segunda-feira, 3 de maio de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

FRASE
“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” Eduardo Galeano

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Na verdade somos administrados por amadores. Quais são os secretários que possuem uma formação específica para exercerem suas funções? Apenas o Tonet, por sua experiência. De resto são pessoas bem intencionadas, mas sem nenhum conhecimento sobre administração pública e muito menos sobre a realidade local. Com essa irracionalidade administrativa, um governo pode dar certo? Claro que não. Por aqui reina o amadorismo e o voluntarismo. Mas é muito pouco. E vamos ficando para trás. De que adiantam as viagens do GG se não consegue sequer manter o município fora do CAUC? Profissionalização. É disso que precisamos. Ou sucumbiremos. Junto com a administração atual. De positivo até agora, muito pouco. Só promessas e boas intenções. Mas disso o inferno está cheio.

VEREADORES
O grande problema é que nosso legislativo não fiscaliza e muito menos aponta caminhos. Não é tarefa de vereador ficar apontando “buracos” nas ruas, criticando desproporcionalmente meros problemas administrativos e muito menos tornar-se um mero pedinte. Na verdade a produção é muito baixa. Por isso que a população insiste que os mesmo ganham demais.

ENFIM, VALDOCIR
PSDB local precisa reavaliar sua ânsia em expulsar o vereador. O evento de sexta-feira demonstrou que Valdocir tem mais capacidade de mobilização do que o partido. Com um MS tramitando na justiça e a declarada e manifesta vontade de grande parte da executiva estadual em não expulsá-lo, por certo o vereador continuará na sigla e terão todos, que conviverem juntos.

MERITOCRACIA
Há muito tempo atrás escrevi sobre o tema no JP. Levei uma saraivada de críticas. Pois bem, a meritocracia foi implantada no sistema educacional de Nova Iorque e apresenta excelentes resultados. Progressão na carreira, desde que apresente resultados.

SMED
Reinado de Dulce Lopes começa a ruir. São denúncias e mais denúncias de inaptidão e inapetência. Temos os casos da merenda escolar, do transporte escolar e na semana que passou os computadores encaixotados. Mas mais do que tudo isso, são as críticas cada vez mais contundentes dos professores e de seus colegas de secretariado.

E A SAÚDE?
Diferença entre Jaqueline e Tadeu é a condição econômica e sua posição social. Nesse ínterim, o secretário está blindado. Mas sua gestão é infinitamente pior do que a da sua antecessora. Imprensa em geral é condescendente com os “burgueses” e membros do jet-set local.

É CAMPEAOOOOO!
Somos campões gaúchos. Depois de muito tempo é ótimo comemorar um título e ir à passeata com meus filhos e amigos. Lavamos a alma. Parabéns a todos os gremistas.

AFROS
GG cumpre uma promessa de campanha com a criação da Coordenadoria. No entanto, não afastará o ônus de ter que demitir todos os afros que entraram por concurso público, desde 2004. O que já deveria, há muito ter feito. Está descumprindo ordem judicial e poderá, a qualquer momento, sofrer ação popular ou ação civil pública. É sua a obrigação e não do TCE.

FAIXA ESPECIAL
• PP liquidará com PSDB, se vingar coligação na proporcional;
• Fonte me confidenciou que UPA não mais sairá;
• MP exigirá cumprimento do TAC, em relação ao CAPS, sob pena de improbidade;
• MP estadual investiga possibilidade de Caixa 2 como mote para assassinato de Eliseu Santos;
• Não é só os jovens que desacreditam dos políticos.
• CAUC é uma boa desculpa para a inoperância da parceria com o PT;
• E a praça José Bonifácio? Vai ficar assim?
• Parabéns a Radio Vale pelo seu aniversário no sábado;

Nenhum comentário: