sexta-feira, 15 de maio de 2009

DO LEITOR

Carlos Simonetti, radialista da Rádio fandango, leitor do blog e particular amigo, me mandou email sobre a imprensa e resolvi publicar. Há sim, aqui algumas verdades:
"Jornalismo é separar o joio do trigo. E publicar o joio."
MARK TWAIN
"Toda vez que vires a imprensa encarniçada contra qualquer pessoa poderosa fica sabendo que há por trás disso algum desconto recusado, algum favor que não quiseram prestar."
HONORÉ DE BALZAC
"As massas são meros acessórios da máquina e o consumidor não é rei, como pretende a indústria cultural; não é sujeito, mas seu objeto."
THEODOR W. ADORNO
"A mídia é o único poder que tem a prerrogativa de editar suas próprias leis, ao mesmo tempo que sustenta a pretensão de não se submeter a nenhuma outra."
PAUL VIRILO
"Todo fazedor de jornais deve tributo ao Maligno."
LA FONTAINE
"Os homens que exercem a profissão de jornalista parecem constituídos como os deuses de Walhalla, que se cortavam em pedaços todos os dias e acordavam em perfeita saúde
todas as manhãs."
EDGAR ALLAN POE
"Quanto mais importância tem uma coisa ou pessoa, tanto menos falarão dela os jornais, e, em troca, destacarão em suas páginas o que esgota a sua essência em ser um “sucesso” e em gerar uma notícia."
ORTEGA Y GASSET
"O que censuro aos jornais é fazer-nos prestar atenção todos os dias a coisas insignificantes, ao passo que nós lemos três ou quatro vezes na vida livros em que há coisas essenciais."
MARCEL PROUST
"O jornal exerce hoje todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiqüidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia."
EÇA DE QUEIRÓS
"Os jornalistas são pessoalmente cordiais; no papel, assassinos."
GAY TALESE

Um comentário:

Unknown disse...

Li o que escreveu o Carlinhos Simonetti, e com alguns tópicos (para não dizer maioria) até concordo. Mas no meu intimo (sou radialista há pouco tempo, somente 18 anos) e pelo pouco que conheço, ainda espero e sonho (hehe) ver uma imprensa realmente separar o joio do trigo.... até que separam!!! É só ver as colunas sociais... já viu algum trabalhador que todo o final do mês paga suas contas em dia, figurar com sua roupa suada do trabalho??? Quando teremos imprensa livre??? NUNCA!!! Livre de quê???? Lógico que do povão que tenta berrar por não concordar com muitas coisas, e seus berros, no máximo aparecem no rádio (que às vezes não dá para cortar e tirar do ar),ou no fórum do leitor, mas quase sempre são sufocados por “favores políticos”, “boa cota de patrocínio” e “outros interesses da empresa ou pessoais”.... de resto continuo ouvindo o Simonetti (esperando que ele deixe sempre o povo falar) e lendo os comentário do Dr. Júlio, e com uma saudade imensa do “Cobra”, este sim, ninguém o convence a sair da toca.... e o resto... bom o resto é o resto.... Ahhhhh, e me ouçam hem... sem falar em política, somente coisas positivas, no Programa Receitas da Vida, todo sábado, 11 horas na Radio Vida 104.9FM.