segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COLUNA JORNAL DO POVO

FRASE DA SEMANA
"Se a oposição reclama do filme dobre Lula, por que não faz um sobre FHC?” Ricardo Berzoini, Presidente do PT, na estréia do filme Lula, o filho do Brasil.

POLÊMICA
Se os vereadores aprovarem a renovação de um contrato sem licitação com a CORSAN, serão punidos civil e criminalmente junto com GG, se o mesmo for condenado por improbidade administrativa?

FABINHO
Perdemos um grande cachoeirense. Amigo, discreto e com um trabalho voluntário junto ao HCB, emocionante. Vamos ficando cada vez mais com menos amigos e companheiros. Fiquei sabendo de seu falecimento em POA. Não consegui chegar a tempo para uma despedida. Mas ficam aqui meus votos de profundo pesar a família e a certeza que meu querido amigo estará junto de Deus e orando por nossa cidade.

DITADORES
Lula tem uma quedinha por ditadores. Podendo, recebe um deles. O Presidente do Irã, no entanto, suplanta a todos os outros. Recebê-lo em nosso país, é uma mancha em seu currículo.

CORSAN
Aposto um refrigerante como a Câmara vai segurar o que puder a aprovação do contrato com a CORSAN. Até porque ninguém é insano de chancelar ilegalidades. Aliás, GG nem precisaria disso. O contrato vigente foi assinado ao apagar das luzes do governo Pipa e a Câmara sequer foi consultada. Portanto, em tese, se o primeiro é válido e esse traz vantagens a todos nós, não precisa de autorização legislativa. O executivo, ao que parece, não quer bancar sozinho.

ELEIÇÕES ESTADUAIS
A briga será de bugio grande. Mas tudo depende de Fogaça. Ele esperava que PDT, PTB e DEM organizassem uma comitiva e implorassem por sua candidatura. Isso não irá ocorrer. E o PMDB já não tem mais plano B. Rigotto não quer mais. PP está com Yeda e PT, mais uma vez isolado. Está ficando como o “diabo gosta”.

LIBERAIS
O liberalismo no Brasil fracassou no dia em que acharam que a economia de mercado deveria sem ampla, total e irrestrita e o estado deveria desaparecer dos olhos do cidadão. Queriam vender tudo para a iniciativa privada. Em um país, com um déficit social abismal não podemos prescindir da atuação do estado na saúde, na educação e na assistência social.

INTERIOR
Parece que GG terá que comprar um helicóptero se quiser transitar pelo interior. E por dois motivos: o primeiro é que as estradas estão intransitáveis; e o segundo motivo é que se conseguir por uma benção trafegar terá que explicar para seus milhares de eleitores porque não cumpriu a promessa de campanha de que para o interior bastava vontade política.

FAIXA ESPECIAL
• Valdocir seria expulso do PSDB se não votasse em Balardin. Não vai arriscar.
• Figueiró e Bala são muito mais articulados do que o governo. Eleição na Câmara não se ganha com papinhos e choppinhos. GG vai perder de novo.
• JOG arrumou um milhão para o HCB. E prometeu mais um milhão por ano de mandato.
• Yeda deu uma legítima sinuca de bico nos radicais do CPERGS.
• Sempre disse que mexer na Praça José Bonifácio, sem projeto, tornaria a mesma ainda pior.
• Acho que o Grêmio deveria manter Rospide. Conhece o grupo e entende de futebol tanto quanto Adilson. E é muito mais barato.
• Quero agradecer aos leitores pelos comentários no Fórum e pelos e-mails que recebo. Isso é bom e nos ajuda a manter o prumo.
• O GRANDE DEBATE vai ao ar amanhã, as 8 h na 1520 kW.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Não vi e não vou ver o filme sobre Lula. Não por preconceito. Não gosto deste tipo de narrativa. O Presidente é sim o maior político de todos os tempos. É sábio e inteligente. Muito inteligente. Tinha tudo para um terceiro mandato. Não quis. Entrou e sairá nos braços do povo. O filme é apenas mais um ingrediente na construção de um mito. Servirá para uma campanha subliminar nos eleitores. Se Dilma ganhar, ele ganha. Se Dilma perder, ele ganha também. O ego de Lula é maior que o Brasil e muito maior do que o do FHC. Que, aliás, está morrendo de inveja. Escreveu inúmeros livros e Lula nenhum. Mas nunca terá um filme. Para que tudo isso? Porque os políticos precisam da alma do povo para viver. E longe dele, morrem aos poucos. Assim como os artistas, que não conseguem viver longe das luzes do palco.

Nenhum comentário: