segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COLUNA DE SEGUNDA NO JP

FRASE DA SEMANA
“Essa é minha prioridade número 1, mas é muito difícil dizer que esses pagamentos estão garantidos" Secretário da Fazenda, José Dilmo, sobre o pagamento da folha e do décimo terceiro dos servidores municipais.

POLÊMICA DA SEMANA
Afinal, sem nenhuma idéia significativa para conter a crise em que se meteu, GG vai rasgar sua promessa de campanha e aderir ao turno único?

AUMENTO DE IMPOSTOS?
GG está se superando. Não refutar de imediato qualquer possibilidade de aumento na carga tributária é sinal claro de que é simpático a esta idéia mais do que absurda. O resultado prático será o aumento da inadimplência. Por favor, deixemos de mesmice.
PROFESSORES PAGAM O PATO
Discurso proferido por GG em determinada reunião foi de deixar Paulo Feijó, morrendo de inveja. Quando fez a relação de que temos seis alunos por professor, o prefeito se esqueceu que temos professores na Biblioteca, no Museu, no Zoológico, na UAB, na SMED, na Administração, nas Direções de Escola. Isso tudo em razão da qualidade destes profissionais. Além disso, se esquece daqueles que estão em licença, licença médica e até em licença maternidade. Acho que está buscando justificativas para terminar com o ensino noturno e com os regimes.

UMA IDÉIA!
Vou dar uma idéia simples, embora tenha a absoluta certeza que a mesma será plagiada, como já fizeram por aqui. Mas pouco importa: basta a execução. O lixo consome em torno de um milhão de reais por ano de nosso orçamento. Ao invés de manter a terceirização, ou se meter a besta e fazer o recolhimento, basta fazer uma concessão. Assim desonera-se a prefeitura e se reduz a inadimplência. Inclusive existe um grupo de empresários cachoeirenses, loucos para investir neste ramo.

UERGS
Nesta quarta, colegiado da UERGS daqui de Cachoeira, decidirá se teremos vestibular para 2010 e quais serão os cursos ofertados.

EM SIGILO
Município da região estaria negociando a vinda da UNIPAMPA. Tem até o prédio para oferecer, assim como uma área de quinze ha. No pacote, doze cursos de graduação.

UFSM
Um curso como o de GEOLOGIA é um atrativo para a vinda de estudantes para nossa cidade. Temos que ter em mente que hoje não nos interessa apenas a gratuidade do ensino: é fundamental que tenhamos cursos que atraiam pessoas de fora daqui.

FAIXA ESPECIAL
• Convenção estadual do PP demonstrou que o partido quer uma aliança com a esquerda. E o blog (juliomahfus.blogspot.com) acertou que o nome seria de Pedro Bertolucci há quatro meses atrás.
• Serra despencou quase 6% nas últimas pesquisas. Sinal de alerta nos tucanos.
• PSDB e DEM decidiram fechar questão na Câmara contra o projeto de tributação das cadernetas de poupança;
• Mico da semana foi protagonizado pelos tucanos, hoje em natal. Bottons continham a seguinte frase: “PSDB a favor do Brazil”. Lamentável.
• Ao analisar a pesquisa qualitativa PSB, PP, PCdoB, PDT, PPS, PTB, PR, PV decidiram formar um grupo de trabalho para 2010. O DEM foi convidado a participar nesta semana. Beto (PSB) e Manuela (PC do B) seriam, até agora, os pré-candidatos.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
A crise propalada por nossos administradores municipais deve servir para refletirmos. Primeiro porque elegemos políticos que delegam atribuições a terceiros, que pouco ajudam a resolver os problemas cotidianos. De regra só sabem procurar a imprensa para se queixar da crise mundial, do CAUC, do prefeito anterior, do inchaço da máquina pública, dos empresários, do povo e até de Deus. Em segundo lugar e não menos importante, é essencial que tenhamos a capacidade de planejar e impor metas a quem deve executar as diretrizes gerais. O mundo contemporâneo não admite mais o amadorismo, mesmo que esteja revestido de honestidade e boas intenções.

Nenhum comentário: