segunda-feira, 23 de agosto de 2010

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA NO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Lula foi muito inteligente quando elevou Dilma à condição de candidata. E também quando afastou Ciro e Aécio. Sim, Aécio foi posto de lado por uma jogada inteligente de Lula. Com isso, um confronto plebiscitário entre ele e FHC, sendo que o segundo sequer pode aparecer. Mas por que isso? Pela lógica lulista, Serra não tem nenhum carisma. E assim seria mais fácil para a sua candidata derrotá-lo. São dois candidatos iguais e com uma única e importante diferença: a candidata é a “mulher” do Lula, que escondeu Marisa e Luisa. Viram? E o povo? Ora, gostamos de mitos. E só ela permitiria e permitirá que o presidente seja a estrela da campanha e continue a governar o país, como ele já vem declarando. Alguém mais permitiria tamanha ingerência? Deu tudo certo, até agora. E salvo um desastre, tomarei muitos e muitos refrigerantes às custas das apostas que fiz lá pelos idos de 2009.

Aniversário do HCB
No sábado tive o privilégio de participar da confraternização entre os servidores e médicos do HCB, pela passagem dos 107 anos do nosso hospital. Percebe-se que todos se gostam e se respeitam. E levam a instituição em seu coração. A maior demonstração disso foi o discurso emocionado de Nelson Schirmer, que levou muitos dos presentes às lágrimas. Vida longa ao nosso HCB.

Ausência
Não, não ouvi nenhum comentário. Talvez até tenha passado despercebido. Mas me chamou atenção a ausência do prefeito, que é médico e do corpo clínico, na festa de aniversário do hospital.

Deu na Folha
O deputado Paulo Delgado (PT-MG) enumera os "cinco milagres" da atual campanha: 1) Ninguém é ficha suja; 2) Todo mundo ama Lula; 3) O PSB é capitalista; 4) A direita acabou; 5) O PCdoB tem dinheiro.

DEM e PSDB
É de se louvar a postura oposicionista de Cléber Cardoso (DEM) e Leandro Balardin (PSDB), que continuam atuando firmemente na fiscalização do Executivo. Aliás, foi esse o papel delegado às duas agremiações nas eleições. Fazer o contrário é trair o eleitor.

Campanha eleitoral
Aproveitando o sábado para caminhar e conversar com os amigos no centro da cidade percebi a raiva dos eleitores com os políticos. Aliás, ninguém aguenta mais a cara de pau de alguns “pedintes” de votos, que são terceirizados por candidatos e que têm como único interesse uma vantagem para a próxima eleição municipal. Não se deram conta que é tiro no pé. Para ambos.

STF e o Ficha Limpa
A avaliação de boa parte dos juristas é de que será praticamente empate a votação no Supremo Tribunal Federal da questão do Ficha Limpa. Especialmente no que se refere à validade da nova lei para estas eleições e na sua aplicação retroativa é constitucional. O desempate estaria nas mãos da ministra Ellen Gracie, a única que não deu pistas sobre o que pensa a respeito do assunto.

Marina Silva
A candidata desidratou. Plínio Sampaio (Psol) está angariando o voto dos descontentes mais à esquerda. Ela, por ser “Lula”, não polariza e acaba prejudicando Serra. Como dizem por aí, se é para votar na cópia, então que se vote no original. Decepcionou.

Ensino público federal
O Lulismo vai implantar mais 134 campi de universidades federais no país até 2012. Por aqui, posso garantir que já não estamos mais reféns da UFSM, depois de conversas que mantive com colegas professores.

Nenhum comentário: