segunda-feira, 30 de agosto de 2010

COLUNA DE SEGUNDA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Fico pensando se Ana Amélia(PP) e Dilma(PT), por exemplo, resolvessem disputar uma eleição em Cachoeira do Sul. Os “gênios” daqui, diriam, por exemplo, que as mesmas deveriam pensar duas vezes em concorrer. Quanto mais em uma eleição majoritária. Foi isso que um cidadão e empresário, dos mais qualificados, ouviu de alguns “dirigentes” partidários, ao oferecer seu nome para concorrer nas próximas eleições. Talvez isso explique em muito a mediocridade da política cachoeirense. E a nossa quase nenhuma chance de elegermos mais de um representante nas próximas eleições. Feudos se estabelecem e neles ninguém entra. É a política do quanto pior, melhor.

PERGUNTINHA
Se Ronaldo Trojhan, não obter sucesso em sua eleição para deputado estadual, devolverão a ele a Secretaria de Obras ou Acélio Muratt é mesmo o titular, a partir de agora, da pasta?

PAIM
Qualquer um, antes de iniciar a campanha, apostaria que Paulo Paim seria a barbada do pleito. Pois não é. As pesquisas demonstram uma paridade entre os três, com uma ligeira desvantagem para o senador petista. Se não se eleger, depois de todo o trabalho que fez no Senado, realmente teremos que desacreditar de vez da política.

A ONDA VERMELHA
Depois da conquista história do Inter e da virada espetacular da Dilma, apontando para vitória no primeiro turno, talvez Tarso Genro se aproveite do momento, e da onda vermelha, para liquidar a fatura já no primeiro turno. Isso só não acontecerá se Yeda crescer em cima dos indecisos. Embora, muitos petistas, torçam contra ele.

MARIANA CARLOS
Embora não seja midiática, é impressionante o número de pessoas que elogiam a vereadora e o seu trabalho de base. Ainda lhe falta certa experiência no embate parlamentar, mas já pode ser vista como a grande surpresa dessa legislatura. E quiçá uma nova liderança política na cidade. Estamos precisando.

CAPS
Parabéns ao GG pela iniciativa e pela coragem de implementar tão importante centro. Está de parabéns, também, a Eunice, cada vez mais titular da pasta. Agora, o brilho maior deve ser destinado a Dra. Giani Saadi, essa sim a grande batalhadora pela saúde mental em nossa cidade.

ELAS, AS MULHERES
A deputada Manuela, do PC do B, desponta, em todas as listas de apostas, como aquela que fará o maior número de votos para deputado federal no RS. Assim como Juliana Brizola, do PDT que de longe, será a mais votada na legenda para deputada estadual. São indicativos. Nada mais que isso.




IBOPE
Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral. Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

PT E PSDB
Nada acontecendo de extraordinário à política nacional será comandada por PT e PSDB, ficando o PMDB como fiel da balança, ou seja, aquele que ocupará os principais cargos do país. Os demais partidos, serão cada vez mais coadjuvantes desse processo.

CURIOSIDADE
Lembram do pagodeiro Netinho? Pois bem, ele é vereador em SP pelo PC do B. Agora concorre a uma vaga de Senador e já suplantou Romeu Tuma e está empatado com Orestes Quércia, pela segunda vaga. Mais uma surpresa de Lula?

Um comentário:

Anônimo disse...

As pesquisas nem sempre dizem a verdade. Cada instituição diz aquilo que agrada o veiculo que a encomendou. Tanto é que os números são muito discrepantes, por isso não dá para contar vitória assim.. O Quércia é muito forte, principalmente no interior e tenho certeza de que vai levar esta. O Netinho vem com o discurso de que conhece o povo, mas só o Quércia fez muito pot nós e tem experiencia, o Senado já é dele!

Renata