segunda-feira, 26 de março de 2012

Coluna de Segunda no Jornal do Povo

O aborto deve ser legalizado?
O novo código penal aponta para mudanças na tipificação do aborto, abrindo ainda mais possibilidades de sua realização. Ou seja, caminha-se para uma descriminalização na prática. Em uma recente pesquisa, onde foram ouvidas pessoas contrárias ao aborto, percebeu-se que mais de 70% dos contrários ao aborto são os homens. Mas qual é, efetivamente, a opinião das mulheres sobre o tema? Esse é um direito seu em absoluto? Uma coisa é certa: o avanço da ciência deve ser levado em consideração sobre o tema. Principalmente aquilo que consideramos vida humana. Sim, porque um embrião, embora seja vida latente, talvez não seja vida humana em sentido estrito. Não sei. Tenho dúvidas conceituais. O certo é que a proibição leva a muitas mulheres se submeterem a clínicas sem nenhuma condição, acarretando muitas vezes em sua morte ou em sequelas graves. Não que isso justifique a sua adoção, mas precisa sim ser levado em conta. O dualismo entre a rejeição à gravidez e o desejo de engravidar possui sim características psicológicas e biológicas, intrínsecas à natureza feminina. Talvez esteja na hora, em razão dos avanços da psicologia, da psiquiatria, da biologia e das ciências jurídicas, em compararmos os direitos fundamentais da mulher com os direitos do embrião. Qual deve, necessariamente, prevalecer? Eis uma pergunta difícil de responder de pronto. Até porque todos os valores morais e religiosos estão nesse momento envolvidos e abstrai-los nunca é uma tarefa fácil. Mas é preciso. Você, leitor, tem alguma opinião sobre o tema?

Preconceito
Não sou ecochato e muito menos maconheiro. Mas ando de bicicleta e participo de vários coletivos. A liberdade de expressão é maravilhosa, mas temos que ter cuidado com nossas opiniões, ainda mais quando as mesmas são preconceituosas.

Referendo
Sugiro à Cacisc que aproveite os ventos bafejantes da democracia e consulte os empregados de nossa cidade sobre os salários pagos, se os direitos são respeitados e, principalmente, sobre a jornada de trabalho. Que tal?

PCdoB
Ontem, o partido comemorou seus 90 anos de fundação. Lições da história servem para projetar o futuro. Candidaturas próprias em POA, Caxias, Ijuí, Passo Fundo, Cachoeira do Sul e tantas outras cidades passam a ser uma imposição para o crescimento da sigla.

Diversidade
A morte de um rapaz homossexual chileno por um grupo neonazista, nos moldes que acontece, por exemplo, em SP, reacende a necessidade de primarmos pela tolerância e respeitarmos a diversidade sexual. E como fazemos isso? Educando nossos filhos e os afastando dos fundamentalismos.

Veto a Adão
“Donos” da cultura local têm todo o direito de escolher quem quiserem. Inclusive um inexpressivo escritor. Agora, debater a obra do Adão em mesa-redonda é piada. Salvo se for comandada pelo Laerte. Será que elas conhecem?

SFC
Parabéns ao Pedrão e ao Rogério pelo trabalho que culminou na grandiosa inauguração de quinta-feira. Que o projeto, agora, se concretize e atinja o sucesso almejado.

Barão
O colégio, embora confessional, pode sim ser citado como exemplo de comportamento em relação às liberdades religiosas, muito mais do que em inúmeras escolas públicas estado afora. Talvez isso explique também o seu sucesso.
Veríssimo
Recomendo o texto do LFV sobre a polêmica dos crucifixos e que o Helio Vargas reproduziu no Fórum do JP. Uma coisa é certa: depois dessa divulgação, o escritor jamais será convidado a ser patrono da Feira do Livro por aqui.

Igrejas
Já pararam para perguntar a um padre, pastor, bispo ou qualquer outra autoridade religiosa sobre a sua opinião sobre os gueis? Uma coisa é certa: se o diabo pune aqueles que fazem o mal, ele passa a representar o bem. Ou não?

Repúdio
O deputado Cherini (PDT) apresentou projeto para regulamentar a profissão de filósofo. Realmente somos o país da piada pronta. Todos os grandes filósofos brasileiros são contra.

Nenhum comentário: