segunda-feira, 2 de abril de 2012

Coluna do Jornal do Povo


Ditadura, nunca mais!
Parte da imprensa é a grande culpada por deixar se disseminar a idéia que a ditadura militar foi importante para o Brasil e nos salvou do comunismo. Piada. O golpe militar serviu para enriquecer alguns e arrasar o país economicamente. Ou vocês acham que os períodos inflacionários foram decorrentes do quê? A data de 31 de Março deveria servir de reflexão e de estudos para que os nossos jovens soubessem o que é viver em uma ditadura. Sem sequer poder se reunir em uma esquina para conversar, pelo risco da chegada de agentes que prenderiam todos, por atentarem contra a ordem. Torturar, matar e perseguir foram os verbos utilizados por aqueles que comandaram esse país, com ajuda de muita gente que se locupletou e se locupleta até hoje, em nosso estado. Eu não quero ter em minha sala de aula um espião. Muito menos estar dormindo, e minha casa ser invadida, meus filhos serem presos e meus livros queimados. Quero poder pensar livremente. Escrever livremente. E ser coerente. Por isso detesto todas as ditaduras. Sejam de que matizes forem. E nunca devemos justificá-las. Só poderemos ter um regime democrático pleno, se aprendermos com os erros do passado. E não simplesmente esquecê-los. Quem defende esse período, ou faz por ignorância ou por interesses. Que o sangue derramado e as dores das torturas atormentem esses homicidas e quem os defendem e que o estado brasileiro, seja grande o suficiente para fazer com que a história não seja enterrada junto, com todos os inocentes mortos nesse período sangrento do Brasil. Ditadura, nunca mais!

Tapetão
Dois dossiês jurídicos, um para cada player da eleição de outubro, em Cachoeira do Sul, já circulam pelos escritórios da capital. Parece que quem se apresentar, passará mais tempo se defendendo no tribunal do que pedindo votos. Até por isso, o silêncio. Aguardemos.

Bicicletadas
Um apena que os nossos motoristas enxerguem as bicicletas como uma ameaça. Derrubar pessoas e acelerar seus possantes veículos para assustar, demonstram a pequenez de seus cérebros e de seu caráter.

Demóstenes
De tudo o que envolve o Senador, sinto falta de uma palavra mais forte do Ministério Público. Sim, Demóstenes Torres é Promotor de Justiça. Será expulso dos quadros do MP? Duvido. No máximo uma gorda aposentadoria.

Feriados
Por coerência, se não queremos mais crucifixos adornando o ambiente público, injustificável também, parar o país para celebrar eventos religiosos. Ou tudo ou nada! Mas o TJRS, optou por trabalhar meio expediente na quinta! Pode?

PC do B
O partido fará pré-convenção em Abril, com a presença de deputados federais e estaduais junto com a executiva estadual. Lançamentos de pré-candidaturas a vereador e prefeito, será a pauta principal da reunião.

Neiron
Vitorioso na disputa interna continua a sua luta para tentar manter a unidade no campo progressista. Enfrenta, no entanto, o pior dos inimigos: o preconceito por ser trabalhador rural. Que isso lhe sirva de combustível, para continuar em sua vitoriosa jornada.

Fumo
Lula poderia usar toda a atenção da mídia, em torno de sua doença, e liderar uma campanha de conscientização sobre o câncer e do risco que o cigarro e a bebida expõem as pessoas, que deles se utilizam.

Bafômetro
A decisão do STJ consubstancia uma prática: leis ruins e açodadas sempre serão derrubadas na justiça. Perdemos todos.

Papa
Bento XVI foi coerente em sua visita a Cuba. Criticou a falta de liberdades naquele país e ao mesmo tempo condenou os embargos econômicos promovido pelos EUA. Ponto para ele.

Nenhum comentário: