segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA NO JP

EDUCAÇÃO EM XEQUE!
Resultados Do ENEM demonstram que a educação brasileira precisa se reinventar. E o primeiro passo é acabar com a síndrome do coitadismo. É o coitado do riquinho que não recebe atenção dos pais; é o coitado do pobre, do índio, do negro, do branco; é o coitado do professor que ganha mal. Explicamos todos os problemas por estes fatos. Que em parte são verdadeiros, mas não absolutos. Ou você acha, que, por exemplo, um professor mal preparado melhoraria o aprendizado do seu filho se ganhasse mais? Claro que não. O primeiro passo para termos uma educação eficiente é transformarmos o cargo de professor, em carreira de estado. Com isso, os melhores buscarão a carreira. Depois transformarmos a nossa pedagogia, que hoje premia os inaptos, em uma relação de ensino-aprendizagem onde a excelência será buscada. Claro que sem discriminações, e buscando sempre incluir. Mas hoje, infelizmente, grande parte das nossas escolas, públicas e privadas, até por comodismo, buscam naquelas razões elencadas, a justificativa para a sua incompetência de formar melhor nossos alunos. Por derradeiro, e não menos importante, infraestrutura e aporte tecnológico. São temas para pensar. Pois do jeito que está, não dá mais.
ZOOLÓGICO
Estive em nosso Zoo, nesse domingo. Adoro aquele lugar. Uma pena, que o justifiquemos nossa inaptidão para gerenciá-lo, única exclusivamente por falta de recursos. Existem saídas. E bem simples. E precisamos urgentemente buscá-las, sob pena daquele espaço perecer.
PALESTINA
Dilma provocou a Primavera palestina em seu discurso da ONU. O Presidente da Autoridade reiterou. Quero ver a posição dos americanos, eterno protetor de Israel e de sua política segregacionista no Oriente Médio. O mundo clama por uma solução. E nós, árabes, mais ainda.
POP IN RIO
Sim, o nome Rock serve apenas como paradigma. A edição desse ano, em nada lembra a de 85, do século passado, que eu assisti. Naquela época, as bandas brasileiras eram consideradas pop. Na noite de sábado, Capital Inicial deu dez em todos os gringos de plantão. De rock mesmo, só no domingo, com muito metal.
CASAMENTO GAY
Bento XVI, que pode ser o primeiro Papa a renunciar, inicia uma cruzada mundial contra o casamento de pessoas do mesmo sexo. O argumento principal, é integridade e a singularidade do casamento, como preconiza a Bíblia.

O FIM DAS TOURADAS
Os catalães assistiram nesse domingo, pela última vez, uma tourada. Considerada um esporte, a matança de touros, encerra um ciclo, onde a crueldade com que se tratam os animais, não tem mais lugar no século XXI.
POLÍTICA
A cena política de nossa cidade tende daqui uns dias a fazer parte de algum quadro humorístico da televisão. Aliás, eu não vi, mas me contaram a cena surreal de dois antigos “inimigos” transitando e se apresentando dentro da prefeitura, como candidatos coligados. Quando viraram as costas, a risada foi geral.
UERGS
Na semana que passou, importantes decisões foram tomadas na unidade de Cachoeira do Sul. A mais importante, foi sem dúvida a idéia de fazermos um grande vestibular em 2013 e se possível um ótimo, para 2012.
INTERNET
Passei um fim de semana de cão com a minha conexão. Depois de altos e baixos, cheguei a ficar mais de oito horas sem internet. Mas pelo que vi não é privilégio de nossa cidade. O Brasil perde até para o Haiti, em velocidade de conexão. Tai uma coisa que o capitalismo tupiniquim não resolveu.
DESCRÉDITO
Nessa semana a Câmara dos Deputados deu mais um passo em sua trajetória em prol da descrença ä classe política. Com apenas dois deputados, uma comissão aprovou 118 projetos em três minutos. Uma vergonha!

Nenhum comentário: