domingo, 6 de junho de 2010

ELEIÇÕES NA UERGS

Recebi, agora há pouco, mensagem das candiata a reitora e vice na eleição da UERGS, professoras Ana Accorsi e Carla Bocchese, que integram a CHAPA 2. Mais detalhes voces encontram no blog www.anacarlauergs.blogspot.com

A chapa 2 – Unidade na Diversidade – preconiza o pluralismo de idéias, as relações democráticas e o fortalecimento acadêmico, administrativo e jurídico da instituição em busca da garantia da qualidade.
O pluralismo político é um dos princípios fundamentais do país, encontrando-se no Título I, inciso V, da Constituição Federal de 1988.
O pluralismo é a possibilidade e a garantida da existência de várias opiniões e idéias e o respeito por cada uma delas. Com base no Estado democrático de direito, entende-se que a sociedade seja formada por vários grupos distintos, e, deste modo, por vários centros de poder em diferentes setores.
Em uma sociedade plural, necessariamente, os diversos grupos devem ter convicção e reconhecer os contrastes existentes entre eles, buscando, dentro de um sistema e ambiente democrático, soluções que levem à superação desses conflitos e, conseqüentemente, atendam aos interesses do maior número possível de pessoas.
O princípio fundamental da pluralidade busca assegurar a liberdade de expressão, manifestação de opinião, garantindo-se a participação de todos na formação e manutenção das relações democráticas.
A tolerância aos posicionamentos dos demais grupos é característica essencial de uma sociedade pluralista.
A verdadeira vida acadêmica, numa Universidade maiúscula, assenta-se solidamente neste princípio da pluralidade. Só é possível construir um universo de cultura, de ciência, de conhecimento e de saber com a garantia da coexistência de várias idéias, opiniões, visões científicas, posicionamentos políticos, relações sociais.
Essa é a UERGS que queremos. Essa é a UERGS que vamos fazer juntos.
Basta da partidarização das idéias e do conhecimento! Basta da tentativa de aparelhamento da universidade! Basta de idéias requentadas e prontas! Basta de discursos repetidos e respostas memorizadas sem ação concreta!! Basta do maniqueísmo: quem pensa diferente de mim está errado! Basta de perseguições ideológico-políticas!
Essa é a UERGS da qual estamos fartos! Essa é a UERGS que não queremos mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo!
É ANA E CARLA DESSA VEZ! VIDA À DIREITA!