segunda-feira, 14 de setembro de 2009

COLUNA DE SEGUNDA NO JP

FRASE DA SEMANA
“Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham.”
Fanfarrão Hugo Chávez, presidente da Venezuela, sobre a compra de mísseis russos com alcance de 300 km.

POLÊMICA DA SEMANA
O Governo do Estado, através de seu Secretário de Turismo, não acredita em Cachoeira do Sul? E a nossa cidade, acredita no seu potencial turístico?

ACAPA
Não acompanho o dia a dia de tão importante entidade de proteção aos animais. Sei que a Lísia e a Waldívia, por exemplo, tem atuações meritórias nessa área. Talvez falte diálogo. O que não pode acontecer, em nenhuma hipótese é o fechamento da Associação. Ah, e deixem a política de lado.

PEDIATRIA
Nossos Pediatras que atendem no HCB estão ganhando, pelo plantão de sobreaviso, os mesmos valores irrisórios há mais de cinco anos. O HCB diz que apenas repassa os valores pagos pelo município. O Secretário da Saúde sequer conhecia do problema. Fonte me informou que os médicos não mais irão atender. Aliás, já havia mencionado aqui mesmo que a Prefeitura não estava fazendo o repasse para o HCB.

DEPÓSITO DE MENORES
A falta de uma política eficiente de saúde pública que atue em conjunto com a assistência social transformou o HCB em depósito de menores. O MP e o Judiciário determinam que nosso hospital acolha menores em risco social, como se esta fosse a sua função. E o que é pior: por lá ficam abandonados. Existem alguns que estão lá há mais de sessenta dias. Que saudades da Jaqueline. Nela ao menos poderíamos jogar pedras. Nos atuais, um silêncio obsequioso por parte da imprensa falada e escrita.

TRÂNSITO
Piorou consideravelmente nosso trânsito, com as modificações propostas. Engarrafamentos se sucedem diariamente. Além disso, deram para fazer podas em árvores e pinturas de faixas no auge do movimento, trancando as ruas ainda mais. Mero factóide para dizerem que estão fazendo algo. Nada fazem. É só tentar andar por nossos bairros.

INTERIOR
Depois de seis meses de seca e a compra de duas patrolas, esperávamos que as estradas do interior, após as chuvas, permitissem o tráfego. Que nada. Está um horror. Daqui uns dias, aparecerá o GG, dando uma de Marlon, justificando a calamidade, com índices pluviométricos, para salvar a pele do secretário.


FAIXA ESPECIAL
• Sperotto de malas prontas para o PTB. Aguarda definição do TRE.
• DEM realizou grande festa de filiações no Domingo a tarde. Terá candidato próprio a governador e nominatas completas para deputado federal e estadual.
• Fogaça deverá ser o candidato a Governador pelo PMDB. Rigotto vai a Senador.
• Processo de Impedimento contra a governadora fará dela uma vítima. Mas Pavan não tinha escolha. Seu PT não perdoaria tamanha desfaçatez.
• Pesquisa IBOPE, sobre o segundo turno, aponta vitória esmagadora de Serra (57%) sobre Dilma (23%).
• Marina Silva tem altíssimo índice de rejeição nas pesquisas. Não vai decolar.
• Governo errou feio ao chamar a imprensa pra dar “bafão” na Câmara, para liberar dinheiro. Figueiró certamente o faria. Sem crise.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
O cenário estadual começa a se definir. De um lado teremos a direita e o centro com três ou quatro candidaturas e a esquerda com mais duas, pelo menos até o momento, até porque Beto Albuquerque teria desistido de concorrer. Neste cenário o certo de tudo isso é que por aqui, teremos segundo turno. Com o fato da Justiça federal não haver bloqueado seus bens, Yeda se sente à vontade para concorrer e fazer a defesa de seu governo, liberando com isso o PMDB de fazê-lo. PP deverá estar na chapa da governadora, mas de olho no PMDB. O DEM lançará candidato, para marcar posição. E os demais, serão coadjuvantes no processo. A dúvida ainda é o PTB, que tende a se coligar com o PT. Agora iniciam-se as reuniões e os conchavos. Onde os tubarões comem o peixe e os mandinhos o que sobrar.

Nenhum comentário: