jmahfus@hotmail.com

segunda-feira, 22 de junho de 2009

COLUNA JORNAL DO POVO (22/06/09)

FRASE DO DIA No jornalismo escrevemos para informar, às vezes para incomodar e principalmente, para desacomodar.

POLÊMICA Esta ninguém me contou. Eu vi. Só espero que a pintura dos bancos da Praça José Bonifácio tenha sido feita com sobras de tinta, porque a combinação de cores é de um gosto muito duvidoso.

MINSSENÉ insubstituível. Ocupo apenas o espaço da página, enquanto ele descansa e cuida de seus negócios. Certamente, mais dia ou menos dia, ele estará aqui no JP desacomodando os acomodados.

BASTIDORES Existem alguns setores da política local que insistem em tentar formar uma dobradinha branca entre Marlon e José Otávio. Impossível. Seus fiéis escudeiros não se toleram. E mais. O eleitorado do ex-prefeito é anti-Germano. Então não percam tempo.

DEZ PROMESSAS DE CAMPANHA Para não deixar passar batido tópico da coluna passada, tão polemizado por setores palacianos, resolvi consultar o JP para ver se não havia enlouquecido de vez. Mas não. Vou listar apenas dez promessas de campanha, que até agora não foram cumpridas, de um rosário prometido: fim das filas no SUS, mini-farmácias nos postos de saúde, zoológico, renovação do contrato com a CORSAN, plano de carreira, aumento mensal para o funcionalismo, abertura de mais creches, melhoria da infra-estrutura da praia nova, seis subprefeituras com maquinário, plantão 24 horas na zona norte. Sei que é cedo. Mas só para lembrar.

CABRAISDevem iniciar nesta semana as obras para adaptar a escola Teófilo Streck para abrigar a Faculdade América do Sul. Prefeito Serginho entusiasmado com a idéia de vestibular já no ano que vem.

GGO prefeito viaja nesta semana para Brasília, com inúmeros projetos. Faz muito bem. Torcemos sim pelo seu êxito nesta empreitada. Na gestão passada, esqueceu-se e muito de se buscar recursos por lá. Muitas vezes por indolência e preguiça de alguns.

PRÉDIOA antiga STAS quando resolveu ocupar o prédio da Rua Sete, modernizou-o. Impulsionado pelo ímpeto do Godoi e seguido pela operacionalidade do Paulo Salomão, tínhamos ali um modelo a ser seguido. Era o início da assistência social plena. O que fizeram? Transformaram-no em uma versão piorada da Portelinha. Lamentável. Só não sei o que fizeram com todos aqueles equipamentos que estavam lá em benefício dos carentes. A mudança de Neiron, e sua Secretaria, para um prédio inferior, me pareceu um sinal de desprestígio a quem mais se destacou, até o momento.

FAIXA ESPECIAL* PDT deu uma baita mão para Marlon: tornou-o inelegível.
* Mandinhos em surto com as contas do ex-prefeito. Telefone não pára. Vai aqui uma sugestão segura ao ex-prefeito: recurso de revisão no TCE. A previsão está no artigo 159 do Regimento Interno. Com isso acaba-se com esta polêmica
* Concessionárias e terceirizadas sempre pagam o pato: na hora do aperto financeiro, são as primeiras a irem para o sacrifício. CONESUL é a bola da vez.
* Vereadores, ao que parecem, optaram pelo capital: não tem coragem, sequer, para discutir, o fechamento dos supermercados domingo à tarde. É uma pena.
*Excelente a festa promovida pela LFCC. Estão de parabéns pelo magnífico trabalho voluntário que realizam.
*Estradas do interior seguem sendo um problema. E agora, de quem é a culpa?
*Blog (www.juliomahfus.blogspot.com) continua. Continuem acessando.

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO Uma boa notícia foi à vinda do Prof. Julio Bernardes da UERGS a Cachoeira. Foi uma iniciativa do Luciano Figueiró, que há muito entende e pleiteia a vinda de cursos na área da Educação Artística para cá. Temos tradição. A Escola de Belas Artes é um exemplo vivo em nossa memória. Profissionais competentes temos de sobra. Como a Rosa Lilia Petrucci, para citar um exemplo dentre tantos, que poderia muito bem gerenciar estes projetos.

Nenhum comentário: