terça-feira, 18 de maio de 2010

UERGS ABRE VAGAS PELO ENEM

Pela primeira vez, em seus quase 9 anos de existência, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul abrirá suas vagas remanescentes aos estudantes de todo o Brasil que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio - Enem. Com a adesão ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada do MEC - Ministério da Educação, a Uergs colocará à disposição dos estudantes, que fizeram o Enem em 2009, cerca de 500 vagas em 20 polos. Segundo o MEC, haverá apenas uma etapa de inscrição com três chamadas. Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso, com ordem de prioridade. Os candidatos selecionados em sua 1ª opção sairão do sistema, não concorrendo a outras vagas.

O reitor da Universidade Estadual, Carlos Alberto Martins Callegaro destaca que, no que diz respeito à questão de ingresso, “a Uergs usará os meios que o MEC propôs às universidades brasileiras. Embora ainda existam preocupações quanto ao processo, temos que nos adequar ao que ocorre em todas as universidades federais bem como em algumas estaduais que já estão no sistema há mais tempo”, salienta Callegaro.

Já a coordenadora do Departamento de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico – Decor da Uergs, Fernanda Vieira Silva acredita que participando desse processo, “a Universidade estará cumprindo com sua Lei de Criação que prevê a consideração do aproveitamento escolar para aferição de conhecimento e habilidades intelectuais”. Ela afirma que as vagas ofertadas pelo Sisu não serão as mesmas direcionadas para transferências internas. “Não haverá concorrência entre o estudante que se inscrever para o Sisu e o aluno da Uergs”, ressalta.

Conforme o calendário divulgado pelo MEC, o período de inscrições dos candidatos acontece entre os dias 10 e 14 de junho, através de um portal que será divulgado posteriormente. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288.9027, ou diretamente no Decor (Rua Sete de Setembro, 1156), em Porto Alegre, de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 12 horas, e das 13h30min às 18 horas.

Nenhum comentário: