segunda-feira, 21 de junho de 2010

COLUNA NO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Não tem como comparar a humildade de Lula com a arrogância acadêmica de FHC. E estou falando de marketing político. Sei que o segundo fundou as bases da economia, mas o brasileiro não quer nem saber. Nesse cenário, Dilma leva uma grande vantagem sobre Serra, que bem ou mal precisa esconder-se do estigma que o PT impregnou no ex-presidente. Certo é que Marina será o fiel da balança. Se obtiver uma boa votação, teremos segundo turno. Caso contrário, a eleição se decide no primeiro turno e aí as chances de Dilma são muito grandes.

Piadinha
O anúncio de que o PPS indicaria o vice de Yeda se deu no velório do ex-deputado Bernardo de Souza. Estava lá e presenciei os bastidores. Ex-arenistas do alto escalão me disseram que o local para a publicização não poderia ser mais apropriado... É esperar para ver.

Blog do Josias de Souza

>> Coisas que o PT do Maranhão não precisa mais fazer:

1. Lembrar que Lula já chamou Sarney de ladrão.

2. Vestir a camiseta de Che Guevara.

3. Cultivar a barba.

4. Ler Neruda.

5. Honrar pai e mãe.

>> Coisas que o PT do Maranhão é obrigado a fazer:

1. Rezar pelos Sarney antes de dormir.

2. Procurar uma camiseta da Roseana.

3. Aderir ao bigode.

4. Ler "Marimbondos de fogo".

5. Honrar pai, mãe, tios, tias, sobrinhos, sobrinhas, filhos, filhas, netos, netas, namoradas dos netos e namorados das netas com cargos públicos.

Tiro no pé de Yeda

Articulação tucana em ter o PPS como vice pode ser um tiro no pé. Se tiver alguém do PP de vice, não lhe garantiria o apoio integral do partido, ao alijá-lo deixa-os descompromissados, e exatamente como eles queriam. E isso não interessa para Yeda, que precisa das bases pepistas.

PT e GG
Foi só o Neiron ameaçar que voltaria para a Câmara e o PT abandonaria o governo e o prefeito resolveu manter tudo como está na central de projetos, que até onde se sabe funciona bem. GG tem um medo danado de ter uma oposição mais qualificada na Câmara. E fonte me confidenciou que o PT aumentará ainda mais a sua participação.

Tonet
Muito criticado por alguns setores, o secretário Tonet demonstrou que GG errou ao não priorizá-lo junto ao governo. Foi só sair de lá e as crises começaram a pipocar. A próxima é a passagem meteórica de Oscar Sartório para a oposição, já que o mesmo não goza de prestígio com os novos “conselheiros” do prefeito.

Ficamos mais pobres
Perdemos dois grandes homens. Primeiro foi Bernardo de Souza, político brilhante, honesto e decente. Daqueles que orgulhavam os seus pares e todos aqueles que da política gostam. Depois Saramago. Escritor português, comunista e antes de tudo um brilhante ensaísta e romancista. Foi um homem lúcido e corajoso. Um sujeito muito à frente de seu tempo. Por certo, o mundo em-burreceu um pouco mais.

O pior da Copa do Mundo
As vuvuzelas são muito chatas e pelo que se percebe atrapalham os jogos, embora sejam as novidades desta copa que sempre será lembrada também por elas. Mas, mais chato ainda é a narração do Galvão Bueno. Com três comentaristas por jogo, mesmo assim ele consegue só ele narrar, comentar e achin-calhar com o Arnaldo. Tem passado em muito dos limites toleráveis. E não é a toa que o “cala boca, Galvão” se popularizou.

Carvão
Outro assunto chato, esse o do carvão. Pelo que tenho acompanhado ao longo de uma década de CTSul, a nova usina anunciada levaria ao menos mais uma década. E só mais uma coisa: entraremos de vez para a rota das cidades mais poluídas. E não adianta contestar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desenvolvimento é assunto chato. Essa de cidade poluida é o Sr só pode estar brincando> então vamos terminar com os carros, onibus, motos, caminhões etc. Juntos poluem mais que qualquer usina. Com lavouras etc etc è por estas e outras que o anuncio veio de cima para baixo. Ninguem nesta cidade sabia, pois se não não vinga