terça-feira, 18 de agosto de 2009

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA NO JP

FRASE DA SEMANA
"Primeiro, morrem nossos prazeres; depois, nossas esperanças; depois nossos temores e por fim, os nossos amigos. E então, nossa dívida vence: O pó reivindica o pó, e morremos por nossa vez." (Uma frase de P. B. Shelley ao nosso amigo Alessandro Petrucci).

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Havia um ritual entre Alessandro Petrucci e eu. Aos domingos à noite sempre ou um outro telefonava. E conversávamos sobre os acontecimentos do final de semana. Adiantava a minha coluna e combinávamos um mate para a semana. Quase sempre as quintas, no seu escritório, pela manhã. Foi assim nos últimos seis anos. Eu, ele e o Paulinho Salomão, seu grande parceiro e irmão. Com meu ingresso na visa pública, nossa amizade se consolidou ainda mais. Fui pego de surpresa. Eram duas da manhã, quando o Minssen, também um grande amigo dele, me ligou. Não acreditei. Não consegui mais dormir. Liguei para o Paulo e dei a notícia mais triste que poderia dar. O Velho, como nós o chamávamos, havia nos deixado. De soco. Choramos muito. Ficou um vazio. Nessa hora, nosso abraço a Rosa, ao Diogo, ao Luciano, ao Seu Moacir, a Dona Débora e ao seu tio Julio Caspani. Ele era muito especial.

POLÊMICA
Ministro Gilmar Mendes, Presidente do STF, gostemos ou não, disse no final de semana que o agente político só pode ser processado no foro adequado e por crime de responsabilidade. Trocando em miúdos: Yeda não pode ser processada pela justiça federal de primeiro grau.

DILMA
A petista não consegue decolar nas pesquisas. E se Marina Silva entrar na disputa, a coisa ficará mais difícil para o governo. Talvez Ciro tenha que ir para o sacrifício.

AULAS NO MUNICÍPIO
Estranha a atitude do governo municipal em suspender o reinício das aulas nas escolas municipais. Por óbvio que a prevenção fala mais alto. Mas acho que houve descuido por parte da SMED que não providenciou álcool gel, sabonete líquido, toalhas de papel, e o principal, o conserto das janelas das salas de aula, quase todas emperradas. Teremos isso na semana que vem?

TRÂNSITO
A pintura de faixas de segurança é mais do que necessária. Mas pintá-las no auge do movimento me parece mais um factóide, de um setor que começa a fazer água, entre os funcionários, pelas “trairagens”, e entre a população que não viu ainda sequer o começo, do cumprimento das promessas de canalização e saneamento, prometidos na campanha.

GRÊMIO
Goleada no Flamengo não traduz a atuação do time que se portou muito mal no primeiro tempo. Não fosse São Vitor, e a crise estaria instalada no Largo dos Campeões. Treinador deixou o time “encariocado” e só por isso, se explicam as derrotas fora de casa.

FAIXA ESPECIAL
• Tarso lidera com folga todas as pesquisas. Culpa do PMDB e suas indefinições, mas também da base, que não tem candidato;
• CPI da Corrupção na AL fará Yeda sangrar até as eleições. Se não conseguirem o seu impedimento.
• Inicia-se no Brasil, movimento silencioso capitaneado por José Dirceu, contra o Ministério Público, alegando-se exorbitância nas suas prerrogativas;
• Henrique Meirelles deve se filiar no PP e disputar o governo de Goiás com o apoio do DEM. E a Dilma?
• Pesquisa do DATAFOLHA revela que 74% da população querem Sarney fora da Presidência do Senado.
• Programa o GRANDE DEBATE discute nesta terça, o barulho na Rua Sete e o trânsito de nossa cidade. Minssen será o convidado especial.

Nenhum comentário: