terça-feira, 19 de janeiro de 2010

COLUNA JULIO MAHFUS - JORNAL DO POVO

FRASE
“Acho que é de tanto mexer com macumba. Não sei o que é aquilo. O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano tá fodido”.. Frase infeliz e idiota, proferida por um imbecil chamado George Samuel Antoine, cônsul-geral do Haiti em São Paulo, sobre o povo haitiano e a desgraça que por lá se abateu.

POLÊMICA DA SEMANA
O Brasil agiu certo em manter o Exército brasileiro em território haitiano, sacrificando a vida de nossos filhos para manter o ego de Lula?

MUSEU
Políticos em geral são incultos. E cultura não dá voto. No governo anterior havia sim uma predisposição contra o Museu e contra a Cultura como um todo. Foi mudando, com o ingresso de novas cabeças. GG não faria diferente. Comprou uma briga desnecessária. Só deu a contrapartida, porque já não podia mais freqüentar os lugares que costumeiramente freqüentava.

RONALDINHO GAUCHO
Parece que Leonardo, técnico do Milan está recuperando Ronaldinho. Problema sério para Dunga, que não gosta dele. Teremos pela frente mais um caso Romário?

ENCHENTES
Ao que parece o Legislativo municipal pretende criar um fórum de discussões sobre o futuro de nossa cidade. Importante colocar na pauta, hoje mais do que obrigatória, a drenagem urbana e as enchentes. Quais são as soluções? Elas existem e não é com decretos de emergências que resolveremos.

GRÊMIO
É difícil avaliar. O time ainda sente a preparação física. Mas gostei da capacidade de reação e principalmente, de indignação do time. As novas contratações jogaram bem. E o time me pareceu bem ajustado taticamente. Percebe-se o dedo do treinador.

SALÁRIOS DA CÂMARA
Inexiste, juridicamente, qualquer possibilidade de equiparação entre salários de servidores do legislativo e executivo. Aliás, quando o município apresentou um plano de carreira, resolveram boicotar, em nome de interesses próprios e de interesses políticos. O debate a ser feito é esse.

DIREITOS HUMANOS
Ninguém agüenta mais essa comparação entre bandido e cidadão. Quem invade propriedade privada é invasor. Querer dizer que invasões de terra devem estar sobre o abrigo dos direitos humanos é atentar contra o bom senso.

TARIFA SOCIAL
Mesmo com um contrato milionário a ser assinado pelo município, com ampla vantagem para si, a CORSAN “meteu uma bola nas costas” de GG. Que parceria!!!

FAIXA ESPECIAL
• Beto Albuquerque está disposto a concorrer a governador.
• PSDB teria oferecido ao PP, aliança na proporcional;
• Faculdades América do Sul está aguardando visita do MEC a Cabrais;
• Feijó não precisa desincompatibilizar-se para concorrer a Deputado;
• PP exige duas Secretarias para entrar no governo GG.
• Blog (juliomahfus.blogspot.com) supera o número de acessos, semanalmente.
• GRANDE DEBATE (todas as teças, às 8h na 1520 kW) consolidou-se como o programa político com maior participação de ouvintes.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Nosso ensino está muito ruim. E a culpa é de todos. Na verdade a gestão em educação tem passado apenas por mecanismos remuneratórios ou de infra-estrutura. Aqui em Cachoeira do Sul, não é diferente. Tanto na pública, como na privada. Nossas crianças “emburrecem” com o tempo. Há uma predisposição em salvar o ruim e não dar nenhuma atenção ao bom aluno. É necessário que tenhamos nas escolas incentivo a leitura, metas a serem alcançadas, valorização dos professores, avaliações regulares e que reprovem quem não tem condições de prosseguir, turno integral, dentre mais uma série de coisas. Sei que estou comprando briga. Mas quem está no ensino superior e recebe anualmente novos alunos, sabe muito bem que eles estão piores a cada ano. O que fazer? Parar de chorar e planejar.

Nenhum comentário: