quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COLUNA NO JORNAL DO POVO

PORQUE GG É CANDIDATO
Como o maior “crítico” da administração GG, sinto-me profundamente confortável para dizer que seus dois anos e meio de governo e o que lhe falta ainda de tempo, me permite predizer que ele já fará um governo de razoável para bom. Claro que lhe faltam algumas coisas, principalmente uma definição política mais clara. Mas a saúde inegavelmente melhorou; a reativação do porto está por acontecer o que ocasionará uma expressiva geração de empregos; e por certo entrará para a história como o prefeito que trouxe a UFSM, dentre outras coisas. O que eu reputo como mais importante, no entanto, nesses momentos de crise ética, é a sua honestidade e a sua firmeza em relação aos gastos públicos. Alguns dirão que é obrigação. E estarão certos. Mas como é difícil encontrarmos pessoas assim, nesse meio. Isso tudo, aliado a pouca densidade eleitoral dos pré-postulantes, até aqui, a pressão dos amigos que já começa a acontecer e a sua postura frente a determinados assuntos, indicam-me que o prefeito pensa sim, em concorrer novamente. A medicina e a família, nesse momento, já não são mais desculpas convincentes. D. Jussara já está integrada e trabalhando, voluntariamente. E o seu consultório, continua cheio, graças a sua competência como médico. A pergunta que se tem que fazer agora é: por que ele não concorreria? Pois as condições estão todas postas.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Incrível como os políticos amam e detestam a imprensa. Nos adoram, quando precisam. Nos odeiam, quando criticamos ou veiculamos algo. A coerência passa longe deles. E a atitude do deputado Cherini em tentar calar o Tonho Crocco e seu rap, demonstram que o sonho da maioria deles é censurar seus críticos.
VEM, UFSM
Hoje é dia de audiência pública na sede do MP. Todos lá. Muito embora como dito aqui, há uns dois meses atrás, embora contestado, o MEC opinará em favor da extensão e Tarso fará o anúncio oficial, em sua vinda a cidade, como escrevemos à duas semanas atrás.
OS PAIS DA CRIANÇA
Claro que a colaboração de todos é importante para a vinda da UFSM. Mas para refrescar a memória, o projeto em si é devido à confraria do Eládio, a disposição pessoal do GG e ao projeto petista nacional, em favor da educação pública.



O SAPO E O ESCORPIÃO
Não acredito em traição do Neiron para com GG, em relação äs eleições em 2012. O prefeito brigou com todos por uma coligação com os petistas e salvou o partido do ostracismo. Cristão como é, jamais o atual secretário coligar-se-ia com o maior inimigo do prefeito, que se chama Marlon Santos, em detrimento ao prefeito.
FUTEBOL
Incrível como Gremio e Inter, passados seis meses de competição, sequer possuem um técnico que seja da convicção de ambos. Roth está no Grêmio para salvá-lo do rebaixamento. E o Inter, sequer apresentou um nome até agora. É afalta de planejamento e convicção
CORRUPÇÃO
Culpam apenas os políticos pela corrupção. Ledo engano. A sociedade é quem é corrupta. Vejam o futebol, por exemplo. Clubes afundados em dívidas, e dirigentes e CBF, cada vez mais ricos. A corrupção está solta, independentemente do setor. O remédio para isso é educação e endurecimento na legislação.
SACOLINHAS PLÁSTICAS
É sempre meritória a discussão, quando o foco é meio ambiente. Mas substituir plástico pelo papel, em nada contribui. A lei aprovada, portanto, na prática , tende a ser ineficaz. Aliás, a título de contribuição, na Europa, começa-se a utilizar as sacolas biodegradáveis. O que precisamos fazer é educar melhor as pessoas sobre como descartar seus resíduos. Que aumenta, proporcionalmente, a inclusão social.


Nenhum comentário: