segunda-feira, 30 de abril de 2012

Coluna de Segunda no Jornal do Povo


Cotas e preconceito
O que mais gostei na decisão do STF foram os votos dos Ministros. Colocaram um fim no discurso fascista da igualdade. Sim, porque o que mais se ouvia era que a igualdade era absoluta, quando qualquer estudante de direito sabe que a igualdade ‘e para os iguais. Por outro lado ficou cristalizado que a burguesia, durante todo esse tempo, pouco ou nada fez para que essas diferenças desaparecessem. As cotas sociais e as cotas raciais são constitucionais. E também uma forma de discriminação, que chamamos de discriminações positivas. Serão temporárias. E nem poderia ser de outra forma. Com isso podemos passar a acreditar que se os governos não apostarem em uma educação inclusiva e de qualidade, a pressão de todos os atores e em especial da burguesia será bastante forte, pois por certo não poderemos conviver eternamente com desigualdades em nossa sociedade.

Pipa Germanos
Por certo que não pretende abandonar tudo o que construiu nesse tempo, para voltar a ser Prefeito. Se concorrer, vem para ganhar e principalmente, para retomar sua carreira política.

Coligação de esquerda
O PDT tem enormes dificuldades em decidir. Marlon ‘e pressionado a colocar seu partido como aliado do PT. Mas para isso teria que defender o governo de GG. Fica difícil dessa forma. E, sonha em compor com o PP. Portanto, ou Tarso entra em campo, ou morrerão todos.

Figueiro
Candidatissimo a prefeito, espera poder contar com o apoio do PDT e do PC do B. Dessa forma, encorpa a sua chapa, fortalece seu discurso oposicionista e passa a ter muitas chances de vitoria.
Hype
Minha ida a melhor casa noturna da cidade, serviu como mais uma comprovação de minha tese sobre sexualidade, como escrevi a semana passada na coluna. Ate a DJ me confidenciou a sua impressão.

Colégio Barão
Hoje estarei na escola, para falar com os jovens sobre os poderes republicanos e a participação popular. Claro que o tema referendo entrará na pauta.

Comerciários
A falta de dialogo por parte das entidades empresaria, levou o dissídio para justiça. A partir de quarta, todos terão que pagar horas-extras aos seus empregados, pois o banco de horas terminou. Assim como a abertura do comercio em alguns feriados.

Aécio
Parece que a estrela do PSDB sucumbiu de vez. Ate o momento não conseguiu liderar a oposição e agora, citado no caso Cachoeira, devera abortar de vez o projeto de ser presidente.

Ensino Superior
Um dado preocupante ‘e que vinte e cinco por cento dos professores da educação básica brasileira não possuem curso superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Inep.

Homofobia
No que se refere à homofobia, à esquerda e a direita confundem-se como uma única entidade devastada pelo preconceito e a estupidez. Não só a Igreja Católica e as seitas evangélicas repudiam o homossexual e opõem-se obstinadamente ao matrimônio de gays. A esquerda peruana, na década de 80, executava homossexuais. ( Mario Vargas Llosa)



Nenhum comentário: