segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Pois é, a coluna continua acertando, para desespero de muitos. O estrago feito pela família de Erenice Guerra, na Casa Civil, atingiu Dilma em cheio. Não sei se o suficiente para levar a eleição para o segundo turno. No entanto, a aura de eficiente gerente, de pessoa atenta a atos de corrupção, esfacelou-se. E bastou se sentir acuada para usar de uma frase muito comum de Lula: “Não sabia de nada”. Ora, mas como uma pessoa tão eficiente e que punha a mão no fogo, pela sua amiga, jamais desconfiou ou percebeu tamanhas falcatruas? Imperdoável. Ao menos deveria saber que sua amiga empregava toda a família nessa “teta” espetacular, chamada estado.

...MAS TAMBÉM FALEMOS DE SERRA
Que o trem não pega. Escândalos também permeiam seus assessores. É o que se ouve falar, frequentemente em SP e se lê em blogs e revistas “independentes”. Apenas não reverbera, porque a grande imprensa apóia-o incondicionalmente. Aliás, Vinicius Severo em artigo publicado no JP de ontem, sintetizou o que todos nós eleitores pensamos: está a cada dia que passa, mais difícil escolher em quem votar. E o que vale lá, vale também aqui.

CHAPA PRONTA
Empresário santa-cruzense com passagem meteórica por Cachoeira do Sul, colocou-se a disposição de Oscar Sartório para ser seu vice nas próximas eleições, que prometeu pensar. A boca pequena comenta-se que aceitará a companhia.

POA
Estando mais tempo em POA percebe-se claramente porque Fogaça não emplaca nas eleições para o governo. Pouco fez. Aliás, por lá se costuma dizer que tem apenas duas obras: Vento Negro e Porto Alegre é demais. Musicais, por óbvio.

A DIREITA VERDE
Nunca pensei que Gabeira se prestaria a um papel desavergonhado de se vender a ao populismo direitista. Mas aconteceu. E espero, sinceramente, que Marina não o faça também, embora as declarações de seu vice em POA, apontem nesse sentido. A onda “verde” que querem inventar nada mais é do que a imolação a Serra.

MÍDIAS E ELEIÇÕES
Há muito tempo atrás dizia-se que um grande jornal ou uma potente rede de TV poderiam eleger alguém. Depois e por muito tempo, os jornalistas acreditavam que a imprensa poderia não eleger, mas aniquilar uma candidatura. Esta eleição está por demonstrar que entramos em uma nova era: a imprensa, por si só, começa a perder seu poder.

AMÉRICA DO SUL
O sonho perseguido por diversas comunidades, o ensino superior, está por se concretizar em Novo Cabrais. Visita do MEC no final de setembro irá autorizar a Faculdade América do Sul a realizar o seu primeiro vestibular.




EMANCIPAÇÕES
Com um governo que não consegue sequer atender as demandas do centro da cidade, o que vocês acham que irá acontecer com seus “distritos” quando eles tentarem se emancipar? Em todo o processo a pró e contras. Eu ainda sou favorável às emancipações.

DESOBEDIÊNCIA CIVIL
A Desobediência Civil é o texto mais conhecido de Henry Thoreau. Escrito em 1848 influenciou profundamente pessoas como Gandhi, Tolstoi e Martin Luther King. É uma forma de protesto a um poder político. Um Direito de Resistência, à luz do Direito. Talvez seja necessário que comecemos a fazer em relação aos impostos e a ineficiência de nossos governos. Já pensaram sobre isso?

BEBIBA LIBERADA
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu que, conforme as eleições de 2008, não haverá Lei Seca no Estado. Os comércios estarão liberados para vender bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, que será no dia 3 de outubro. Uma estado que elegerá Tiririca, tem mais é que liberar a bebida.

Nenhum comentário: