segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

Qual o papel da esquerda?
Nunca pensei que presenciaria um debate político onde a discussão da esquerda passasse apenas por nomes. Mas por aqui parece ter se tornado uma prática. O PT apresenta Neiron, que até o jeito de se vestir mudou para tentar agradar a quem hoje serve, que são os latifundiários, pois como secretário do Interior sua preocupação tem sido esta: manter as estradas em ordem. O PSB, hoje, tem no comando Trojahn, um empresário defensor do liberalismo econômico e que até hoje só entrou em sindicatos como representante dos patrões. E o PDT... Bem, esse sequer sabe qual a sua ideologia, o que e a quem defende. Eu gostaria de ver figuras como a Mariana, que hoje é uma líder da juventude, assumindo um papel de maior protagonismo e, em especial, liderando o debate. Ser do PT ou do PSB ou de qualquer outro partido não significa ser de esquerda. É preciso um discurso de mudança. Senão será eleito e servirá apenas de instrumento da elite “pensante” e dominante do local. Ainda espero ouvir propostas nesse sentido. Defender a UFSM não é ser de esquerda. Nem defender a Corsan, muito menos. É preciso mais e muito mais indignação. Pois a nossa juventude está atenta e já emite sinais de muita preocupação.

Oscar
Como dito aqui anteriormente, o vereador Oscar preferiu não ser o protagonista de uma eleição, e sim o de assumir um papel de coadjuvante. Voltar para a rádio significa, antes de tudo, rasgar tudo o que escreveu e disse e passa a ser a partir de agora massa de manobra do PP. Cobrem-me depois.

Ulbra
Infelizmente, presenciamos a crônica de uma morte anunciada. Tanto o leilão, como qualquer alternativa torna a unidade daqui cada vez mais fraca. E o que é pior, leva o patrimônio, que já foi cachoeirense, todinho embora. Machadão, Celso Martins, Gil e tantos outros, 15 anos depois, passam a ter a razão. É o tempo. Senhor da história.

FHC
Quem critica, elogia também. O ex-presidente foi muito sensato e muito oportuno em convocar o seu partido a apoiar as ações de Dilma no combate à corrupção. Antes de tudo, apoiará a democracia.

Balde de água fria?
Não, que nada. A posição do reitor da UFSM é muito sensata. A expansão é um processo lento e que precisa vencer instâncias. Só o que me preocupa, no entanto, pelo que entendi, é que teremos que apresentar a área de ocupação para a aprovação.

Apenas uma dúvida
Comitiva que foi a Brasília para presenciar o anúncio da presidenta tirou fotos com todos os deputados. Por que será que se esquivou de JOG? Ele não foi importante para abrir as portas do Ministério da Educação? Ou agora não serve mais?

Marlon
É muito significativa para a nossa cidade a presença de Marlon (PDT) no parlamento gaúcho. Ex-vereador, ex-prefeito e sendo deputado pela segunda vez, cabe a ele nesse momento a tarefa importante de ser um representante da cidade no parlamento e no governo. Por isso, desiste de concorrer a prefeito para não desistir da sua cidade.

Exame da Ordem
Olha, quem me conhece sabe que já fui contra o Exame da Ordem. Hoje, tornei-me um defensor ferrenho. E nada tem a ver com reserva de mercado. É com despreparo mesmo. Nossos cursos hoje em nada preparam para a advocacia. São meramente teóricos. Roda muita gente? Sim. A mesma quantidade que roda em concursos públicos. Ou isso ou o caos!

Segunda Divisão
Odone é um dos piores presidentes que já passou pelo Grêmio. Digo isso com a indignação de quem votou nele. De tanto exaltar a Batalha dos Aflitos, parece que é para lá que nós vamos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Meus parabéns pela tópico " Massa de Manobra do PP"
O que tu espera de um pessoa ( Sartório ou Dr Stive) , que se vende a cada governo, visando somente se beneficiar