segunda-feira, 13 de setembro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA NO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Semana passada, escrevi que Dilma deveria se cuidar porque não ficaria barato sua posição nas pesquisas. Pois bem. Nesse final de semana, estourou reportagem na Veja sobre “negócios” sendo realizados pelo filho do Chefe da Casa Civil, que assumiu o lugar da candidata. Aqui não há nenhuma necessidade de vangloriar-se com previsões. Estamos na reta final de campanha e a ordem é fazer com que todos os ditos “escândalos” estourem de uma vez. Esse não será o segundo e nem o último. O vazamento das informações junto a Receita, não colou. Ou melhor. Transferiu votos para Marina. E nesse, o que acontecerá? O certo é que faltam apenas três semanas e Serra definha dia após dia. Reverterá o quadro?

DITADURA DOS ALUNOS
O caso da professora do Diva, que sequer conheço, assim como a razão que levou os alunos a protestar, remonta a encruzilhada da nossa educação. Na verdade formamos a cada dia que passa analfabetos funcionais que acreditam ser a democracia uma instância em que o voto pode e deve resolver todos os conflitos, esquecendo-se da mediação e dos direitos das minorias.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Fico injuriado quando ouço pessoas que se negam a entender a importância da preservação de nossa história. Geralmente costumam dizer que “... quem gosta de coisa velha é asilo”. Preconceito duplo. Como fazermos isso? Professora Ione, é simples: o executivo que crie de uma vez uma fundação destinada para tal fim. Depois, mãos á obra. E contem comigo.

AFROS
Sinceramente acho que o executivo agiu temerariamente e prejudicou sensivelmente a vida de muitas pessoas. Foi na pilha, como se diz. E ao que parece, apenas lavou as mãos e entregou tudo a justiça. Errou feio.

DICA CULTURAL
Após esgotar a primeira tiragem de 100 000 exemplares de 1822, de Laurentino Gomes, a editora Nova Fronteira providenciou esta semana uma segunda impressão da mesma quantidade. A expectativa é que ultrapasse o sucesso de 1808, livro do mesmo autor que alcançou mais de 500 000 cópias vendidas desde 2007. Imperdível, se quiser entender um pouco de nossa história.

SENADO
Lembram quando divulguei em primeira mão que Ana Amélia se filiara ao PP para disputar ao Senado? Pois é, muitos não acreditaram. E depois, disseram que ela estava louca. No mínimo, já deu um susto em todos. Mais uma: é candidatíssima a prefeita em POA, se não se eleger.






ELISEU PADILHA
Será o grande vencedor da eleição. Se Fogaça ganhar a eleição, só terá vencido em razão de sua ajuda. Se Fogaça perder, providenciará um funeral majestoso para ele e Pedro Simon, tornando-se o novo líder do partido com a benção de Michel Temer.

POR QUE TARSO ESTÁ NA FRENTE?
Simples de se explicar. A direita gaúcha esgotou seu modelo. O governo de Fogaça em POA foi pífio. Yeda, jamais conseguiu divulgar as suas realizações sem contrariar as corporações. Mas o diferencial maior é que o PT, enfim, entrou unido na eleição.

INTERNAUTAS
A influência, daquela imprensa que almeja o poder, caiu assustadoramente. É por isso que muitos dos ditos “escândalos”, não abalam mais ninguém. Mas por que isso? Hoje o Brasil possui 68 milhões de internautas e as notícias há muito tempo deixaram de ser uma exclusividade dos jornais impressos, das revistas, das rádios e muito menos da televisão. Os blogs e as redes sociais são importantes fontes de informação. E as grandes redes, quando tentam manipular, ganham como prêmio, o descrédito. Essa é a verdadeira liberdade de informação.

Um comentário:

Anônimo disse...

GG é o grande culpado pela admissão dos afros e agora coloca culpa na justiça forçando a barra de forma idiota e incompetente. GG vai pagar caro e os cotistas tem que entrar com uma ação contra GG por ser enganado e iludido por ele mesmo. É muita incompetência de sua equipe por nomear sabendo da irregularidade. Até o TCE avisou que era contra a nomeação então GG ficou bem avisado do que poderia acontecer. Agora resta os aprovados recorrerem ao MP para buscar suas nomeações. Vamos lá pessoal.