segunda-feira, 8 de novembro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
A reforma política protagonizada por GG é a coisa mais absurda que vi, nos últimos tempos, em política. Conseguiu fazer com que um secretário, assumisse três pastas, obrigando o mesmo a ser um testa-de-ferro da primeira dama. Que, por conseguinte, alijou o PT do centro do poder, coisa que vem tentando desde o dia que Neiron Viegas ousou enfrentá-la. Parece que a política no paço, agora é pensada entre um jantar e um café-da-manhã, tornando a prefeitura um mero brinquedo dentre os interesses de uma família. Com a criação do gabinete da primeira dama, passaremos a ter de fato e de direito a sua presença no dia a dia das ações de nossa cidade. Se isso será bom ou ruim, só o tempo dirá. Mas quem lê essa coluna, já sabia há muito tempo. Só espero que GG não seja “convencido” a renunciar, para dar azo aos desejos alheios.

PARTIDO DOS TRABALHADORES
1. O PT realmente saiu humilhado na reforma administrativa. Sequer os CCs da STAS, tinham conhecimento do acontecido. Dizem que nem o secretário sabia. Ao aceitar assumir uma secretaria que sequer possui orçamento compatível com a grandeza política do partido, cumprirão um papel de subserviência na coligação;
2. Aliás o PT de outros tempos, aquele purista que renega apoios, deve estar de cabelo em pé. Na minha concepção, nesse momento, a única postura adequada seria a de sair da administração municipal.

PORQUE NEIRON FOI DERROTADO
Por uma simples razão: ele é para o governo municipal, o inocente útil. Como GG sequer sabe andar em Brasília, Neiron serve-lhe como uma espécie de guia por entre os ministérios. Claro que a partir do acontecido, sem nenhuma força. O PT detesta derrotados. Sem contar que ao isolar-se na Agricultura, irá discursar só para os seus. E no Interior aumentará a raiva dos seus adversários, os grandes latifundiários, pela impossibilidade de cumprir com as promessas de GG.

MARIANA CRESCE
Claro que a vereadora Mariana, que não possui um único CC indicado, cresce dentro do partido. Contrária que foi, a forma que se deu a coligação e pela sua cobrança de alinhamento programático no governo, a partir de agora passa efetivamente a condição de protagonista deste novo PT que sai vitorioso das urnas.

ASSEMBLÉIA
O PDT e seu apetite por cargos farão com que Marlon Santos retorne para a assembléia. Ouvi de gente grande no futuro governo, na quinta, em POA, que o PDT indicará dois deputados estaduais e, portanto, o ex-prefeito, já pode mandar aprontar o terno. Depois me cobrem. Excelente para Cachoeira, se efetivamente ele conseguir montar um gabinete de qualidade. Porque a composição da assembléia será de feras.





PAUL MACCARTNEY
Nunca fui um fã dos Beatles e nem de Paul. Mas por dever profissional, fui convidado a assistir e para a minha sorte vou estar num show que por todas as razões será inesquecível. Durante a semana comento em meu blog e depois em matérias a serem veiculadas por mídia nacional.

A ESCÓRIA FASCISTA
A Prof. Renate me mandou texto do Juremir Machado que reproduzo, parte por aqui. “A estupidez está sempre ao alcance de todos. Mayara Petruso, patricinha paulista, estudante de Direito, saiu do anonimato para fama, via Twitter, graças a um coice na inteligência nacional. Indignada com a vitória de Dilma Rousseff, a moça disparou este petardo: “Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado. (...)Tinham que separar o Nordeste e os bolsas-vadio do Brasil (...) Construindo câmaras de gás no Nordeste, matando geral. ”

LUCIANO FIGUEIRÓ
O vereador Luciano Figueiró ainda não encontrou o tom de seu discurso e passou nesse ano despercebido na Câmara. Ser uma oposição contundente não está em seu DNA. Ainda mais que é o seu partido que governa a cidade. Ou se reencontra ou correrá sérios riscos na próxima eleição para a câmara. Sim, porque para o executivo, as chances diminuem a cada dia.

ACÉLIO E TROJHAN
A luta suicida praticada pelos dois, nos bastidores, sepulta em definitivo qualquer pretensão futura. O vice sequer consegue filiação no PP e foi alijado do secretariado. Acélio perdeu espaço no centro do poder, abriu mão do Interior e será sim responsabilizado no futuro por nada ter feito e, além disso, dado ao PT o comando da pasta.

Nenhum comentário: