segunda-feira, 10 de maio de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCEREVI E ASSINO EMBAIXO

Em tempos de eleição, o que temos que fazer é discutir. Não importa que discordemos. O conhecimento se constrói com a dialética. Por isso, Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo".

Polêmica brasileira

Afinal, José Serra é economista, engenheiro, as duas coisas ou nenhuma delas?

Lixão

Operar novamente no lixão, sem licença ambiental, é crime. E dos mais graves. Existe um TAC que deve ser cumprido pelo Município e não entendo por que o MP deixou correr tão frouxo. Se a situação já era caótica quando o lixo estava sendo levado embora, imagine quando lá for depositado? GG caminha para processo na quarta câmara criminal.

Concessão

Vou escrever pela terceira vez, aqui neste espaço: resolver a gastança com o recolhimento do lixo é simples e indolor. Basta fazer uma concessão pública, com licitação do sistema de recolhimento, separação de resíduos e restauração ecológica do aterro. Por que isso não é feito? Talvez por desconhecimento.

UPA

Tópico na coluna passada mexeu com os brios da equipe de GG. No programa O Grande Debate, Ronaldo Tonet se comprometeu a avaliar a possibilidade de o Município construir a unidade. O custo da obra saberemos amanhã. Uma coisa é certa: se o Município achar que não dá, a iniciativa privada também não o fará e, portanto, perderemos. Na terça, saberemos o futuro do projeto.

UFSM

Bem, por aqui relatei que seria necessário um acompanhamento mais incisivo do processo. Também escrevi que o processo seria lento. A partir de junho, nada mais anda em Brasília. E depois disso, ainda teremos que ver aprovada a proposta no Consun. A extensão vem. Mas o tempo acadêmico não é o tempo político. Acho que fica para o próximo governo. Mas se tivéssemos optado pela Unipampa...

Presidência

Quanto mais eu ouço Serra ou Dilma, mais vontade de votar em Marina Silva me dá. Por quê? Síndrome de defender posturas minoritárias, talvez. Mas realmente, seu discurso em favor do meio ambiente, da solidariedade e de um capitalismo mais humanitário, me reconforta e me dá a esperança de um mundo mais justo.

Faixa especial

> Beto Albuquerque renasceu. Graças ao PCdoB.

> Candidatura de Lara está por um fio. Motivo: Eliseu Santos.

> POA também teve a sua marcha pela maconha. É o fim dos tempos.

> Faps vai entrar em colapso. De quem é a culpa?

> Fenarroz será um sucesso. Bom para todos nós.

> PSDB sobe o tom nas críticas a Lula

> Pedro Bertolucci, presidente do PP, quando sair, não deixará saudades.

> Se PP não se definir, Ana Amélia concorre a deputada.

> Caso Tuma Jr. põe água na candidatura de Tarso.

> Fogo amigo prejudica campanha de Dilma.

> José Serra não quer saber de Yeda. Quer formar a dupla Zé-Zé.

> Amanhã O Grande Debate, às oito na 1520 kW.

Frase

“Voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato".

Barão de Itararé

Nenhum comentário: