jmahfus@hotmail.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Estética do Machismo ( Coluna publicada no Jornal do Povo)



A Estética do Machismo
O machismo enquanto instrumento de dominação, data da época Greco-romana. Portanto não é recente e muito menos fruto de qualquer sistema econômico. Ao contrário do femininismo que prega a equidade, o machismo prega exatamente o contrário, ou seja, os homens são superiores as mulheres. Sei que é duro dizer isso. Pois somos, em nossa grande maioria, racistas enrustidos, homofóbicos disfarçados e, não poderia ser diferente, machistas. Tanto os homens como as mulheres. O mundo é assim. Independente do quadrante. Independente do credo e da ideologia. Percebemos isso em todos os segmentos sociais. Tirando a educação, que aceita e admite a mulher, nos demais setores da sociedade, ainda é parca a presença feminina. Mas vejam que até no ensino, raríssimas vezes encontramos mulheres nos postos mais altos. Quantas Reitoras de Universidade privada você conhece, por exemplo? Os melhores cargos sempre são reservados aos homens. Mas a culpa em parte é das mulheres que perpetuam o machismo. De que forma? Por exemplo, censurando outra mulher por ela ter uma postura mais liberal em relação a seu corpo, educar meninos e meninas de forma diferente, depender de um homem para se sentir plenamente feliz... O machismo é estrutural na sociedade.  Não podemos esquecer que estamos falando de uma opressão que é histórica. E existe, sim, uma introjeção do machismo nas mulheres e isso é um dos mecanismos de sua manutenção. Vide, por exemplo, o trabalho doméstico. Os homens não são educados para isso. E essa dinâmica da divisão sexual do trabalho que sobrecarrega a mulher em casa, é ainda mais difícil de romper. A estética do machismo é um padrão imposto que reproduzimos, sem nos darmos conta que a igualdade é um dever ainda a ser perseguido!

Cerveja
Todas as marcas de cerveja utilizam-se de mulheres bonitas para divulgarem o seu produto. Mas acima de tudo, colocam essas mulheres, apenas como objeto de prazer dos homens. Será que as mulheres em geral, não consomem cerveja? Sim, consomem. Mas você pode dizer que existem mulheres que gostam de mulheres. Correto. Mas percebam que a mulher presente no comercial, está sempre em uma posição submissa. De servir.

Sexo Casual
Interessante também é o comportamento feminino, em relação a mulheres que sejam independentes, emocional e financeiramente, e optam por não terem nenhum relacionamento estável, mas com uma vida sexual bem ativa através do sexo casual. São chamadas, sempre, de vadias, vagabundas, ou outros termos pejorativos.  Ora, a liberdade do corpo é um pressuposto para a liberdade individual. Ou não é?

Pesquisa
Em recente pesquisa 23% das mulheres disseram concordar que "nas decisões importantes, é justo que na casa o homem tenha a última palavra"; 24% consideram que "em um casal é importante que o homem tenha mais experiência sexual do que a mulher"; 15% acreditam que "a mulher casada deve satisfazer sexualmente o marido mesmo quando não tenha vontade" e 4%  acham que "se a mulher trair o homem é justo que ele bata nela". 

Anti-Machista
Todo o homem que se declara anti-machista ou feminista, tem a sua orientação sexual, posta em dúvida. E isso demonstra que além de machistas, estas pessoas são homofóbicas. Podemos ser heterossexuais sem sermos machistas. E assim dentro desta lógica (de equidade entre sexos) é que precisamos educar os nossos filhos, respeitando sempre a orientação sexual deles.

Yoani
A blogueira cubana, acusada de ser espiã americana, foi violentamente atacada por alguns militantes petistas e estudantes ligados ao PC do B. Isso mostra uma coisa: tanto os obtusos de esquerda, quanto os obtusos de direita, adoram censurar. O direito a livre manifestação de pensamento, precisa sempre ser assegurada. E contra ela, ainda, pesa o fato de ser mulher.

D.Lya
Não poderia deixar de demonstrar publicamente a minha tristeza, pelo falecimento dessa grande mulher. Uma abnegada. Uma pessoa que abre mão de seu conforto, em prol do coletivo, precisa sempre ser reverenciada. Perdemos todos. Que descanse em paz e que seu exemplo continue a ser seguido por suas amigas e seus amigos, que sempre estiveram ao seu lado.

Nenhum comentário: