segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Em uma semana em que a manchetes retrataram uma audiência, onde alguns milhares de reais são movimentados, para discutir se o prefeito foi xingado ou não de idiota e que na outra metade discutiu-se a necessidade ou não de tachões, cheguei a conclusão que o único idiota por aqui sou eu mesmo. Sim, idiota por “perder” meu domingo escrevendo uma coluna, e achar que na prefeitura possamos ter planejamento ou quem sabe um pouco mais de racionalidade administrativa. Realmente como as coisas se apresentam por aqui, me sinto um personagem de O IMBECIL COLETIVO, do Olavo de Carvalho ou quem sabe até um subproduto do livro MANUAL DO PERFEITO IDIOTA LATINO-AMERICANO, do Vargas Llosa. Ah, já sei...dirão que além de idiota e voltei a ser direitista.

OPOSIÇÃO
O que mais sinto orgulho é de ter sido o primeiro e até o momento, a única pessoa que ocupa espaços na imprensa a denunciar a letargia e a ineficiência desse governo. Sim, porque em Cachoeira criou-se o mito da blindagem e da necessidade de se dar tempo para os governos. Mas chegando perto das eleições, muitos virarão “oposição”. Podem esperar.

TACHÕES
Foi à materialização da inoperância e da falta de inteligência que reina por aqui. O pior foi assistir pessoas defendendo o indefensável. Se fosse necessário colocar tachões, o mesmo deveria iniciar-se muito antes da curva e com sinalização precedente. Serve para GG aprender que nem sempre deve fazer o que lhe é sugerido por outrem. Ainda bem, que foi ousado e mandou retirar. E espero que puna quem cometeu essa barbaridade.

CRIME AMBIENTAL
Vereadores, prefeito e MP silentes acerca da denúncia de um proprietário rural, acerca da retirada de cascalhos de sua propriedade, sob a promessa de pagamento, sem formalidade administrativa. No entanto, se as explicações de Acélio Murratt são suficientes, que GG interpele judicialmente o denunciante para que o mesmo se retrate. Mas o dano ao ambiente está consumado. De quem é a culpa? Minha? Nossa?

PRAÇA BONIFÁCIO
Ali existe uma maldição. Quem mexe com as tipuanas ou com a sua arquitetura, tem seu mandato junto à prefeitura, com tempestades e vendavais. Foi assim com Ivo. E também com Marlon que cortou tipuanas e destruiu o pergolado. Não seria diferente com GG, que serrou as árvores e deixou a praça parecendo o Iraque, pós-guerra. Claro, todos fizeram milhares de votos e, portanto, são competentes. Por isso gosto muito mais da explicação mística.

E O SETOR DE PROJETOS?
Além de todas as dores de cabeça de uma administração, GG criou um setor que ou é azarado ou inoperante. Por ambas as razões, precisa ser reformulado. Perder o PAC 2, por falta de projeto, é inconcebível, para quem busca desesperadamente dinheiro novo. E ao que me consta, o culpado anterior, não está mais lá.

OSCAR, ENFIM NA OPOSIÇÃO?
Demorou para o vereador Oscar perceber que estava sendo usado por GG. Ao recusar o adiantamento de um dinheiro, que lhe pertence, o prefeito mandou o seguinte recado para ele: “já escolhi meus parceiros...e você não está entre eles.” Entendeu, vereador? Então faça o que a população disse para o senhor fazer, nas urnas: oposição ao governo.

O ADESISMO PEDETISTA
Claro que para nós cachoeirenses, ter Marlon Santos como deputado será excelente. Ao menos assim espero. O que não compreendo é como um partido que indicou um candidato a vice-governador em outra chapa, com uma proposta antagônica e até virulenta contra o PT, agora queira se tornar “colaborador”. É o fim dos tempos, mesmo. Brizola deve estar se revirando...

REELEIÇÃO
GG é candidatíssimo a reeleição. E trabalha muito bem nesse sentido. Deixou Oscar no freezer por dois anos. Calou Luciano Figueiró. Flerta com JOG, e anestesia os meios de comunicação da família. Aniquilou Neiron e o PT, com a sua reforma administrativa. Agora, obrigará o seu vice, a apenas cumprir o papel que lhe cabe, ou seja, de substituí-lo, deixando-o fora das tomadas de decisão. Como Marlon quer ser deputado e jamais lhe fez oposição, parece que a disputa mesmo será para ver quem será o vice de GG.

PONTE DO GUAÍBA
A julgar o que dizem especialistas, motores mais potentes para o içamento do vão móvel e uma mesa de operação computadorizada seriam suficientes para que a ponte do Guaíba deixe de causar transtornos. Alegria para muitos e tristeza para alguns.

RENATO
È o grande fenômeno deste brasileirão. Tirou o Grêmio da segundona e o colocou entre os primeiros. Renovou contrato e abriu mão de multa rescisória. Disse que antes de tudo é gremista. Só falta nos colocar na Libertadores. Aí será a glória.

Nenhum comentário: