no site do JP?

Abraço do Andre Santos

Carlos Dreyer disse...

Pela primeira vez, concordo com "Anônino": o JP tem que ter teu blog. Parabéns pela qualidade do texto e das ideias.
Carlos Dreyer

Unknown disse...

Obrigado Dreyer.

Grande Abraço

Alisson Freitas disse...

Julio, você já viu o site da Câmara de Vereadores? Sem atualização há 11 dias. Uma vergonha sem tamanho.