segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO
Todo e qualquer movimento popular precisa ter um “inimigo” em concreto. Nos anos 70 e 80, tínhamos a Ditadura Militar. No início dos anos 90, o Fora Collor. Mas os dois, só lograram êxito quando tiveram apoio de boa parte dos políticos. Lutar contra a corrupção é muito fácil. Todos são a favor. No entanto, os grandes e médios partidos, sem exceção enfrentaram dissabores sobre o tema. Por isso silenciaram. E quem tomou a frente do processo, foram setores desorganizados da direita, mas muito titubeantes. Não sabiam se atacavam Dilma ou se a apoiavam. Por isso perdeu-se em sua finalidade. Já escrevi aqui, que falta ao país um partido de centro-direita autêntico. Na falta desse, quem ocupa o espaço é parte da imprensa. Mas isso é assunto para outro dia. O eleitor tem é que ter claro, que só afastamos os corruptos da política, com o voto. Essa tem que ser a nossa arma. E precisamos utilizá-la com sabedoria. No ano que vem, teremos eleições. E já temos um monte de pretendentes. A hora, agora, é de avaliar o passado e principalmente, quais são os interesses que eles servem. Esse é o principal fator a ser observado. Para depois, não haver arrependimento e nem a necessidade de marcharmos, para afastar quem nós escolhemos.
PARA PENSAR
Não, sua mente não está disponível para aluguel/Para nenhum Deus ou Governo/Sempre esperançoso, ainda que descontente/Ele sabe que mudanças não são permanentes/São apenas mudanças. (Rush, in Tom Sawyer).
CONTRATO DA CORSAN
A justiça decidiu sem decidir. No entanto, politicamente, é até capaz de sobrar para o ex-prefeito Pipa, por fazer aquilo que todos os prefeitos sempre fizeram, e que até a justiça, como no caso da TNSG, já havia decidido em sentido contrário. Mas enfim, a novela terminou.
CPI DO GOV. MARLON
Lembram da CPI eleitoreira de 2008? Pois bem, resolvi reler os relatórios. Tem cobras e largartos. Mas o mais impressionante, é que para alguns, o bandido de ontem, é o mocinho de hoje. E depois acham que o povo não tem memória.
11 DE SETEMBRO
Em que o mundo mudou? Percebi que o que aumentou foi à discriminação contra os árabes, e que o governo Bush, se utilizou dos eventos para provocar uma onda de terror no Oriente Médio, no intuito de se apropriar de mais reservas de petróleo. E para você?

EM POA
Porto Alegre terá uma eleição muito disputada e o PT terá que provar que é capaz de apresentar um candidato próprio em condições de disputar e vencer as eleições, pois é um grande partido. Na pesquisa IBOPE, Manuela (PCdoB), lidera as pesquisas, seguida de perto por Fortunatti (PDT). Lá, os trabalhistas, já optaram por coligarem-se com a direita. Palpite: o PMDB, lá, terá um autêntico, como candidato.
CASAMENTO INFANTIL
UNICEF têm denunciado, no mundo inteiro, uma prática cada vez mais comum, que é a do casamento de crianças, como forma das famílias diminuírem a sua miséria. Na África, algumas crianças chegam a ser trocadas por animais e até por água. Mas não é só lá. No Brasil, já temos 43 mil crianças e adolescente, até 14 anos, casadas.
CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE
Será no dia 16 de Setembro, Sexta-Feira, na UAB, a Conferência da Juventude-Etapa Municipal, que está sendo, muito bem organizada, pelo Alessandro Ferrony. Convido desde já, os jovens de idade e de espírito a participarem.
QUIOSQUE DA HONORATO
Ótima idéia a demolição do quiosque. Ali, precisamos revitalizar o espaço, até como homenagem aos trens.

Nenhum comentário: