segunda-feira, 31 de maio de 2010

FUNRURAL

Dia 8 de junho é o prazo final para requerer 10 anos de devolução do Funrural indevidamente cobrado, conforme decisão do STF. A partir daí, vigorará a LC 118/205, que reduz o prazo para 5 anos.

FELIPÃO NO INTERNACIONAL?

NOTÍCIA DO LANCEPRESS
O técnico Luiz Felipe Scolari disse nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que tem compromisso de negociar com um dirigente de um grande clube brasileiro caso decida retornar ao seu país, mas que este não é o Internacional. E acrescentou que as notícias sobre sua possível contratação pelo Colorado só podem ter sido inventadas por um maluco beleza.
Felipão retorna ao Brasil por volta de 20 de julho. Depois de se desligar do Bunyodkor, do Uzbequistão, ele comenta a Copa do Mundo para uma tevê da África do Sul.
- Eu não sei quem inventou essa história de Internacional, mas quem inventou foi um maluco beleza que deveria ser preso. Eu não estou dizendo que afastaria a possibilidade de assumir o Inter, mas neste momento não existe nada com ninguém. E só vou ter algum negocio com alguém depois de ver a historia com o meu filho, que está estudando em Portugal - afirmou.
O técnico disse que tem compromisso de conversar com um dirigente de um grande clube do Brasil, caso decida voltar a trabalhar em seu país. Sobre o Inter, reiterou não haver nada.
- O que tem de verdade? Nada. O que tem de mentira? Tudo. Eu não conversei com ninguém do Internacional, com ninguém autorizado para negociar com qualquer clube no Brasil. Eu já dei quinze entrevistas avisando que saio quinta-feira para Portugal e depois de conversar com o meu filho eu vou resolver. Se voltar ao Brasil eu tenho um compromisso de conversar com um dirigente de um grande clube do país e este não é o Internacional. E mais: acho que o Inter não tem esse interesse todo que estão falando – completou
O vice-presidente de futebol do Colorado, Fernando Carvalho se recusa a falar na contratação do novo técnico. Quando Felipão é citado, ele reage com bom-humor:
- Vocês podem especular também os nomes do José Mourinho e do Louis Van Gaal - diz, dando a entender que o brasileiro está fora do alcance de seu clube.

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Essa foi uma semana boa para GG. E poderia ter sido melhor se realmente o secretário da saúde, homem decente e trabalhador, mas sem vocação para o cargo, tivesse deixado o governo. Aliás, como tenho anunciado aqui há tempos Ou se não tivesse sido tentado pelo factóide da AES/SUL. Mas GG, ao que parece, modéstia à parte, tem lido a coluna. Criou a Secretaria do Meio-Ambiente, renovou/aditou com a CORSAN e começa a buscar investimentos que acarretem em mobilizações comunitárias. A FERROSUL pode e deve ser um exemplo. Essa maior inteiração, com esses segmentos, pode fazer com que o governo reverbere no seio da sociedade. Será bom para ele e para todos nós. Que se terminem as fofocas e realmente tenhamos mais ações positivas.

PERGUNTINHA
Será que só agora, passados um ano e meio, descobriram que existe uma ação na justiça contra a AES/SUL?

VOTO OBRIGATÓRIO
Cresce significativamente no Brasil as adesões contra o voto obrigatório. Entendo que esta necessidade já está superada com a consolidação da democracia. Apenas, antes, deveríamos instituir o financiamento público e o voto distrital misto.

O PROBLEMA DE SERRA
Não acho que o principal problema de Serra seja a falta de um vice. Já escrevi aqui: falta-lhe um mote de campanha. Encaminha-se para o mesmo problema que Alckmin enfrentou. Já Dilma usa e abusa de Lula. Por isso, a virada.

AÇÃO POPULAR
Grupo significativo e representativo de pessoas contrárias à renovação com a CORSAN, deverá ingressar com Ação Popular assim que o Prefeito assinar o novo contrato. Usarão como tese o parecer do MP na ação que tramita na justiça cachoeirense.

SERVIDORES DA CÂMARA
MP age corretamente ao dar atenção à representação feita por cidadão cachoeirense. Entendo apenas que antes disso deveria tomar medidas urgentes contra o descumprimento do TAC da saúde mental, a reativação do Lixão e a mortalidade infantil.

“CANIBALISMO”
Algumas pessoas estão de olho em edil que estaria investido pesado em outro município. Bobagem e perda de tempo. Nada impede que um vereador, ao manter endereço em nossa cidade, tenha a sua vida econômica em outra. Pura inveja.

FENARROZ
Polêmicas a parte e a necessidade cachoeirense de se torcer contra, nos dá muita alegria e aumenta em muito a nossa auto-estima, ver a cidade cheia. No sábado à noite, tradicional restaurante da Júlio estava, desde cedo lotado e sem mesas disponíveis. A feira sempre me deixa feliz e com orgulho de morar aqui.

ZÉ OTÁVIO
O deputado não tem culpa se ainda é o único político que pode transitar com desenvoltura pela nossa feira. Passou a semana por aqui, atendendo pedidos e ouvindo sugestões. Pergunta que não quer calar: onde estavam os outros? Portanto...

PEPINO À VISTA
Com a contratação da empresa para recadastramento imobiliário, vem por aí aumento de IPTU. Com a nova gestão do saneamento, instituição da tarifa do esgoto para grande parcela da população. É o dever do administrador, mas um enorme ônus para o político.

FAIXA ESPECIAL
• Se Lara desistir, PTB apoiará Tarso Genro;
• Manuela (PC do B) será candidata a Prefeita em 2012 com apoio do PT.
• Campanha para deputado, neste ano, será paupérrima;
• Começaram as brigas no comitê de Serra;
• Sem Eliseu Padilha, campanha de Fogaça não deslancha;
• Pesquisa mostra que maioria dos eleitores do PSDB se diz de direita;
• PT quer o apoio formal do PP para Dilma;
• Queda de Serra expõe atritos entre DEM e PSDB;
• Amanhã O GRANDE DEBATE, as oito na 1520 kW.

sábado, 29 de maio de 2010

INGRESSO NA UERGS PELO ENEM

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs publica, nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial do Estado, o edital de seleção para vagas remanescentes. Ao todo serão oferecidas 492 vagas distribuídas em 25 cursos. Podem participar da seleção os alunos que realizaram o Enem - Exame Nacional de Ensino Médio, em 2009.

A inscrição para o processo seletivo, que estará aberta no período de 10 a 14 de junho de 2010, deverá ser realizada pela internet, em um site a ser estabelecido pela Portaria referente ao SiSU - Sistema de Seleção Unificada, do MEC.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288.9027, ou diretamente no Decor – Departamento de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico (Rua Sete de Setembro, 1156), em Porto Alegre, de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 12 horas, e das 13h30min às 18 horas, ou também nas unidades do interior.

terça-feira, 25 de maio de 2010

DICAS DA COLUNA

É só acessar o site do JORNAL DO POVO. A coluna de segunda insistiu que GG deveria "renovar" o contrato da CORSAN, e ele construiu uma nova proposta. Assim como a minha coluna foi a primeira e a única em defender a criação de uma Secretaria do Meio Ambiente.
Contribuir com a AP de Cachoeira é o nosso principal papel: criticando, elogiando e apontando soluções.

ELEITORES DE SERRA SÃO LULISTAS

Esta deu no blog do NOBLAT:

Quase um quarto dos eleitores de José Serra (PSDB) manifestou um comportamento dúbio e paradoxal na última pesquisa Datafolha: eles também afirmaram que votarão “com certeza” no candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse contingente há brasileiros que dizem ignorar a opção eleitoral de Lula, mas também os que estão convictos de que o presidente apoia Serra. Quase um décimo dos eleitores do tucano pensa assim.

Menos da metade dos serristas afirma que não votaria em um candidato apoiado por Lula. Outros 26% dizem que talvez o façam, e 23% anunciam que seguirão “com certeza” a opção de voto do presidente.

Os eleitores com “duas caras” são cerca de 11,5 milhões. Até a eleição, eles terão de se posicionar de maneira coerente: ou abandonarão o barco lulista ou votarão na pessoa efetivamente apoiada pelo presidente, conforme sua intenção declarada.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

YEDA E PP

O partido progressista fechou questão em torno do apoio a Yeda. Acabou a novela.

PPS

Fogaça determinou ao PDT que se aproxime do PPS. Coligação na proporcional à vista.

FRENTE POPULAR

Tarso Genro finalmente sairá do isolamento e recomporá a Frente Popular com o apoio do PCdoB e do PSB. A oferta do PT aos dois Partidos foi a seguinte:
1) Coligação em todos os níveis.
2) Vice para Beto Grill, do PSB.
3) Apoio a Manoela D´Ávila, PCdoB, para prefeito de Porto Alegre.

WITECK

É de se saudar a indicação de H. Witeck para a (ser) recem criada Secretaria do Meio Ambiente. É um ecologista e não um técnico. Mas pouco acrecenta politicamente para o Prefeito. Me contaram que estará esquentando o banco de um figurão. É esperar para ver. Tomara que de certo.

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

FRASE
“Só a burguesia troca o mundo real por uma projeção subjetiva; o proletariado vê a realidade.” Olavo de Carvalho, filósofo conservador, criticando a direita brasileira.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
“O termo Espiral do Silêncio é fruto de uma tese de Elisabeth Noelle-Neumann, que tem por objetivo descrever os percalços de nossa psiquè em que os indivíduos tendem a seguir as opiniões dos outros, até que uma opinião se estabeleça como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões isoladas são rejeitadas por todos”. Traduzindo: a teoria diz que observando a sociedade o indivíduo começa a expressar-se com a maioria, para não se sentir isolado e, buscando com isso estabelecer-se em um determinado segmento social. E isso é uma atitude comum em nossa cidade. Homenageiam-se as futilidades e que em nada contribuem para o nosso crescimento. Enquanto, anonimamente, muitas ações são feitas em prol de nossa cidade. Tudo isso em função de se saber que o mais importante é opinar como os outros querem que opinemos. E por isso continuamos tão pequenos.

POLÊMICA
Afinal, desde quando o contrato com a CORSAN passou a ser legal e legítimo e o município com direito a assiná-lo? E por que a imprensa parou de questionar sobre outras possibilidades?

CORSAN
Foi daqui e foi dali e a CORSAN renovará (?) seu contrato com o município. Na verdade, pelo que depreendi, nasce um filho com vários pais adotivos, mas quem realmente obrigou a companhia a se adequar a nossas exigências, sequer foi lembrado. Até o antes considerado vilão, foi arquivado. Um faz de conta burguês, como diriam meus amigos da esquerda.

FENARROZ
A nossa hermafrodita confraternização vai muito bem obrigado. Misto de feira e festa acaba agradando e desagradando a todos, como é normal nesses pagos. Só o que me deixa preocupado é que pouco ou nada se discute acerca do empobrecimento de nossos produtores que se dedicam a plantar arroz. Uma pena. Nossa economia depende muito deles. E a festa/feira também.

DILMA AVANÇA
Embora me enquadre dentre aqueles que o João Orlando denomina de “analista político falcatrua”, ao menos até agora o que previ aconteceu. Muito antes do que os incautos imaginavam, Dilma superou Serra. E quanto mais Marina cresce, menos votos ele terá.

... E POR AQUI, YEDA
No RS acontece fenômeno inverso. Com duas candidaturas que não decolam, aliás, que despencam nas pesquisas, a governadora avança nas intenções de voto, que sequer eram computadas com o apoio do PP. Preparem seus corações: será uma corrida eleitoral com três candidatos chegando muito perto um do outro. Pode dar qualquer resultado.



LULA
O presidente já articula, em nível internacional, sua indicação para o cargo de Secretário Geral da ONU ou de presidente do Banco Mundial. Sonha alto. E com chances.

FORA, SILAS
É duro ser gremista. Ainda mais com uma direção fraca e um treinador burro. Vem cá, será que ele acha que tem um super-time? Desde quando jogamos faceirinhos? Deixar Maylson fora para botar Leandro é o fim dos tempos. Vou só deixar uma indagação: quantas partidas ganhamos, enfrentando times da primeira divisão?

FAIXA ESPECIAL
• Matrícula escolar aos cinco anos, deve ser vetada;
• É duro ver tucanos e demos defendendo o fim do fator-previdenciário;
• Proporção de pobres caiu em 23% nos últimos seis anos;
• Ex-estrategista de FHC diz que eleitor do 3º mandato de Lula decidirá eleição
• Reitor da UERGS já pagou 14 milhões em dívidas de seus antecessores;
• PMDB compra apoio do PT, no Maranhão. Se merecem.
• Caso Eiseu tem mais três réus;
• Eleições na UERGS terão três candidatos a Reitor;
• TJSP condena prefeitura a indenizar por danos em veiculo na área azul;
• Por aqui, a Saúde continua sendo um problema para GG.
• Livre da política partidária, UAB cresce em Cachoeira do Sul;

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PESQUISA VOX POPULI

Pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta quinta-feira, na Band TV. Entre parênteses, você encontrará os números da mesma Vox Populi, mas relativos à pesquisa de 27 de janeiro, que foi a última realizada pelo instituto no RS. Perceba que Yeda foi a única que conseguiu crescer, excessão de Beto, cuja pontuação não pode mais ser objeto de análise, uma vez que não é mais candidato.

Tarso Genro, PT, 32% (34%)
José Fogaça, PMDB-PDT, 27% (31%)
Yeda Crusius, PSDB-PP, 10% (7%)
Beto Albuquerque, PSB-PCdoB, 7% (2%)
Pedro Ruas, PSOL, 1% (2%)
Luís Lara, PTB, 1% (não foi pesquisado
(INFORMAÇÃO RECOLHIDA DO SITE DE POLIBIO BRAGA)

SERRA, PSDB E PP

Causou desconforto na base tucana, desembarque de Serra para visitar o PMDB. De positivo, no entanto, ficou o acerto definitivo com o PP. Yeda, agora, cresce.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MANUELA

A idéia do PT é trazer PC do B e PSB para a sua base. E já tem um plano: apoiaria Manuela para a Prefeitura de POA em 2012.

DEBANDADA ADIADA

Tinha até data marcada a debandada do PP, PR e PTB do governo federal: 3 de Julho, que seria o último dia que o executivo poderia repassar recursos para os municípios. Com a ascenção de Dilma nas pesquisas, parece que a saída não acontecerá. É o fisiologismo característico de nossa política.

terça-feira, 18 de maio de 2010

PESQUISAS ELEITORAS

Esta notícia é da Monica Bergamo, da FSP:

O PSDB contratou pesquisa do Ibope que mostra Dilma Rousseff (PT-RS) crescendo e encostando em José Serra (PSDB-SP). A diferença entre os candidatos, na última pesquisa do instituto, em abril, era de sete pontos. E agora recuou para um empate técnico -com Serra pouco à frente. A sondagem, feita na semana passada para consumo interno, não será divulgada.

O resultado explica a cautela do PSDB em relação às pesquisas dos institutos Vox Populi e Sensus, divulgadas nos últimos dias, que também mostraram empate, com ligeira vantagem para Dilma.

PESQUISAS ELEITORAS

Esta notícia é da Monica Bergamos, da FSP:
O PSDB contratou pesquisa do Ibope que mostra Dilma Rousseff (PT-RS) crescendo e encostando em José Serra (PSDB-SP). A diferença entre os candidatos, na última pesquisa do instituto, em abril, era de sete pontos. E agora recuou para um empate técnico -com Serra pouco à frente. A sondagem, feita na semana passada para consumo interno, não será divulgada.

O resultado explica a cautela do PSDB em relação às pesquisas dos institutos Vox Populi e Sensus, divulgadas nos últimos dias, que também mostraram empate, com ligeira vantagem para Dilma.

PPS E PMDB

Mesmo que os ex-comunistas torçam o nariz para Fogaça, em razão de sua saída abrupta do partido, não restará outra alternativa para o PPS que não seja apoiar o ex-prefeito de POA e tentar alguma coligação na proporcional.

A SAÍDA DE BETO ALBUQUERQUE

Certo dizer que quem rifou a candidatura de Beto Albuquerque, foi o mesmo que rifou a candidatura de Ciro. Aliás, isso se deu logo após viagem de Tarso a Brasília. E não adianta os socialistas espernearem: de acordo com a tradição marxista-leninista, serão "centralizados". Quem achar ruim, que saia do partido. Não há escolha: apoiarão Tarso.

UERGS ABRE VAGAS PELO ENEM

Pela primeira vez, em seus quase 9 anos de existência, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul abrirá suas vagas remanescentes aos estudantes de todo o Brasil que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio - Enem. Com a adesão ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada do MEC - Ministério da Educação, a Uergs colocará à disposição dos estudantes, que fizeram o Enem em 2009, cerca de 500 vagas em 20 polos. Segundo o MEC, haverá apenas uma etapa de inscrição com três chamadas. Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso, com ordem de prioridade. Os candidatos selecionados em sua 1ª opção sairão do sistema, não concorrendo a outras vagas.

O reitor da Universidade Estadual, Carlos Alberto Martins Callegaro destaca que, no que diz respeito à questão de ingresso, “a Uergs usará os meios que o MEC propôs às universidades brasileiras. Embora ainda existam preocupações quanto ao processo, temos que nos adequar ao que ocorre em todas as universidades federais bem como em algumas estaduais que já estão no sistema há mais tempo”, salienta Callegaro.

Já a coordenadora do Departamento de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico – Decor da Uergs, Fernanda Vieira Silva acredita que participando desse processo, “a Universidade estará cumprindo com sua Lei de Criação que prevê a consideração do aproveitamento escolar para aferição de conhecimento e habilidades intelectuais”. Ela afirma que as vagas ofertadas pelo Sisu não serão as mesmas direcionadas para transferências internas. “Não haverá concorrência entre o estudante que se inscrever para o Sisu e o aluno da Uergs”, ressalta.

Conforme o calendário divulgado pelo MEC, o período de inscrições dos candidatos acontece entre os dias 10 e 14 de junho, através de um portal que será divulgado posteriormente. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288.9027, ou diretamente no Decor (Rua Sete de Setembro, 1156), em Porto Alegre, de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 12 horas, e das 13h30min às 18 horas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PPS

PPS não mais se coligará com Yeda e o PSDB, em razão do PP. É apenas por uma questão de sobrevivência. O problema será apoiar Beto, em razão do PSB e PC do B apoiarem Dilma.

COVATTI

Atitude do deputado Vilson Covatti em assumir uma candidtura a Vice de Yeda, implica em dizer que todos os campeões de votos pepistas estão eleitos. E também que, se eleito, Covatti tomará conta do partido.

COLUNA DO JORNAL DO POVO

FRASE
“Lula está acima do bem e do mal.” José Serra, em tucanês, tentando justificar porque não criticará governo do Presidente.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Critiquei e critico o governo do GG sempre com o intuito, não de marcar posição, mas de colaborar apresentando os problemas de forma nua e crua. Pouco me importo se gostam ou não. No entanto existem algumas coisas que gosto em seu governo. Uma delas é a seriedade e a austeridade. Outra é a completa ausência de polêmicas. Isso faz com que sua gestão fique alheia a interrogações mais contundentes. No entanto, ainda acho um governo meio água com açúcar. Talvez o medo de errar, lhe prejudique e o torne menos audaz.

POLÊMICA
Fórum do leitor sentou o pau no JP em relação à matéria sobre José Otávio, no final de semana. Afinal, o deputado federal é ou não um campeão de emendas para Cachoeira do Sul?

REBOLATION
A lei eleitoral, no Brasil, foi para o lixo. Depois dos três candidatos presidenciais passarem o tempo todo fazendo campanha, falar em punição por campanha antecipada beira o ridículo. Na verdade todos dançam a mesma música e ninguém precisa mais enganar ninguém.

VOX POPULI
Essa é a primeira pesquisa que traz Dilma a frente de Serra. Se a curva for ascendente, o tucanato terá que botar as barbas de molho. E partir para o plano AA: Aécio para vice.

PATRONATO
Para desespero daqueles que torcem contra a nossa cidade e em especial contra a UERGS, informo que o convênio para a cedência da área caminha rapidamente para o seu desfecho. Próximo passo é o encontro do Reitor com o Prefeito.

YEDA
Podem não gostar da governadora e da sua política de ajuste das contas públicas, mas é público e notório que no interior do estado, cresce a cada dia o apoio a sua candidatura. Chegará ao segundo turno? Isto não sabemos. Mas que irá “incomodar”, isso vai.

A ENCRUZILHADA PETISTA
No atual quadro eleitoral, Tarso deve ganhar no primeiro turno. E, por lógica matemática, perder no segundo. Só tem uma chance de vencer e não é viajando para Brasília para se queixar de Beto Albuquerque. È justamente o contrário. Se Beto concorrer e crescer, e depois apoiar Tarso, poderá sim ajudá-lo a vencer, tirando-o do isolamento que a DS impôs ao vetar as alianças com os partidos de centro.

CÂMARA DE VEREADORES
Parece que a gestão de Oscar desperta ciúme em alguns colegas, em razão de não se ouvir mais falar neles. Talvez pela ousadia e disponibilidade ou quem saiba até pela facilidade de se comunicar com a imprensa. O que se diz por aí é que é pule de dez para a Secretaria de Governo, que ele não quer. Uma coisa é certa: terminará o mandato como o melhor vereador de todos. E disparado.

FAIXA ESPECIAL
• Parabéns ao Tonet pelo Horto, lá no Patronato.
• Vacina da Gripe A ainda enfrenta o preconceito da população.
• Dunga quer o tudo ou nada. Isso explica a sua lista de convocados.
• Panambi investe mais de 30% em Saúde.
• Milionário Guilherme Leal, dono da Natura, será o vice de Marina Silva;
• PP deu um “elástico” no PSDB e consegue coligação na proporcional;
• Portal transparência tem que divulgar CCs, FGs e RPAs. E logo.
• Segurança de Serra é paga pelo governo de SP
• Bolsa Família desestimula trabalho rural no Nordeste;
• Amanhã O GRANDE DEBATE, as oito na 1520 kW.

domingo, 16 de maio de 2010

SERÁ QUE LULA CONSEGUIU?

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse neste domingo que foi alcançado um acordo entre Irã, Turquia e Brasil sobre a troca de combustíveis nucleares, decisão que pode por fim à disputa com o Ocidente sobre o programa nuclear do Irã. Quando questionado por jornalistas em Teerã se haveria um acordo sobre a troca de combustível, ele respondeu: "Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações".
Segundo o chanceler turco, o anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira pela manhã, após revisão pelos presidentes brasileiro e iraniano e o primeiro-ministro turco, que chegou à capital iraniana neste domingo. (AGÊNCIA REUTERS)

sábado, 15 de maio de 2010

PESQUISA VOX POPULI

A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Vox Populi.
O levantamento traz a petista com 37% das intenções de voto, em empate técnico com Serra, que tem 34% na pesquisa estimulada. A margem de erro do levantamento é de 2,2%, para mais ou para menos.

PANAMBI

Panambi é modelo em atendimento universalizado para a saúde. O prefeito Miguel Schmitt Prym (PP) contou que aplica 34% do orçamento do município, em saúde. Com 38,8 mil habitantes, a Prefeitura colocou à disposição dos moradores um centro de diagnóstico completo, incluindo mamografias gratuitas. “Se eu tenho de aplicar 25% do orçamento para atender quatro mil alunos, preciso ter investimento maior na saúde, justifica o prefeito que se orgulha de oferecer 100% de cobertura no programa Saúde na Família.

ELEIÇÕES ESTADUAIS

Não será novidade se as novas pesquisas de intenção de voto confirmarem a liderança de Tarso Genro na disputa pelo Palácio Piratini, à frente de José Fogaça e Yeda Crusius. Só um fato político de grande repercussão negativa impede, hoje, que o petista esteja entre os dois no segundo turno – onde está o seu problema, de complicada superação.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

UERGS

UERGS de Cachoeira do Sul ficará maisw tranquila. Construção do laboratório entra novamente em processo licitatório.

Além disso, através de decisão do CONSUN, abren-se, via ENEM mais de cincoenta vagas para ingresso em 2010/02.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

GEHLING

Ex-Juiz da Vara do Trabalho de Cachoeira do Sul, ex-professor da ULBRA e atualmente no TRT da 4² Região, o desembargador Ricardo Gehling está na lista tríplice, para ocupar uma vaga no TST. Com uma cultura jurídica impressionante, qualificaria ainda mais aquele tribunal superior. Vamos ficar na torcida.

terça-feira, 11 de maio de 2010

UFSM

GG optou por atender os apelos de um grupo de amigos e tentar trazer a UFSM. Não optou pela técnica. Se assim fosse feito, já estaríamos construindo a UNIPAMPA, como preconizei várias vezes. Assim como escrevi, que a extensão seria um parto de se conseguir. Agora, o curso de Geologia não vem mais. O que podemos fazer? Apenas rezar, pois sequer a Secretária Dulce é atendida na UFSM.

GG E A UPA

Roanaldo Tonet, disse hoje no programa o Grande Debate ue seria muito arriscado para o Município assumir a construção da UPA. Traduzindo: governo acha que o custo de construir é mior que o orçamento. Por conseguinte, é obvio que a iniciativa privada não também não vai se arriscar. Portanto, UPA mais do que ameaçada de não sair.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCEREVI E ASSINO EMBAIXO

Em tempos de eleição, o que temos que fazer é discutir. Não importa que discordemos. O conhecimento se constrói com a dialética. Por isso, Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo".

Polêmica brasileira

Afinal, José Serra é economista, engenheiro, as duas coisas ou nenhuma delas?

Lixão

Operar novamente no lixão, sem licença ambiental, é crime. E dos mais graves. Existe um TAC que deve ser cumprido pelo Município e não entendo por que o MP deixou correr tão frouxo. Se a situação já era caótica quando o lixo estava sendo levado embora, imagine quando lá for depositado? GG caminha para processo na quarta câmara criminal.

Concessão

Vou escrever pela terceira vez, aqui neste espaço: resolver a gastança com o recolhimento do lixo é simples e indolor. Basta fazer uma concessão pública, com licitação do sistema de recolhimento, separação de resíduos e restauração ecológica do aterro. Por que isso não é feito? Talvez por desconhecimento.

UPA

Tópico na coluna passada mexeu com os brios da equipe de GG. No programa O Grande Debate, Ronaldo Tonet se comprometeu a avaliar a possibilidade de o Município construir a unidade. O custo da obra saberemos amanhã. Uma coisa é certa: se o Município achar que não dá, a iniciativa privada também não o fará e, portanto, perderemos. Na terça, saberemos o futuro do projeto.

UFSM

Bem, por aqui relatei que seria necessário um acompanhamento mais incisivo do processo. Também escrevi que o processo seria lento. A partir de junho, nada mais anda em Brasília. E depois disso, ainda teremos que ver aprovada a proposta no Consun. A extensão vem. Mas o tempo acadêmico não é o tempo político. Acho que fica para o próximo governo. Mas se tivéssemos optado pela Unipampa...

Presidência

Quanto mais eu ouço Serra ou Dilma, mais vontade de votar em Marina Silva me dá. Por quê? Síndrome de defender posturas minoritárias, talvez. Mas realmente, seu discurso em favor do meio ambiente, da solidariedade e de um capitalismo mais humanitário, me reconforta e me dá a esperança de um mundo mais justo.

Faixa especial

> Beto Albuquerque renasceu. Graças ao PCdoB.

> Candidatura de Lara está por um fio. Motivo: Eliseu Santos.

> POA também teve a sua marcha pela maconha. É o fim dos tempos.

> Faps vai entrar em colapso. De quem é a culpa?

> Fenarroz será um sucesso. Bom para todos nós.

> PSDB sobe o tom nas críticas a Lula

> Pedro Bertolucci, presidente do PP, quando sair, não deixará saudades.

> Se PP não se definir, Ana Amélia concorre a deputada.

> Caso Tuma Jr. põe água na candidatura de Tarso.

> Fogo amigo prejudica campanha de Dilma.

> José Serra não quer saber de Yeda. Quer formar a dupla Zé-Zé.

> Amanhã O Grande Debate, às oito na 1520 kW.

Frase

“Voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato".

Barão de Itararé

domingo, 9 de maio de 2010

SERRA E MALUF ( do blog do Josias)

Em política, a observação da paisagem exige uma lenta e cuidadosa acomodação ótica.
O sujeito está hoje aqui, amanhã ali. Só a persistência do hábito visual permite enxergar o panorama.
Tome-se o exemplo de Paulo Maluf. Até ontem, era parte do bloco de apoio ao governo Lula.Súbito, Maluf penetra o cenário da oposição. Move-se para empurrar o PP para dentro da coligação de José Serra.A repórter Catia Seabra iluminou, na Folha, um lance protagonizado por Maluf na semana passada.
Tricotou um encontro da deputada Ângela Amin (PP-SC) com o coordenador da campanha de Serra, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).
Para facilitar o acerto nacional, o tucanato tenta soldar alianças com o PP nos Estados.
Santa Catarina é um deles. Ângela Amin é candidata ao governo do Estado. Maluf levou-a ao gabinete de Guerra.
Ouvida, Ângela disse que Maluf “participou de parte da conversa”. Depois, permitiu-se ficar na sala do presidente do PSDB.
"Fui embora e ele permaneceu, provavelmente para falar de São Paulo. Ele está bastante empolgado com a aliança", disse Ângela.
Guerra confirmou um pedaço da cena: "Foi Maluf que levou Angela Amin a meu gabinete".
Negou outro pedaço: "Ele trabalha pela aliança [PP-PSDB] dentro da bancada. Mas não discutimos a situação em São Paulo".
Neste sábado (8), no lançamento da candidatura de Geraldo Alckmin ao governo paulista, FHC disse o PSDB deseja um Brasil de “mãos limpas”.
As digitais de Maluf na aliança nacional, quiçá na de São Paulo, não ajudam alvejar o projeto oposicionista, já tisnado pela companhia de Orestes Quércia (PMDB).
Para sorte do tucanato e desassossego do eleitor, o palanque rival também não é, digamos, imaculado.
O palanque de Dilma tem vista para o PMDB governista. Compõem a paisagem Renans, Sarneys, Jáderes e outros acidentes da geografia política nacional.
Qualquer que seja a opção do eleitor –Dilma ou Serra— o direito ao voto, no Brasil uma obrigação, impõe um incômodo à vista e também ao olfato.

POLÍCIA CIVIL

O delegado João Paulo Martins confirmou neste domingo que deixará o cargo de chefe de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O subchefe de polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, assumirá o cargo temporariamente.

terça-feira, 4 de maio de 2010

TONET E O GRANDE DEBATE

O programa, no dia de hoje, incendiou os ouvintes quando Luiz Paulo Germano perguntou a Tonet o que ele tinha a dizer sobre a informação dada por este editor sobre a possibilidade da UPA I não sair. Tonet disse que ouviu da própria Secretária da Saúde a certeza da concretização da obra. No entanto, afirmou também, que a Secretaria da Saude já se dispôs a repassar o recurso para o município fazer.

Nesse momento, salientei que este era um sinal evidente que há a possibilidade de ninguém se habilitar no edital. O que é muito comum nas licitações do estado. E sugeri que o município fizesse um estudo de viabilidade, no sentido de assumir o empreendimento. Tonet se comprometeu a levar na próxima terça, o estudo.

Uma coisa é certa: se o município não assumir a obra é porque não aparecerá nenhuma empresa, para concorrer na licitação. E com isso, ficaremos sem a UPA.

Tomara que eu esteja errado.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

FRASE
“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” Eduardo Galeano

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Na verdade somos administrados por amadores. Quais são os secretários que possuem uma formação específica para exercerem suas funções? Apenas o Tonet, por sua experiência. De resto são pessoas bem intencionadas, mas sem nenhum conhecimento sobre administração pública e muito menos sobre a realidade local. Com essa irracionalidade administrativa, um governo pode dar certo? Claro que não. Por aqui reina o amadorismo e o voluntarismo. Mas é muito pouco. E vamos ficando para trás. De que adiantam as viagens do GG se não consegue sequer manter o município fora do CAUC? Profissionalização. É disso que precisamos. Ou sucumbiremos. Junto com a administração atual. De positivo até agora, muito pouco. Só promessas e boas intenções. Mas disso o inferno está cheio.

VEREADORES
O grande problema é que nosso legislativo não fiscaliza e muito menos aponta caminhos. Não é tarefa de vereador ficar apontando “buracos” nas ruas, criticando desproporcionalmente meros problemas administrativos e muito menos tornar-se um mero pedinte. Na verdade a produção é muito baixa. Por isso que a população insiste que os mesmo ganham demais.

ENFIM, VALDOCIR
PSDB local precisa reavaliar sua ânsia em expulsar o vereador. O evento de sexta-feira demonstrou que Valdocir tem mais capacidade de mobilização do que o partido. Com um MS tramitando na justiça e a declarada e manifesta vontade de grande parte da executiva estadual em não expulsá-lo, por certo o vereador continuará na sigla e terão todos, que conviverem juntos.

MERITOCRACIA
Há muito tempo atrás escrevi sobre o tema no JP. Levei uma saraivada de críticas. Pois bem, a meritocracia foi implantada no sistema educacional de Nova Iorque e apresenta excelentes resultados. Progressão na carreira, desde que apresente resultados.

SMED
Reinado de Dulce Lopes começa a ruir. São denúncias e mais denúncias de inaptidão e inapetência. Temos os casos da merenda escolar, do transporte escolar e na semana que passou os computadores encaixotados. Mas mais do que tudo isso, são as críticas cada vez mais contundentes dos professores e de seus colegas de secretariado.

E A SAÚDE?
Diferença entre Jaqueline e Tadeu é a condição econômica e sua posição social. Nesse ínterim, o secretário está blindado. Mas sua gestão é infinitamente pior do que a da sua antecessora. Imprensa em geral é condescendente com os “burgueses” e membros do jet-set local.

É CAMPEAOOOOO!
Somos campões gaúchos. Depois de muito tempo é ótimo comemorar um título e ir à passeata com meus filhos e amigos. Lavamos a alma. Parabéns a todos os gremistas.

AFROS
GG cumpre uma promessa de campanha com a criação da Coordenadoria. No entanto, não afastará o ônus de ter que demitir todos os afros que entraram por concurso público, desde 2004. O que já deveria, há muito ter feito. Está descumprindo ordem judicial e poderá, a qualquer momento, sofrer ação popular ou ação civil pública. É sua a obrigação e não do TCE.

FAIXA ESPECIAL
• PP liquidará com PSDB, se vingar coligação na proporcional;
• Fonte me confidenciou que UPA não mais sairá;
• MP exigirá cumprimento do TAC, em relação ao CAPS, sob pena de improbidade;
• MP estadual investiga possibilidade de Caixa 2 como mote para assassinato de Eliseu Santos;
• Não é só os jovens que desacreditam dos políticos.
• CAUC é uma boa desculpa para a inoperância da parceria com o PT;
• E a praça José Bonifácio? Vai ficar assim?
• Parabéns a Radio Vale pelo seu aniversário no sábado;

domingo, 2 de maio de 2010

SERRA É A CONTINUIDADE?

Ao menos este é o pensamento de Alain Touraine, sociólogo francês. Ex-prefessor de FHC, foi um dos principais defensores de uma transição aberta e democrática, entre Lula e o ex. Agora, defende que para o Brasil continuar neste ritmo seria fundamental que Serra fosse eleito. Para desespero das esquerdas mais radicais. Que ainda não entenderam que Serra e Dilma, ideologicamente são iguais. No entanto Serra, tem mais experiência político-administrativa que a sua adversária.

GRÊMIO, CAMPEÃO GAÚCHO


Parabéns a todos os gremistas. Somos campeões gaúchos.

MACONHEIROS

"Sou maconheiro, com muito orgulho, com muito amor". Frase de Carlos Minc, droga de ex-ministro, fazendo coro no refrão da Marcha da Maconha, no Rio de Janeiro.

sábado, 1 de maio de 2010

CASO ELISEU

A unificação pela 1. Vara do Júri de Porto Alegre do processo do assassinato do secretário de Saúde de Porto Alegre Eliseu Santos com o processo que investiga a suposta cobrança de propina, envolvendo um ex-assessor de Eliseu e o dono da empresa de segurança Reação, pode trazer dissabores para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a legenda de Eliseu. O Ministério Público (MP) estuda ampliar o número de denunciados, incluindo políticos do PTB. O MP evita revelar nomes e o tipo penal que eles serão enquadrados, ms acredita piamente em CAIXA 2 de campanha.