segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA -FEIRA NO JP

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Incrível como nós cachoeirenses somos obrigados a conviver com políticos que não entendem ou não compreendem o que é fazer política com seriedade. Primeiro, foi o suplente a deputado estadual, bancando o espertalhão e emparedando GG via jornal, tentando provocar uma audiência, para safar-se de uma possível condenação criminal. Depois GG, que infantilmente recusou publicamente receber um cidadão cachoeirense. Bastava aceitar, que ele não iria aparecer. E se aparecesse que o encaminhasse a um secretário, disposto a ouvir as suas contribuições. Se é que haveria alguma. Só conseguiram até agora, angariar mais antipatias. Cada vez mais convenço que eles nada mais são do que folclóricos, para não usar outro adjetivo. E eu, um perfeito idiota, porque como leitor e eleitor, sou obrigado a conviver com isso. Mesmo não querendo. Mas este é o preço alto da democracia....

CALÇADÃO
Será que entendi bem? Basta os empresários da rua sete quererem e o calçadão sairá? Mas de quem é a rua? De meia dúzia ou da comunidade? E o estatuto da cidade, não se aplica no presente caso? Sem audiência pública e debate, o calçadão pode virar uma pendenga judicial. Viramos de vez, uma sucupira de verdade.

UERGS
A terceira melhor universidade do estado recebeu um duro golpe na semana que passou. Foi informada que suas verbas serão diminuídas. Pergunto: e o Reitor que apostou todas as suas fichas, na vontade política do governo petista? Por aqui, na unidade, o silêncio dos ausentes. Com a palavra, o PT local. Ou será que só esse escriba irá se manifestar?

CAPS
Essa coluna, a do Armando e o JP em geral, muito lutou pela implantação do CAPS. E por isso, senti orgulho da matéria feita , salientando o excelente trabalho desenvolvido por lá. Vai agora um alerta. Como o local funciona nos dois turnos, à tarde o calor é senegalesco. Poderiam colocar para os usuários deste serviço, um ar-condicionado ou ao menos ventiladores de teto. Não é luxo. É necessidade, mesmo. Até porque as terapias de grupo, acontecem a tarde, e o número excessivo de pessoas aumenta ainda mais o calor no local.

PP
É dado como certa a candidatura de Pipa Germanos, para prefeito, nas próximas eleições. JOG já estaria convencido, que seu primo, pode sim, vencer o pleito, se vier a morar em Cachoeira novamente. É esperar para ver. Especula-se, nos bastidores, que Oscar Sartório seria o seu vice. Aguardemos.

PENSÃO PARA EX-GOVERNADORES
Claro que é um absurdo. Assim como a dos desembargadores, que entram pelo quinto constitucional e muitas vezes por lá trabalham cinco anos. Ou dos conselheiros do TCE. Ou dos Juizes e Promotores, afastados dos cargos. Ou dos Tribunais Superiores que rasgaram a Constituição e continuam recebendo a integralidade dos vencimentos. Acho que a medida deve atingir a todos. No entanto, falta coragem para debater e propor. Fica mais fácil, atingir apenas os políticos.


BR-116
Cuidado, porque a rodovia só está inteiramente duplicada, em solo gaúcho. Para o lado de SC, ainda tem muito chão para ser construído.

DILMA
Estou gostando muito do jeito de administrar de Dilma. Sem alardes. Sem manchetes. Age com sobriedade procurando acomodar as coisas e reinventando um novo jeito de colocar em prática tudo aquilo que Lula, de bom nos deixou. Por enquanto, tenho muito orgulho de nela ter votado.

O QUE NOS ESPERA?
Será que seremos obrigados, em 2012, a ouvir a cantilena populista de nossos políticos, de sempre? Ou algum fato novo irá surgir? O quadro que se avizinha é sombrio, e dos nomes postos, me arrisco a apostar em apenas um e dependendo de seus parceiros.

INTOLERÂNCIA
Serra nos deixou um péssimo legado: a intolerância. Quando usou o aborto, para atingir Dilma, o ex-governador propiciou a instalação de um clima de beligerância, que se acentua, em nosso país, dia a dia. Isso é péssimo. Misturar religião com política dá nisso. E a culpa, é nossa, da imprensa, quando criamos factóides sobre estes temas.

BBB
È um sucesso financeiro, de audiência e de tudo, no plano midiático. Mas é um péssimo exemplo de ética, de cidadania e de respeito ao princípio da dignidade humana e dos valores fundamentais. É o lixo do lixo.

Nenhum comentário: