terça-feira, 5 de julho de 2011

COLUNA DE SEGUNDA NO JORNAL DO POVO

AGUA NÃO É MERCADORIA
Comparar água com telefone ou energia elétrica, é de um desconhecimento monstruoso. Água é fonte de vida. Não vivemos sem ela. Nunca. Só a vida na terra porque existe água. Não podemos querer transformá-la em uma mercadoria. Mas é exatamente isso que faremos, quando entregarmos a sua exploração e distribuição, a iniciativa privada.

TUITAÇO DA ÁGUA
A luta pelo controle da água pública, que aqui no JP, ao menos publicamente, conta com esse escriba e com o Leandro Cruz, colunista de domingo, como participantes do movimento, estourou o twitter na sexta. A participação dos jovens cachoeirenses foi maciça e contou também com o entusiasmo do PT, capitaneado pela Mariana Carlos, pelo PR com o Oscar Sartório e do PV, com o Eduardo Willig, que deram RT em inúmeras mensagens.

PREÇO DA ÁGUA
Iludem-se aqueles que defendem a “privatização”, pensando apenas na tarifa de água. A partir do controle privado e a água se tornando uma commoditye ( preço internacional), não serão os caboclos aqui que determinarão o seu preço e sim o mercado. Ou acham que cláusulas contratuais garantirão os preços?

VOCE SABIA QUE...
• Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água.
• Apenas 1% da água da Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo.
• A água potável salva mais vidas que todas as instituições médicas do mundo: segundo a ONU, a água contaminada causa 80% das doenças do planeta.
• Pelas bacias do Amazonas, Orinoco, São Francisco, Paraná, Paraguai e Magdalena corre 30% da água superficial da Terra.
VÍGILIA DO CANTO GAÚCHO
Não entendo a antipatia de alguns segmentos do governo municipal em relação ao nativismo. Faz-se uma polêmica com os carnavalescos, desnecessariamente. Desde o início de seu governo, procuraram rivalizar o carnaval com a vigília. Manifestações culturais precisam ser apoiadas pelos governos. E aí não se fala em custo e sim em investimento. Errou feio o GG.
MAIS UM ESCÂNDALO EM BRASÍLIA
Está com as horas contadas o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, depois da publicização do escândalo sobre o superfaturamento das obras rodoviárias e ferroviárias. Na verdade, é mais um ministro de Lula que cai diante do fogo amigo de Dilma. E ainda tem mais.
JULINHO CAMARGO
Grêmio resolveu apostar em um treinador jovem, para ocupar o lugar do ídolo Renato, que foi “saído” do clube pelo Presidente Paulo Odone. O novo treinador conhece futebol, mas precisará do amparo da direção de futebol, para colocar a casa em ordem e mexer com alguns “imexíveis”. Vamos torcer que dê certo.
ITAMAR FRANCO
Foi um político polêmico. Quase um Jânio Quadros. Foi pai do Real porque teve a inteligência de não prejudicar o plano montado por FHC e seus assessores. A sua grande qualidade e o seu legado maior, foi a sua honradez. Político decente e honesto. Perdemos, antes de tudo, um exemplo.
OPERAÇÃO PÃO DE AÇUCAR
Votei na Dilma e isso é público. Gosto de seu jeito de durona e de gestora pública. Agora se permitir que o BNDES patrocine a criação de um oligopólio no setor atacadista, retirarei todos os elogios. Claro que ela pouco se importa com isso. Mas eu me importo.
CASO STRAUSS-KHAN
Eis aí mais um grande motivo para termos muito cuidado com o Estado-Policial e a mídia sensacionalista. Acusado de estuprador, perdeu um dos mais importantes cargos do mundo, foi preso e só saiu depois de pagar uma fiança bilionária. Só agora, no entanto, meses depois, descobre-se que a acusadora não era um anjo inocente. E quem vai pagar por todo o estrago na imagem pública desse senhor?
JUVENTUDE
É bonito ver as rebeliões assolando os países e sendo liderados por nossos jovens. No Brasil, começamos timidamente com as marchas e os tuitaços. Está mais do que na hora de nossos governantes, perceberem que é preciso dar mais atenção aqueles que querem fazer acontecer. E não é prometendo escolas, ou parques esportivos que calarão a nossa juventude.

Nenhum comentário: