segunda-feira, 24 de maio de 2010

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

FRASE
“Só a burguesia troca o mundo real por uma projeção subjetiva; o proletariado vê a realidade.” Olavo de Carvalho, filósofo conservador, criticando a direita brasileira.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
“O termo Espiral do Silêncio é fruto de uma tese de Elisabeth Noelle-Neumann, que tem por objetivo descrever os percalços de nossa psiquè em que os indivíduos tendem a seguir as opiniões dos outros, até que uma opinião se estabeleça como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões isoladas são rejeitadas por todos”. Traduzindo: a teoria diz que observando a sociedade o indivíduo começa a expressar-se com a maioria, para não se sentir isolado e, buscando com isso estabelecer-se em um determinado segmento social. E isso é uma atitude comum em nossa cidade. Homenageiam-se as futilidades e que em nada contribuem para o nosso crescimento. Enquanto, anonimamente, muitas ações são feitas em prol de nossa cidade. Tudo isso em função de se saber que o mais importante é opinar como os outros querem que opinemos. E por isso continuamos tão pequenos.

POLÊMICA
Afinal, desde quando o contrato com a CORSAN passou a ser legal e legítimo e o município com direito a assiná-lo? E por que a imprensa parou de questionar sobre outras possibilidades?

CORSAN
Foi daqui e foi dali e a CORSAN renovará (?) seu contrato com o município. Na verdade, pelo que depreendi, nasce um filho com vários pais adotivos, mas quem realmente obrigou a companhia a se adequar a nossas exigências, sequer foi lembrado. Até o antes considerado vilão, foi arquivado. Um faz de conta burguês, como diriam meus amigos da esquerda.

FENARROZ
A nossa hermafrodita confraternização vai muito bem obrigado. Misto de feira e festa acaba agradando e desagradando a todos, como é normal nesses pagos. Só o que me deixa preocupado é que pouco ou nada se discute acerca do empobrecimento de nossos produtores que se dedicam a plantar arroz. Uma pena. Nossa economia depende muito deles. E a festa/feira também.

DILMA AVANÇA
Embora me enquadre dentre aqueles que o João Orlando denomina de “analista político falcatrua”, ao menos até agora o que previ aconteceu. Muito antes do que os incautos imaginavam, Dilma superou Serra. E quanto mais Marina cresce, menos votos ele terá.

... E POR AQUI, YEDA
No RS acontece fenômeno inverso. Com duas candidaturas que não decolam, aliás, que despencam nas pesquisas, a governadora avança nas intenções de voto, que sequer eram computadas com o apoio do PP. Preparem seus corações: será uma corrida eleitoral com três candidatos chegando muito perto um do outro. Pode dar qualquer resultado.



LULA
O presidente já articula, em nível internacional, sua indicação para o cargo de Secretário Geral da ONU ou de presidente do Banco Mundial. Sonha alto. E com chances.

FORA, SILAS
É duro ser gremista. Ainda mais com uma direção fraca e um treinador burro. Vem cá, será que ele acha que tem um super-time? Desde quando jogamos faceirinhos? Deixar Maylson fora para botar Leandro é o fim dos tempos. Vou só deixar uma indagação: quantas partidas ganhamos, enfrentando times da primeira divisão?

FAIXA ESPECIAL
• Matrícula escolar aos cinco anos, deve ser vetada;
• É duro ver tucanos e demos defendendo o fim do fator-previdenciário;
• Proporção de pobres caiu em 23% nos últimos seis anos;
• Ex-estrategista de FHC diz que eleitor do 3º mandato de Lula decidirá eleição
• Reitor da UERGS já pagou 14 milhões em dívidas de seus antecessores;
• PMDB compra apoio do PT, no Maranhão. Se merecem.
• Caso Eiseu tem mais três réus;
• Eleições na UERGS terão três candidatos a Reitor;
• TJSP condena prefeitura a indenizar por danos em veiculo na área azul;
• Por aqui, a Saúde continua sendo um problema para GG.
• Livre da política partidária, UAB cresce em Cachoeira do Sul;

Nenhum comentário: