segunda-feira, 13 de julho de 2009

COLUNA DE HOJE NO JP

FRASE DO DIA
“Chega de bancar o bonzinho: a partir de hoje quem não estiver comigo, estará contra mim.” (Adágio Popular).

POLÊMICA DA SEMANA
Sem dúvida são as listas prontas, de cada secretaria, para demissão de pessoal. Na verdade isso aconteceria já na sexta, mas como GG não estaria na cidade, optaram por esperar até o final do mês. Mas o que mais impressionava era o clima de satisfação de alguns próceres, em realizar o que chamavam de degola. Demitir nesse momento, com apenas seis meses, significa que realmente estão lá, mas não sabem para quê,

ATRASO NA FOLHA I
Com a dita “degola” GG quer evitar o atraso no salário do funcionalismo. Desde o governo Pipa, o funcionalismo tem recebido aumentos salariais e sendo pagos religiosamente em dia. Marlon conseguiu não só dar dignidade, como proporcionou um aumento de mais de cem por cento no REFEISUL. O reajuste neste ano foi pífio, então a meta é pagar em dia.

ATRASO NA FOLHA II
É claro que justificativas existirão aos montes. Algumas são as velhas desculpas de sempre, culpando o governo anterior. Outras mais plausíveis são as diminuições dos repasses e a falta de possibilidade de carrear recursos em razão da crise mundial. Mas como sempre disse o problema não é nosso. GG está lá por que quis e se disse competente para resolver todos os problemas da cidade.

DENÚNCIA CONFIRMADA
Médicos concursados estão em estado de greve. Estão sendo vigiados por CCs para saber se estão cumprido integralmente os horários. Até aí, digamos que tudo bem. Mas, no entanto, me relataram, que alguns RPAs, apelidados de médicos-marajás, pelo alto salário pago, não estariam obrigados a cumprir integralmente a jornada, sendo que existem alguns que pouco aparecem. São os protegidos do Tadeu, dizem as más-línguas. Até parece a estória das “ovelhinhas” do Tite. Lembram? Aliás, alertei que estes contratos são irregulares e estes profissionais, no meu entendimento, junto com o ordenador de despesa, vão acabar encrencados. Escrevi na semana passada sobre isso.

YEDA
Governo Yeda está batendo todos os recordes. O placar, até ontem, apontava vinte e dois secretários exonerados. E o mais engraçado: ninguém quer mais assumir qualquer cargo. Um horror!


FAIXA ESPECIAL
• Oscar Sartório foi corajoso. Gostemos dele ou não. Mas político tem que ter posição. E assim o fez na questão dos supermercados. Parabéns pela coragem.
• Está certíssimo Dom Irineu. Não criticavam os católicos pelo fato de possuírem terrenos ociosos? Juro que não entendo mais nada.
• Lula é o maior político brasileiro de todos os tempos, pois soube aproveitar tudo aquilo que FHC fez de bom.
• Dr. Julio César Caspani tem sido muito elogiado pelos advogados da capital. Exerce como ninguém a função de Secretário Especial da Presidência da OAB. Aliás, um dos grandes políticos desta terra!
• Perguntinha que não quer calar: em uma cidade que não consegue se acabar com as filas no SUS, seremos obrigados a manter a saúde dos cachorros de rua?
• Oportunidade Legal é uma boa idéia de GG para melhorar a arrecadação. Começa amanhã.


ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Meu e-mail anda abarrotado de mensagens desaforadas, a respeito das críticas que faço a administração municipal. Não me importo. Aliás, até gosto. É sinal de que o que escrevo é lido. Aconteceu no governo do Marlon também. Mas o que mais chama a atenção é a cobrança para que me posicione contra José Otávio, em razão das notícias dos jornais. Sempre concedi e sempre concederei o benefício da dúvida. Entendo que um colunista não deve promover o linchamento público nem de seus inimigos. Quando aconteceu a operação Rodin, mesmo em lados diferentes, emprestei a minha solidariedade a ele. E se bem me recordo, o único. Hoje se ele me pedisse o seu apoio, coisa que jamais fez, eu lhe daria, pela simples razão que é nessa hora que mais precisamos dos amigos e que sempre fomos. Agora, quanto a sua atuação parlamentar, bem aí sim me cabe opinar, enquanto colunista, e eles sabem muito bem disso.

Nenhum comentário: