segunda-feira, 2 de novembro de 2009

COLUNA JORNAL DO POVO

FRASE DA SEMANA
"Não vamos esmorecer na nossa crença de que jornalismo é algo que se faz com espírito crítico, fiscalizando o poder." (Mino Carta, Jornalista)

POLÊMICA DA SEMANA
Sem dúvida alguma, a retirada da Junta Comercial do prédio do SINDILOJAS ainda renderá notícias. Mas a pergunta que fica é: quais são as surpresas que GG nos reserva para a semana?

O FACTÓIDE SACOLÃO
Fiquei sabendo, por linhas transversas que o empresariado local não teria proposto a volta do sacolão. Apenas questionou se o vale-alimentação, em dinheiro, poderia se tornar um problema trabalhista futuro. Será que a divulgação, foi apenas um mal entendido?

SAÚDE
Tenho recebido e-mails diários reclamando de nossa saúde pública. Faltam medicamentos e médicos especialistas. Por certo que a saúde perfeita, prometida por GG na campanha, é a principal responsável pelo desencanto.

UPA ZONA NORTE
Entendo que o executivo municipal deveria priorizar o projeto do plantão da zona norte. Não que estejam descuidando. Mas torná-lo prioridade zero. Quando temos tudo bem encaminhado, tanto no Estado como na União, precisamos ficar de olhos bem abertos. Este será o grande projeto do governo e que colocará GG na história.

NOVIDADES POLÍTICAS
Grupo suprapartidário, que se reúne semanalmente em uma confraria prepara o lançamento de uma candidatura para o legislativo estadual no ano que vêm. Com a possível desistência de Marlon Santos, premido por dificuldades no TRE, entendem que até agora, nenhuma das outras candidaturas postas, apresentam viabilidade eleitoral e comprometimento com o projeto de desenvolvimento econômico e social de nossa cidade.

CARGOS EM COMISSÃO
Sempre defendi a necessidade de termos os CCs na Administração Pública. Ao contrário daqueles que hoje ocupam o paço. Só não entendia porque GG, que passa o tempo todo falando em economia, não produzia cortes mais significativos. Com apenas seis secretarias, o número de CCs é desproporcional. Mas uma fonte me confirmou que a meta será diminuir para algo em torno de oitenta. Cortes iniciariam ainda neste mês. Choradeira será grande.

TURNO ÚNICO
Com o início do “calorão” voltam os pedidos para a Prefeitura implantar o turno único. Inclusive alegaram que seria uma forma de pacificar o funcionalismo, em caso de atraso no pagamento do 13º salário. GG rechaçou a idéia e disse que esta era uma promessa de campanha. Que até agora, é a única que vem sendo cumprida.


FAIXA ESPECIAL
• Depois de Eliseu Padilha e Alceu Moreira, o próximo alvo da CPI do PT será Sérgio Zambiasi, se ele continuar flertando com outros partidos;
• Nesta semana recebi duas cartas. Ambas continham queixas sobre CCs. Já foram iniciadas as investigações. Se comprovadas, serão publicadas.
• Palocci disse que apoiará Ciro Gomes se ele for candidato ao governo de São Paulo. Ou seja, desiste da sua candidatura.
• Tucano Paulo Renato Souza, em entrevista a VEJA, defendeu a cobrança de mensalidades nas Universidades Públicas. Era só o que faltava.
• Blog (www.juliomahfus.blogspot.com) tem atingido uma média de 220 acessos diários. Obrigado a todos. Em breve, mais novidades.
• O GRANDE DEBATE vai ao ar amanhã, as 8 h na 1520 kW. Em breve, com transmissão pela internet.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Percebo que a UERGS começou a entrar novamente na pauta das discussões comunitárias. Isso é excelente. Precisamos de visibilidade. De crescimento. Foi por isso que propus que houvesse vestibular, ao menos de Administração, junto aos demais. O colegiado daqui optou por uma solução conservadora e consolidar os cursos tecnológicos. Mas o importante de tudo é que estamos no epicentro das discussões. Os cursos que aqui possuímos são de excelente qualidade. E devemos isso ao trabalho dos professores, dos agentes, dos auxiliares e em especial, dos alunos. Formamos profissionais de alto gabarito e que hoje, ocupam as principais vagas nos Mestrados e Doutorados de qualidade deste país. Portanto, pleitear novos cursos, não significa desprestigiamento dos existentes. Ao contrário. Estes servirão de paradigma, no quesito qualidade, para os que vierem. E virão. No sábado mais uma turma se forma. E podemos ter certeza que lá estarão excelentes profissionais.

Nenhum comentário: