segunda-feira, 7 de junho de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Sou apaixonado pelo Fórum do Leitor. Além de ser um canal importante para a manifestação dos leitores, oportuniza aos colunistas o debate com os internautas. Sei que alguns não gostam dessa interatividade. Eu procuro respeitar isso. Na coluna de hoje, por exemplo, estou colocado tópico sugerido pelo Marco Lisboa. O fórum nos permite ficar ligados às demandas e as opiniões de nossos leitores. Eu particularmente, as reviso diuturnamente em razão deste debate franco e até dialético que realizamos naquele espaço. Vida longa ao Fórum do Leitor e ao JP, que inovou e oportunizou a construção de um jornalismo crítico e mais independente.

PERGUNTINHA
Onde estão os ferrenhos defensores da restauração da casa da aldeia e que empunharam bandeirinhas para elegerem GG, tido como o último bastião da cultura cachoeirense contra a barbárie que estava no paço?

FORD
1. Nos idos da crise entre RS e Ford, escrevi um artigo para o JP. Fui surrado, literalmente. Nele defendia a tese que houve o rompimento político do contrato por parte do governo. Mas que juridicamente, quem rompeu foi à montadora e que a mesma deveria devolver o dinheiro “surrupiado”.
2. Na semana que passou, sentença nesse sentido deu ganho de causa para o estado. Nada mudou. Perdemos a Ford. Recuperaremos quase R$ 200 milhões. Mas uma coisa é certa: que teve o dedo de FHC e de ACM no episódio, para prejudicar o PT e a nós gaúchos, todos sabemos. E é o que interessa.

ENEM e UERGS
Quem fez o ENEM em 2009 tem a oportunidade de se inscrever de 10 a 14 de junho e disputar 55 vagas para estudar na nossa unidade. O ingresso será agora em agosto. As inscrições serão feitas pela internet. Mais informações pelo fone 3724 0453 ou direto na rua sete de setembro, na sede da UERGS.

CASA DA ALDEIA
Grupo significativo e representativo de pessoas contrárias à renovação com a CORSAN, deverá ingressar com Ação Popular assim que o Prefeito assinar o novo contrato. Usarão como tese o parecer do MP na ação que tramita na justiça cachoeirense.

CIDADE ABANDONADA?
Parece que não adiantou a troca de secretário. A cidade está literalmente esburacada e às escuras. E não é minha a constatação. E sim de um amigo investidor (ou ex), que esteve aqui nesse feriado e ficou horrorizado com a situação caótica do centro e dos bairros de nossa cidade.

VEREADORES
A falta de efetividade da oposição câmara de vereadores justifica a necessidade premente da ação do MP local nos problemas da cidade. Alertei aqui sobre o Lixão, por exemplo. O que nossos edis fizeram? Nada. Silentes. Continuam discutindo o óbvio. Depois reclamam...

CENTRO DE ONCOLOGIA
Nosso querido HCB precisa da comunidade. A criação do centro depende de doações. Quem quiser contribuir com o Centro Regional de Oncologia deve depositar qualquer quantia na conta número 24273-0 do Banco do Brasil (agência 0042-6). Outra forma de ajudar é aderir à campanha HCB Melhor (doação voluntária via conta de energia elétrica).

MEIO AMBIENTE
Não há aquecimento global nem mudanças climáticas, simploriamente falando. O clima na terra sempre sofreu mutações, sempre foi estranho e sempre é imprevisível (a curto espaço de tempo). Sabemos que há períodos glaciais e há períodos inter-glaciais. Também sabemos que durante estes períodos há resfriamentos e aquecimentos naturais que advém da natureza. O que há de novidade? É o lucro na pesquisa e na venda dos produtos dessas pesquisas para interesses privados.

VERDADE OU MENTIRA?
São fortes os boatos dando conta que a ida de Ana Margarete para o gabinete é a senha para a saída da Secretária Dulce. E não é porque a Dulce esteja fazendo um mau trabalho. Mas é porque um “empresário” teria pedido o cargo para um familiar, em troca de investir em Cachoeira do Sul. O certo é que GG está relutando. E não revelo os nomes nem na justiça...

AES/SUL
Ué, descobriram e enterraram o esqueleto sem exumação? Ou o factóide não colou? Vai uma dica: existem ainda outros processos que nunca mais ouvi falar.

Nenhum comentário: