segunda-feira, 14 de junho de 2010

COLUNA DO JORNAL DO POVO

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
GG está embretado politicamente. Com uma bancada de vereadores muito fraca, começa a ter dificuldades na sua interlocução com a comunidade. Tem em Oscar Sartório(PR)o seu grande líder e apoiador. Só que o vereador já disse que quer a reeleição como Presidente da Câmara. E passará, gradativamente para a oposição. Como contornar isso? Tentando uma costura política, como a arquitetada por Tonet(PMDB) no final do ano passado e que permita puxar o vereador para a Secretaria da Saúde, que é a única que ele aceita. Ou isso, ou GG passará a conviver com o inferno das CPIs. E matéria para isso não falta. A começar pela CORSAN.

PERGUNTINHA
Por que até o momento, Tonet(PMDB) não se manifestou sobre a propalada crise no setor de projetos? Será que ele foi consultado sobre a saída e nova indicação?

FENARROZ
Se tivesse direito a voto e se a feira manterá os padrões atuais, o meu candidato seria o J.R.Tavares. Que talvez não possa ser por razões funcionais. Mas se a idéia é dar uma guinada de 180º, sugeriria o nome de empresários do setor, como Astor Wallauer, ou quem sabe profissionais do marketing como Willi Hass ou Ricardo Hoffmann.

MORTALIDADE INFANTIL
Há exatos trinta dias atrás, coloquei um tópico sobre a mortalidade infantil. Ninguém deu bola. Pois bem, morreu mais uma criança. Estamos com oito mortes em cinco meses e meio. E o GG não fala nada em tirar a Jaqueline. Ops, não é mais ela. É um médico o secretário e o prefeito.

FICHA LIMPA
Lei inconstitucional, demagógica e que diz em letras garrafais que nós não sabemos escolher nossos representantes já vigorará para essas eleições. Bom para todos nós Advogados, especializados em Direito Eleitoral. Teremos trabalho e clientes de sobra, enquanto o eleitor é mais uma vez ludibriado.

NÚMERO DE VEREADORES
Atuais vereadores, em sua maioria, são contra o aumento de cadeiras. É um erro. Para eles, porque a maioria não se reelegerá. Para nós, porque continuaremos reféns de políticos assistencialistas e que não representam à maioria da sociedade.

LIXÃO
E segue a sina do Lixão. GG deve estrear em breve, em audiências junto a quarta câmara do TJ. Depois é só começar a separar parte do patrimônio, para ressarcir ao erário público. É a conseqüência do ato inconseqüente de retomar o despejo de resíduos sólidos no ex-aterro (irrecuperável) sanitário. Condenado, ficará inelegível. E é rápido.

QUIOSQUES
No governo passado, o MP insistentemente disse que os quiosques abandonados da praça José Bonifácio só poderiam ser ocupados por meio de licitação. O governo atual deu um destino a eles. Que eu saiba nenhuma licitação foi realizada. Ficará por isso mesmo? Ou mudou-se de entendimento?

TRAPALHADAS ELEITORAIS
Serra(PSDB) definitivamente é o mais bem preparado dos candidatos. Mas para governar e não para fazer política. Quem votará num candidato que não consegue sequer um vice? Mas parece que terá como consorte o Aleluia(DEM). Nome sugestivo, para um candidato que os anjos de cima, já o chamam.

RS
Por aqui as coisas começam a se definir. Yeda(PSDB) optou por um vice discreto e que não lhe alavancará a sua candidatura. Mas conta com Serra (PSDB). Fogaça (PMDB), cansado e em cima do muro, perde a cada dia, a chance de novos apoios. E o que é pior: sem candidato a presidente. E Tarso (PT), ao contrário, conquista aliados e tem uma candidata favorita para vencer. Só falta agora a “neutralidade” do PTB. Com isso a eleição ficará como o “diabo gosta”. E se Dilma (PT) ganhar no primeiro turno, Tarso passa a ser favorito no segundo.

RIGOTTO
Que já perdeu uma eleição por ficar em cima do muro, se bancar o esperto, apóia Dilma (PT) e com isso conquista a simpatia e o segundo voto dos eleitores de Paulo Paim. Senão, Ana Amélia (PP) irá lhe patrolar.

PDT
Irritados com Marlon Santos (PDT) e com muitos pedetistas apoiando a candidatura de João Luis Vargas(PDT), o partido prepara seu desembarque no governo GG. Francisco Bastos e Paulo Salomão são os nomes mais cotados.

Um comentário:

Anônimo disse...

senhor julio, não tem novidade na questão lei afro, o tj deu findo em março e até agora já veio o resultado do parecer do tce, investiga para os aprovados pela classificação geral. e o ministerio publico não vai se manifestar??? será que os aprovados vão ter que ter outra atitude mais agressiva nesse caso. fico grato pela informação.