segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Coluna de Segunda no Jornal do Povo



O que esperar do PT?

Tenho absoluta certeza que no governo petista de Neiron e Mariana não faltará honestidade, transparência e respeito à crítica. Essa é antes de tudo uma característica deles. O que tenho notado e muitas pessoas também comentam, é que o governo parece já nascer velho. A transição antecipada tem feito que Neiron passe a responder por problemas do atual governo, nos quais ele, em tese, não possui nenhuma ingerência. Como no caso do plantão do SUS. Isso não é bom. Essa exposição desmedida e essa ânsia em assumir e apresentar soluções importa, necessariamente, em ter que dar continuidade a um governo que terminou em outubro de 2011, quando GG disse que não concorreria à reeleição. Quando chegar janeiro, não teremos nada de novo. Apenas um GG II. E isso fica cada vez mais evidente quando o prefeito, inteligentemente, repassa os problemas para os “novos administradores”. Erra, novamente, o prefeito eleito. Ainda mais quando permite que um quadro importante seu assuma cargo de CC em final de governo. Salvo se pretende continuar com tudo o que está aí.
Mariana
Tenho uma expectativa muito grande em relação a ela. É, em minha opinião, o melhor quadro petista. E a vitória nas eleições passou e muito pelo seu nome. Muito pelo fato de ser mulher, mas também pelo seu trabalho de base. Vai longe! E sempre com a minha torcida.
UPA
Até agora, onde houve sua instalação, apenas gerou problemas. Em Vacaria, por exemplo, onde meu irmão por lá trabalhou na sua implantação, a crise é permanente. Assim como em POA, na zona norte. Portanto, não se espere muito...
Voluntarismo
Essa do GG e de seu filho se disporem a fazer trabalho voluntário na UPA foi de doer. Saúde é coisa séria. E não se admite amadorismos. O certo é que Neiron não precisa desse fantasma lhe assombrando.
Saúde
Inicia-se a resolução dos problemas com trabalho de base. E o primeiro passo é remunerar decentemente os médicos. Só assim os atrairemos para a nossa cidade. O segundo é evitar que o paciente percorra três vezes o sistema. Isso se faz com informatização. E a médio prazo.
Lixo
Tenho expectativa positiva nesse item. Por certo, teremos enfim um plano municipal de resíduos, que implicará por certo em economia aos cofres públicos. E que a parceria com os catadores seja ampliada e melhor sistematizada.
Transporte coletivo
Esse será o grande nó da nova administração. Já em 2013 precisará notificar a TNSG de sua intenção em licitar. Isso todos fariam. Tenho curiosidade em saber de que forma isso será feito e qual o modelo que irão apresentar. Não vejo nos quadros atuais gente capacitada para tal. E se errarem, a discussão judicial será interminável.
Agricultura
Esperamos e muito desse governo, nesse ponto. E espero uma atenção especial aos novos segmentos que surgem, em especial à fruticultura. Diversificar e propor alternativas são uma tarefa importante no processo.
Alerta
Verbas federais sempre dependem de contrapartida. E parem de falar em setor de projetos. Isso é uma falácia. O que se precisa é uma política de projetos, comandada por um secretário de planejamento decente. Só assim os recursos virão. Sejam dos ministérios ou de emendas parlamentares.
Governança
Se quiser inovar, realmente, seria importante criar uma nova secretaria gerenciadora dos programas de governo. Um gabinete de gestão, com caráter multidisciplinar facilitaria e muito o acompanhamento de todas as metas traçadas.
Legislativo
Por fim, espero que a relação seja ética e transparente. E que a base seja conquistada de forma programática. Isso se faz com o ingresso dos partidos no governo. E não com simples troca de favores.

Nenhum comentário: