segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COLUNA NO JORNAL DO POVO

FRASE DA SEMANA
"Quem está exposto na atividade privada ou na vida pública está sujeito a processos.” Ministro Gimar Mendes sobre a indicação de José Antonio Toffoli ao STF, e os processos que o mesmo responde na Justiça do Amapá.

POLÊMICA DA SEMANA
Afinal, de quem é a culpa pelos menores em risco social serem abandonados no HCB: da STAS, do Judiciário, do Ministério Público ou dos familiares?

JUDICIÁRIO
O Judiciário estadual consome, em média, 90% de seus recursos com o contracheque dos servidores - magistrados e pessoal administrativo. Há tribunais que aplicam 99% da verba em despesa de pessoal, de acordo com mapeamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É o caso do Tribunal de Justiça do Piauí, que, no ano passado, desembolsou com o pagamento de salários R$ 157,78 milhões, 99% da despesa total da corte.
FALTA DE DINHEIRO
GG deve tomar cuidado para não passar o tempo inteiro criticando o ex-prefeito, pelas agruras no caixa. Esse é um discurso que tem prazo de validade limitado. Não que não possa ser feito. Mas já, neste momento, não serve mais de desculpas. O povo que o elegeu, quer ação. Como irá fazer para cumprir as suas promessas, passa a ser um problema apenas seu. E de mais ninguém.

NÚMERO DE VEREADORES
Quando começaram a discutir sobre a redução de cadeiras, escrevi aqui no JP, que o número de vereadores não significa diminuição de gastos. Fui muito criticado, inclusive por alguns colegas de jornal. O tempo demonstrou quem estava com a razão. Mais ou menos vereadores? Pouco importa. O que interessa é a qualidade.

CONCURSOS PÚBLICOS
Inexplicável o número de RPAS no município, quando temos inúmeros concursados esperando serem chamados. Aliás, é pacífico no judiciário: quem passou em concurso dentro do número de vagas tem que ser chamado. Por bem ou por mal. E uma máxima: o direito não socorre quem dorme. No ano que vem, expira o prazo e o município estará desobrigado a chamar e quem passou, ficará a ver navios.

MARLON
Não foi possível estar presente no lançamento do sétimo livro do Marlon Santos, em razão de compromissos acadêmicos fora da cidade. Mas fica aqui meu abraço e o desejo de sucesso, ao grande amigo.

FAIXA ESPECIAL
• DEM quer chapa pura do PSDB para as eleições presidenciais, em troca de apoio em alguns estados;
• UAB, a nossa primeira federal por aqui, está de aniversário neste mês. Vida longa. E um abraço a Rosane e toda a sua equipe responsáveis por este sucesso.
• Cleber Cardoso (DEM) será pressionado a concorrer a deputado estadual, com o apoio de toda a região. Sem chances de dizer não.
• Pesquisa CNT/IBOPE, a ser publicada nessa segunda, mostrará Ciro Gomes em segundo lugar, na frente de Dilma. Os problemas começaram.
• No futebol, tudo de bom: Grêmio 5 x 1 Fluminense e Vitória 2 x 0 Inter .
• O GRANDE DEBATE, nesta terça, tratará sobre a divulgação de fotos, sem autorização, na internet.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Pequenos municípios começaram a se dar conta que, muitas vezes, as secretarias municipais são muito mais cabides de emprego, do que órgãos necessários para o bom desempenho de suas tarefas. Muitas vezes, mais vale a pena contratar uma boa assessoria técnica-especializada, do que acumular pessoas que pouco contribuam. Claro que isso não pode ser uma regra. O mesmo não vale para municípios médios e grandes que precisam da estrutura para a execução dos serviços. Mas uma coisa é certa: sempre será dinheiro posto fora, o subsídio pago a quem nada faz. Aliás, bons secretários contribuem, inclusive, para gerar mais riquezas para todos.

Nenhum comentário: