segunda-feira, 12 de março de 2012

Coluna de Segunda no Jornal do Povo


Democracia em risco
Com tantas manifestações contrárias aos desaparecidos políticos; com tanta gente contra as câmaras de vereadores e sua representatividade, minha tese vai se confirmando: num plebiscito, se possível fosse, a ditadura ganharia de lavagem. E os golpistas de plantão, já andam colocando as garras de fora. Relembrar aquele tempo e nominar os torturadores e seus apoiadores é mais do que preciso.

Para não esquecer
“Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar." (Martin Niemöller, 1933)

Mariana
Programação da semana mulher é fruto do trabalho coletivo de várias voluntárias. Mas não posso, por justiça, deixar de assinalar o nome da vereadora, como a grande responsável pela aglutinação e capilarização da programação. Elogiar, também é preciso.

UAB
No final de semana tivemos mais duas formaturas de nosso pólo. Tenho um carinho muito especial por esse projeto. Quero aproveitar o espaço para, cumprimentando, o Julio Henrique da Silveira, cumprimentar todos os alunos e colaboradores do projeto.

Tiro pela culatra
A reunião da frente anti, resultou num alvoroço tremendo. E serviu apenas para reorganizar os que pretensamente seriam combatidos. Volto a dizer: atenção especial a lei da ficha limpa.

Feira do Livro
Não acolher uma petição pública que sugere um patrono, é um direito legítimo dos organizadores, que sempre tiveram os seus critérios. Só estranho as mudanças de critérios, para a escolha, em razão de um nome polêmico sugerido.

Administração
Depois de uma luta de três anos empreendida pelo coletivo Universidade Pública, hoje, na UERGS, no inicio do seu ano letivo, estaremos recepcionando uma nova turma do curso de Bacharelado em Administração Rural. Uma grande aula magna está prevista para esse semestre para comemorar esse novo tempo por aqui.

Plano Municipal de Resíduos
O TCE no ano passado informou a todos municípios, que cobrará o PMRS. Por aqui, não vejo nenhuma movimentação, nem do executivo e nem do legislativo, que poderia cobrar isso. As multas serão pesadas e o município não poderá acessar recursos federais, se isso não estiver pronto até agosto.

Mais um gaúcho
Com Pepe Vargas nomeado ministro, as chances de Vieira da Cunha ir para o Ministério do Trabalho diminuem ainda mais. Já tem gaúcho demais por lá. Uma pena, pois além de competente, para a cidade isso seria excelente.

Educação Sexual
Quando as “mamãezinhas” ficam horrorizadas quando uma professora fala em pênis e não em “pintinho”, como se crianças e adolescentes nada soubessem, o controle de natalidade e de doenças, fica muito difícil. Hora de deixar o obscurantismo de fora.

Álcool
O número de adolescentes que andam bêbados pela cidade é assustador. E na sua maioria são de famílias tradicionais de nossa cidade. Onde estarão esses pais que nada fazem para coibir? Ou será que incentivam?

Ensino
Só teremos futuro o dia em que os pais virem à escola como um local de aprendizagem e não como um meio de deixar seus filhos “guardados” por um tempo!

Nenhum comentário: