quinta-feira, 9 de junho de 2011

MOVIMENTOS ELEITORAIS EM CACHOEIRA DO SUL

Muito estranho o quadro eleitoral em nossa cidade. Ao que parece, um (re)arranjo está sendo montado, novamente, e os demais partidos sequer se deram conta. (Re)arranjo aqui, no sentido de montar uma super-coligação, com um grande tempo de TV e que consiga pautar a eleição, com os seus temas.

Quando analisamos que partidos como o PTB, DEM, PSDB, PPS começam a olvidar esforços eleitoriais, percebe-se com certa clareza que estarão todos eles unidos, em uma mesma frente política, capitaneada pelo ex-prefeito Pipa Germanos, que jura que não é mais candidato a nada. Com isso, começa a jogar desmarcado, até pelo amadorismo dos demais líderes locais.

O PT deverá ficar isolado, caso não conquiste o apoio do PMDB ou seja convidado por aquele partido, a compor. Porque o PDT que poderia ser seu parceiro, ou terá candidato próprio, ou deverá aliar-se junto no (re)arranjo acima mencionado, salvo se se Marlon Santos intervir, pontualmente no processo. PSB e PV, hoje dominados por homens com perfil conservador, por certo não serão aliados do PT. Muito pelo contrário. Restaria portanto, o PC do B, que sempre foi um aliado incondicional de GG e do PMDB, na cidade.

Oscar Sartório, é uma verdaeira incógnita. Tem um partido pequeno na mão, mas uma ampla capacidade de mobilização junto as camadas pobres da cidade. Pode ser a grande surpresa da eleição, se conseguir montar um projeto e agregar, ao seu entorno, segmentos políticos e da sociedade civil que venham a avalizar a sua candidatura.

Ainda há GG. Que se porventura, resolver concorrer, traz para o pleito, a máquina da prefeitura, que sempre é um motivo de preocupação para os seus oponentes.

O que se conclui de tudo isso? Que nunca, uma eleição esteve tão aberta em nossa cidade. E espero, que dessa vez, possamos optar por projetos e não apenas por candidatos.

Nenhum comentário: