segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Não sou contra a ajuda ao Haiti. Pelo contrário. Só esperava o mesmo denodo pelos mortos em Angra, em Agudo, em Candelária, em SP e sei lá mais onde. Quem conhece a história sabe que a presença brasileira lá, tem outros motivos. E se iniciou em 2004. Como uma força de ocupação. E o exército lutou contra as gangues. O mesmo exército que não faz este trabalho, por exemplo, no Rio. Sabem para quê? Para “aliviar” os EUA e a França. E para Lula creditar-se internacionalmente. Nada contra. Agora não me venham com este discursinho infanto-esquerdista de solidariedade. Lula decorou Maquiavel. E o aplica como ninguém. Agora, não nos resta alternativa. Estamos lá. E seremos solidários. Mas não me tirem para idiota.

FRASE DA SEMANA
“Sérgio Guerra é um babaca”. Frase de Lula, se dirigindo ao presidente nacional do PSDB, em reunião ministerial.

PUXADINHO
1. Nas minhas andanças, fico a pensar sobre nossas fraquezas e a nossa falta de auto-estima. Pensar pobre, nos deixa mais pobres. Canoas terá uma penitenciária modelo. Nós optamos por um puxadinho no presídio já existente. E fizemos festas e escrevemos colunas.
2. Três cidades gaúchas disputam a UNIPAMPA e seus doze cursos de graduação. Nós ficamos com uma “extensãozinha” de Santa Maria. E fizemos festas e nem de longe sabemos que o está acontecendo e se um dia virá.
3. São Leopoldo atraiu uma grande empresa de semicondutores que irá gerar dois mil empregos diretos e de ponta. Nós continuamos achando que atrair indústrias significa aumentar os índices de violência.
4. Realmente, nossa cidade tem tudo...para se tornar um puxadinho.

FORUM SOCIAL MUNDIAL
Ao contrário dos meus pares que o ojerizam, adoro a ebulição de idéias e cultura que ele proporciona. Uma pena que POA deixou de sediar as outras edições. O FSM implica em discussão, embora não concorde com quase nada. Talvez devesse ser plural. Mas o que mais interessa a todos é que deveria ser anual e aqui no sul, porque nos enriquece, economicamente e intelectualmente.

EDSON SALOMÃO
É sem sombra de dúvida um dos grandes nomes de nossa cidade. A matéria na revista do Globo Rural, ecoa de norte a sul. Mas antes de tudo isso é um ser humano inigualável. Não tenho como agradecer a ele e sua equipe, o que fez pelo cachorrinho de meus filhos em minha ausência aqui da cidade. Obrigado por tudo.

DILMA E SERRA
Não temos nenhuma semelhança com o Chile. Por aqui, nem uma Direita organizada nós temos. Nossos candidatos a Presidência são todos da “esquerda” e o que os diferencia são as companhias de cada um e a capacidade de influência deles no governo futuro. Até a Marina Silva, foi cooptada. Quem ganha? Ainda aposto um refrigerante nela, a Dilma.


FOGAÇA
Agora é a bola da vez da polícia política. Está sendo “investigado” em segredo de justiça que só a RBS tem acesso. Pode penar. Ou, sair do armário e declarar apoio a Dilma, como o PDT já o mandou fazer.

MARLON
Amigos do ex-prefeito me confidenciaram que ele está chateado com a falta de apoio e estrutura partidária de seu novo partido. Aliás, nas rodas políticas de POA aposta-se que não se elegeria a deputado estadual. Uma pena. É um grande nome. Mas errou, de novo, ao não escutar quem entende do assunto, e lhe mostrou que não deveria sair do DEM ou se saísse, deveria ir para o PTB.

FAIXA ESPECIAL

• Seis redes de televisão foram censuradas na Venezuela.
• 800 Delegados de Polícia estão sendo investigados em SP.
• Dinheiro brasileiro que vai para o Haiti será distribuído por ONGS, que estão sob investigação por aqui.
• Campinas vai ganhar a primeira escola para gays do país.
• Grêmio está se ajeitando. Falta negociarmos o Adilson, senão vira titular.
• Gasolina e Álcool estão com preços absurdamente caros. E nas capitais, cartelizados. E o MP, onde anda?
• Lula joga bem com o Haiti. E deixou a bomba nas mãos dos EUA.
• Aliás, quero Lula Secretário-Geral da ONU. Você não?
• Amanhã, O GRANDE DEBATE. As oito, na 1520 kW.

Nenhum comentário: