segunda-feira, 27 de julho de 2009

COLUNA JP

COLUNA JULIO MAHFUS
jmahfus@hotmail.com

FRASE DO DIA
“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo” Eça de Queiroz.

POLÊMICA
Será que a semelhança entre Ivo Garske e Sérgio Ghignatti, não se resume apenas à profissão de médico?

DEZ PERGUNTAS AO GOVERNO GG
1) Onde foi parar a patrola roubada? 2) Qual a situação da ponte do São Lourenço? 3) É verdade que perdemos, novamente, a UFSM? 4) Com a assinatura do TAC com o MP, não será construído o Centro Administrativo? 5) Quais são as ações do gabinete, para ajudar as pessoas carentes nesses dias de frio? 6) A Secretaria de Desenvolvimento tornou-se apenas em uma assessoria de gabinete? 7) Até quando conviveremos com o “esburacamento” da Volta da Charqueada? 8) Existe alguma política municipal de atração de indústrias? 9) Está sendo “pensado” no governo, alternativas para impedir que o atraso na folha seja permanente? 10) O governo continuará insípido, inodoro e incolor até o seu final?

GOVERNO YEDA
Eu até acho que a governadora acerta em seu governo, quando ataca as questões conjunturais. Mas erra na política. Comprou briga com todos os servidores estaduais, por exemplo. Possui um secretariado fraco e formatou uma base de apoio na assembléia, baseada na ocupação de cargos. Posso estar enganado, mas pode estar fazendo com que o PSDB feche as suas portas no RS e volte para SP. Aliás, de onde nunca deveria ter saído.

CÂMARA DE VEREADORES
Vamos ver, na sessão, quem são os vereadores que terão coragem de derrubar o veto do Prefeito, envolvendo o fechamento do comércio. Espera-se, com sinceridade, que tenham vergonha na cara e mantenham sua opinião, seja favorável ou contrária, de então. Senão, que fechem de uma vez as portas.

RESTAURAÇÃO DO CASARÃO
Sou defensor da preservação do patrimônio. Mas como um governo que exonera CCs com seis meses de contrato e promete atrasar a folha de pagamento, se compromete a gastar, imediatamente, trezentos mil reais em projetos e quatro milhões de reais na restauração de um prédio? Ah, já sei. Quem vai pagar a conta é o próximo prefeito.

DEMOCRATISMO
Ser um democrata não significa que se tenha que ouvir a população para tudo. É obvio que todos querem que todos os serviços fiquem disponíveis o dia inteiro. Se vão usar é outra coisa. Isso vale para os mercados ou para qualquer outra coisa. Mas já que esta será a prática do GG, que tal ouvir a população sobre a contratação de CCs, distribuição de FGs e a contratação sem critérios de RPAs?

FAIXA ESPECIAL
• Estou sonhando ou Rui Ortiz, secretário da Administração, desconhecia os contratos da sua secretaria?
• Fonte me confidenciou que iniciaram as representações, no MP, contra GG, em especial na relação dos contratos divulgados na quinta.
• Integrante do governo me contou que está cada vez mais difícil contornar as disputas por espaço entre o vice, a primeira-dama e o secretário da STAS. Aliás, todos pré-candidatos a deputado estadual.
• PP se prepara para mudanças significativas, tanto nas idéias, como em sua logística. E já está atrás de local para a sua nova sede.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
A eleição para o ano que vem promete sacudir a cidade. Embora, seja em nível estadual, pretendem alguns, anteciparem prematuramente, a eleição de 2012. O PMDB hoje possui dois pré-candidatos declarados: Ronaldo e D.Jussara, que concorrerão em faixa própria, até para ver quem será o sucessor de GG, caso este não venha a concorrer novamente. O PDT aposta em Marlon, mas este insiste em desaparecer, o que pode inviabilizá-lo eleitoralmente. Temos ainda Oscar Sartório, que nos próximos dias será convidado a ingressar em um grande partido da cidade para disputar as próximas eleições e se preparar para disputar à majoritária na próxima. Os tucanos terão Balardin, mas como sempre estarão divididos. O PP aposta em JOG. E só nele. O DEM também deverá ter um candidato local. Mas estes dois partidos estarão de olho apenas em 2010. Até porque, eleições são disputadas uma por vez. Os demais partidos ainda aguardam. Portanto, ano que vem, teremos tudo de novo. E espero que a cidade acerte em suas escolhas.

Nenhum comentário: