sexta-feira, 31 de outubro de 2008
GABEIRA
O sempre inteligente Professor Wanderlei Guilherme dos Santos, assinou um artigo interessantíssimo no Jornal Valor deste final de semana, sobre o Gabeira. La pelas tantas, diz: "Em inteligente lance, a direita seqüestrou a candidatura Gabeira e o transformou em uma instalação: para ser visto, não para ser ouvido. O candidato Gabeira não tinha nada a oferecer como programa, porque não entende nada da cidade. Mas a mídia comentava seu terno príncipe-de-gales, os 15 minutos parados em frente a uma sapataria no Méier, e consagrava o vazio de seu discurso como um novo modo de fazer política – o modo da instalação”.
BRINCADEIRA DE MAU GOSTO
Marta "relaxa e goza" Suplicy, quer assumir a embaixada brasileira em Paris. O Itamaraty está horrorizado. Tem pessoas que não vivem sem uma boquinha, mas esss aí ...
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
JOSÉ SERRA
Um dos resultados desta eleição municipal é a reaglutinação do conservadorismo em torno da candidatura de José Serra. O PMDB, novamente, será o fiel da balança.
DICA DO BLOG PARA 2010 (CONTINUAÇÃO)
Conforme o "post" anterior a sopa de letrinhas será imensa. Como diria Tim Maia " ..vale tudo" , ou seja, PT com PP lá, PP com PMDB aqui sem o PT. Confusão na certa.
DICA DO BLOG PARA 2010
Uma coisa deve ficar bem clara a todos: em 2010 não teremos a verticalização das coligações como em 2006. Vejam a redação do artigo sexto da lei 9.504, de 1997, depois de aprovada a emenda 52, em 2006:
"Art. 6º É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário."
Você poderá perguntar: mas por que, então, foi aplicada a regra da verticalização em 2006? A resposta é simples: a legislação eleitoral deve respeitar o princípio da anualidade. Nem emenda a constituição autoriza a modificação. Portanto, agora valerá o artigo 17, parágrafo primeiro da CF, com a redação dada pela EC 52/2006.
"Art. 6º É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário."
Você poderá perguntar: mas por que, então, foi aplicada a regra da verticalização em 2006? A resposta é simples: a legislação eleitoral deve respeitar o princípio da anualidade. Nem emenda a constituição autoriza a modificação. Portanto, agora valerá o artigo 17, parágrafo primeiro da CF, com a redação dada pela EC 52/2006.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Com a aparente desistência de Germano Bonow em concorrer a Deputado Estadual, o atual Prefeito de Cachoeira do Sul Marlon Santos deverá disputar uma cadeira na Assembléia. Terá como provável adversário o ex-Prefeito Pipa Germanos. A eleição torna-se emocionante e irá vencer quem tiver mais votos fora da cidade.
ELEIÇÕES RS
Promete ser muito disputada a próxima eleição para Governador do RS. Pelo PMDB teremos Rigotto ou Fogaça. Pelo PT Paim ou Tarso. Já o PSDB se quiser tentar a reeleição com Yeda deverá começar a deixar de pagar contas e apostar na velha receita eleitoreira: estradas e funcionalismo. A idéia de uma grande aliança encabeçada pelo PT será muito dificl, a não ser que abram mão da cabeça-de-chapa. Faltou o PP e o DEM, não é? Não passarão, novamente de coadjuvantes de luxo, assim como PPS.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
PÓS GRADUAÇÃO AMÉRICA DO SUL
Inicia-se no dia 08 de Novembro o pós em gestão pública oferecido pela América do Sul. O curso não aconteceu antes em razão das disputas eleitorais nas cidades vizinhas. As aulas serão ministradas em Cachoeira do Sul, no Sindilojas, em face de adaptações que precisam ser realizadas na escola em Novo Cabrais. Devido ao limite de alunos imposto pelo MEC, restam poucas vagas a serem preenchidas.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
FRANCISCO BASTOS
O excelente nome sugerido, pela comissão de transição do Prefeito eleito em cachoeira do Sul, como futuro secretário da saúde, na verdade, pela lista do blog é o oitavo nome convidado. Ou seja, Bastos não seria o nome preferencial do PMDB, mas ao que parece é o que restou. Uma pena.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
DEM
O partido DEM, praticamente sumiu do cenário nacional. A vitória do Kassab é muito mais do PSDB do que da sigla. Necessita reformatar a sua estratégia, sob pena de sumir.
PMDB
O PMDB é o grande vitorioso nas eleições municipais em todo o Brasil. Vamos ver qual será a sua conduta a partir de agora.
domingo, 26 de outubro de 2008
SANTA CATARINA
Em Florianópolis Dario Berger (PMDB) deve ser reeleito prefeito, derrotando Amin (PP)
ELEIÇÕES RS
No RS, podemos afirmar que Fogaça (PMDB), Jairo Jorge (PT) e Fetter Jr. (PP), são os prefeitos eleitos, tendo em vista os votos já apurados.
BOCA DE URNA
Eleição será emocionante apenas no Rio. São estes os números:
São Paulo
* Kassab (DEM) - 60%
* Marta (PT) - 40%
Rio de Janeiro
* Paes (PMDB) - 51%
* Gabeira (PV) - 49%
Belo Horizonte
* Lacerda (PSB) - 56%
* Quintão (PMDB) - 44%
Porto Alegre
* Fogaça (PMDB) - 57%
* Maria do Rosário (PT) - 43%
São Paulo
* Kassab (DEM) - 60%
* Marta (PT) - 40%
Rio de Janeiro
* Paes (PMDB) - 51%
* Gabeira (PV) - 49%
Belo Horizonte
* Lacerda (PSB) - 56%
* Quintão (PMDB) - 44%
Porto Alegre
* Fogaça (PMDB) - 57%
* Maria do Rosário (PT) - 43%
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Por que a mídia brasileira torce tanto para que a crise se instale no Brasil?
SALVADOR
Em Salvador as pesquisas apontam João Henrique (PMDB) com 55% e Walter Pinheiro (PT) com 45%. Geddel Viana desponta como novo líder da Bahia.
SÃO PAULO
Tanto IBOPE como DATAFOLHA dão Kassab com 60% e Marta com 40%. Ficou dificil a situação do PT. Serra sai fortalecido.
RIO DE JANEIRO
Todas as pesquisas de opinião dão empate técnico entre Paes e Gabeira, variando em algumas, quem está na frente do outro, mas com diferença, nunca superior a 2%. Lá, só as urnas dirão.
BELO HORIZONTE
O Governador Aécio, junto com o Presidente Lula demonstrou a sua força nos últimos dias e jogou o seu candidato, Mario Lacerda (PSB), novamente a frente das pesquisas. Datafolha e IBOPE divergem um pouco nas pesquisas.Pesquisa Datafolha publicada no jornal de domingo (26), que já começou a ser distribuído nas bancas de São Paulo, sobre a corrida eleitoral em Belo Horizonte, mostra que Marcio Lacerda (PSB) deve ser eleito nesta eleição, já que aparece na frente com 59% dos votos válidos contra 41% do seu adversário Leonardo Quintão (PMDB). Para o IBOPE os candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB) continuam tecnicamente empatados conforme a pesquisa divulgada neste sábado (25), ao figurarem com 52% a 48% dos votos válidos.
sábado, 25 de outubro de 2008
CANOAS
Na cidade de Canoas, uma virada histórica pode estar acontencendo. Nas duas últimas pesquisas publicadas, estamos diante de um empate técnico entre Jairo Jorge(PT) e Jurandir Maciel (PTB), cada uma colocando um candidato em vantagem. O certo é que a eleição que se avizinha será decidida voto a voto.
ELEIÇÕES EM POA
Saiu mais duas pesquisas para a leição em POA. A pesquisa do IBOPE, considerando apenas os votos válidos, deu como resultado:
- Fogaça, 56%.
- Rosário, 44%
O Methodus também deu o mesmo resultado, em pesquisa publicada no Correio do Povo.
- Fogaça, 56%.
- Rosário, 44%
O Methodus também deu o mesmo resultado, em pesquisa publicada no Correio do Povo.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
COALIZÃO
Até agora não entendo porquê o Prefeito eleito de Cachoeira do Sul preocupa-se tanto em obter maioria na Câmara. Aliás vai ficar interessante a comunhão entre Germanos de um lado e Figueirós de outro. Correndo sérios riscos de misturar azeite com água, persegue o objetivo de ter oito vereadores aliados ao seu governo.Será que está preparando alguma medida de impacto?
AMÉRICA DO SUL
Novos Prefeitos eleitos da região da grande Cachoeira do Sul e os reeleitos estão buscando atrair investimentos da América do Sul em seus municípios.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
CIRCUIT BREAKER
Pela sexta vez nas últimas três semanas a BOVESPA paralisa suas atividades. Hoje as ações chegaram a cair 10%. Os investidores devem ter muita atenção neste momento.
PREFEITO
O poróximo prefeito irá trabalhar com um orçamento de mais de cem milhões. Portanto, já descansado após a pescaria e a churrascada com os vereadores está na hora de se atualizar e procurar uma boa assessoria, pois até agora a bola só bateu na trave.
VISITA AO SUS
O comentário na cidade de Cachoeira do Sul é a visita do Exmo.Sr.Prefeito Eleito ao SUS. Foi de dar medo. O homem, ao que parece, não sabia sequer ver a validade de um medicamento, quanto mais a necessidade de processo licitatório para a contratação da UNIMED. Espero que tenha sido apenas um erro de interpretação do repórter.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
SUMULA VINCULANTE N.º 13
Confira o enunciado da Súmula Vinculante nº 13:
“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”
“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”
NEPOTISMO
Os poderes e a imprensa não estão dando a devida importância para a SÚMULA VINCULANTE nº 13 editada pelo STF. A referida súmula é muito mais dura que a nossa Lei Armando e deve ser obedecida por todos a partir de sua edição. Os pequenos municípios são aqueles que mais irão sofrer, até porque não atinge o primeiro escalão, mas o segundo e terceiro. Aqui na nossa região, existem inúmeros casos de nepotismo. Os próximos mandatários devem ficar de olho bem aberto, principalmente na distribuição de FGs.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
CACHOEIRA DO SUL
No velho impasse entre Câmara de Vereadores e Governo Marlon Santos, acerca da suplementação orçamentária, quem irá pagar o pato é o funcionalismo que poderá ficar sem receber no final do mês de dezembro. E a bomba irá estourar no colo do senhor Prefeito eleito.
MERITOCRACIA: OU COMO A EDUCAÇÃO PODE EMBURRECER A SOCIEDADE
Resolvi escrever este texto baseado na reportagem assinada pelo José Ricardo Gaspar do Nascimento na sexta passada, no Jornal do Povo de Cachoeira do Sul. Com sua inteligência peculiar abordou um tema fantástico e que deve ser sim, discutido até a exaustão, que é a chamada meritocracia.
Quero fazer uma discussão inicial na educação. Vejam, por exemplo, o caso de um professor de ensino superior. Ele ganha “X” reais por hora-aula, independentemente da avaliação institucional ou dos resultados obtidos com seus alunos. Portanto, o desempenho melhor ou não dele depende apenas de critérios subjetivos próprios. Cansei de ouvir por corredores de faculdades, colegas dizendo-me que meu esforço em ensinar era em vão, pois no final do mês todos nós ganharíamos à mesma coisa. Ou seja, pelo sistema eu sou um idiota, porque me esforço para ensinar.
A mesma coisa acontece na relação envolvendo a aprendizagem. Criamos a cultura do tratamento igualitário. Nossos pensadores em educação, quase todos com formação marxista se esquecem que vivemos em um mundo capitalista. Que precisamos fomentar a disputa e oportunizar que os melhores sejam premiados. Salários dignos aos professores, pragmatismo e meritocracia na sala de aula, pode ser a oportunidade para que a educação do país alcance níveis razoáveis. Precisamos focar no seguinte: a finalidade da educação é a aprendizagem e a formação profissional. Qual a política das escolas para os melhores alunos? Nenhuma. Preocupam-se apenas com aqueles com baixo rendimento escolar. No final, os bons e os ruins, tornam-se medíocres.
Falem o que quiser. Chamem-me de reacionário, conservador ou até de idiota. Mas ninguém consegue me explicar porque um aluno do Colégio Militar ou da Escola Tiradentes, por exemplo, passa em qualquer vestibular, e os alunos das escolas “alternativas” que sentam em círculos para discutir “sexo dos anjos” têm que freqüentar cursinho pré-vestibular para ingressar em uma universidade pública. Por isso pouco importa se o futuro secretário municipal de educação é oriundo da escola estadual ou municipal. Até porque as escolas pouco precisam dele. Se o futuro prefeito quer mesmo inovar, que trace uma meta: até 2012 todas as crianças da primeira série devem estar plenamente alfabetizadas. Caso contrário servirá o secretário ou a secretária, apenas para participar de quermesses e rondas crioulas. Escrevi e assino embaixo.
Quero fazer uma discussão inicial na educação. Vejam, por exemplo, o caso de um professor de ensino superior. Ele ganha “X” reais por hora-aula, independentemente da avaliação institucional ou dos resultados obtidos com seus alunos. Portanto, o desempenho melhor ou não dele depende apenas de critérios subjetivos próprios. Cansei de ouvir por corredores de faculdades, colegas dizendo-me que meu esforço em ensinar era em vão, pois no final do mês todos nós ganharíamos à mesma coisa. Ou seja, pelo sistema eu sou um idiota, porque me esforço para ensinar.
A mesma coisa acontece na relação envolvendo a aprendizagem. Criamos a cultura do tratamento igualitário. Nossos pensadores em educação, quase todos com formação marxista se esquecem que vivemos em um mundo capitalista. Que precisamos fomentar a disputa e oportunizar que os melhores sejam premiados. Salários dignos aos professores, pragmatismo e meritocracia na sala de aula, pode ser a oportunidade para que a educação do país alcance níveis razoáveis. Precisamos focar no seguinte: a finalidade da educação é a aprendizagem e a formação profissional. Qual a política das escolas para os melhores alunos? Nenhuma. Preocupam-se apenas com aqueles com baixo rendimento escolar. No final, os bons e os ruins, tornam-se medíocres.
Falem o que quiser. Chamem-me de reacionário, conservador ou até de idiota. Mas ninguém consegue me explicar porque um aluno do Colégio Militar ou da Escola Tiradentes, por exemplo, passa em qualquer vestibular, e os alunos das escolas “alternativas” que sentam em círculos para discutir “sexo dos anjos” têm que freqüentar cursinho pré-vestibular para ingressar em uma universidade pública. Por isso pouco importa se o futuro secretário municipal de educação é oriundo da escola estadual ou municipal. Até porque as escolas pouco precisam dele. Se o futuro prefeito quer mesmo inovar, que trace uma meta: até 2012 todas as crianças da primeira série devem estar plenamente alfabetizadas. Caso contrário servirá o secretário ou a secretária, apenas para participar de quermesses e rondas crioulas. Escrevi e assino embaixo.
domingo, 19 de outubro de 2008
LUA DE MEL
Até quando dura a lua de mel do PT com o PMDB em Cachoeira? Termina com a entrada do PSDB e do PP, que certamente ocuparão cargos na administração. Para variar, o PMDB vai deixar os parceiros na mão.
SERÁ QUE ENTENDI?
A equipe de transição de sua Excelência Prefeito Dr. Sérgio Ghignatti, propala aos quatro ventos que o gabinete se muda para o paço municipal, mas as demais secretarias permanecem onde estão, ou seja, na antiga tumelero. Será que querem se esconder atrás de portas e assessores? Não gostam de transparência? Ou é porque todos os cara-pálidas trabalharão dois turnos e outros não? Cuidado com a coerência.
PESQUISA CORREIO DO POVO - METHODUS
O Instituto Methodus, em parceria com o Correio do Povo, publicou a seguinte pesquisa referente ao segunto turno em POA:
José Fogaça (PMDB): 54,5%
Maria do Rosário (PT): 37,0%
Brancos e Nulos: 5,8%
Indecisos: 2,7%
José Fogaça (PMDB): 54,5%
Maria do Rosário (PT): 37,0%
Brancos e Nulos: 5,8%
Indecisos: 2,7%
sábado, 18 de outubro de 2008
PESQUISA IBOPE EM POA
Saiu mais uma rodada da pesquisa IBOPE em POA. A margem de erro é de 3%. estes são os números:
Fogaça - 54%
Maria - 38%
Fogaça - 54%
Maria - 38%
DATAFOLHA EM SP, BH E RJ
Eis os resultados das pesquisas eleitorais feitas pelo DataFolha e que estão publicadas no jornal Folha de São Paulo.
SÃO PAULO
Kassab, DEM, 53%.
Marta Suplicy, PT, 37%.
BELO HORIZONTE
Leonardo Quintão, PMDB,47%
Márcio Lacerda, PSB, 37%.
RIO
Fernando Gabeira, PV, 44%.
Ernesto Paes, PMDB, 42%.
SÃO PAULO
Kassab, DEM, 53%.
Marta Suplicy, PT, 37%.
BELO HORIZONTE
Leonardo Quintão, PMDB,47%
Márcio Lacerda, PSB, 37%.
RIO
Fernando Gabeira, PV, 44%.
Ernesto Paes, PMDB, 42%.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
SEQUESTRO
Terminou o seqüestro em Santo André. O sequestrador saiu bradando e ofendendo os policiais. Ainda não se sabe se houve invasão por parte da polícia no local.
CANOAS
O candidato Jurandir Maciel acidentou-se de carro há dois dias. Até agora, não houve uma explicação plausível para o acidente. O Vice assumiu a campanha.
PAULO FEIJÓ
O vice-governador voltou a criticar, no dia de hoje, a forma como foi contraído o empréstimo junto ao banco mundial pelo RS. Embora tenha apoiado a saída encontrada pelo secretário da fazenda, questiona cláusula que vincula a dívida ao dólar. Pelas suas contas, nas tres últimas semanas o valor aumentou em quase 250 milhões de reais.
ULBRA II
A notícia anterior foi veiculada por todos os sites de jornalismo. Esta, agora está no clicrbs:
"Decisão judicial protege reitor da Ulbra. A Ulbra confirmou ontem que obteve habeas corpus impedindo a prisão do reitor Ruben Eugen Becker.A decisão, do TRF da 4ª Região, referendou liminar obtida por Becker em 23 de setembro.
O pedido decorre da ameaça de decretação de prisão de Becker pela Justiça Federal em Canoas devido ao não-pagamento de parcela da dívida com o Fisco. O débito total, questionado na Justiça, superaria R$ 2 bilhões.
O atraso teria sido provocado por problemas financeiros agravados com a retirada do reconhecimento da instituição, pela União, como entidade filantrópica, o que garantia isenção de impostos. A pedido do Sindicato dos Professores, a 1ª Vara do Trabalho de Canoas estabeleceu prazo até hoje às 9h para que sejam pagos os vencimentos dos 2,2 mil professores no Estado.Segundo a assessoria de imprensa, a instituição avalia soluções, mas não revela detalhes da situação financeira da universidade."
"Decisão judicial protege reitor da Ulbra. A Ulbra confirmou ontem que obteve habeas corpus impedindo a prisão do reitor Ruben Eugen Becker.A decisão, do TRF da 4ª Região, referendou liminar obtida por Becker em 23 de setembro.
O pedido decorre da ameaça de decretação de prisão de Becker pela Justiça Federal em Canoas devido ao não-pagamento de parcela da dívida com o Fisco. O débito total, questionado na Justiça, superaria R$ 2 bilhões.
O atraso teria sido provocado por problemas financeiros agravados com a retirada do reconhecimento da instituição, pela União, como entidade filantrópica, o que garantia isenção de impostos. A pedido do Sindicato dos Professores, a 1ª Vara do Trabalho de Canoas estabeleceu prazo até hoje às 9h para que sejam pagos os vencimentos dos 2,2 mil professores no Estado.Segundo a assessoria de imprensa, a instituição avalia soluções, mas não revela detalhes da situação financeira da universidade."
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
ULBRA
A Justiça Federal pode determinar a prisão do reitor da Ulbra, Ruben Becker. A entidade deve R$ 2 bilhões em impostos para a União. A situação da Universidade agravou-se com a perda da filantropia. Os professores e funcionários têm recebido os seus vencimentos por determinação judicial.
PPS em POA
Como previsto aqui, o PPS, partido que indicou Berfran Rosado a vice de Manuela, não seguiu o mesmo caminho do PC do B e fechou questão, no dia de hoje, pelo apoio a José Fogaça. Com isso o atual prefeito já conta com o apoio de 25 vereadores contra apenas 11 de Maria do Rosário.
AINDA OS EUA
Começa a pegar fogo na mídia americana, a acusação do advogado democrata Philip Berg de que Barak Hussein Obama não é cidadão americano. Até agora o candidato democrata, apresentou a certidão de nascimento apenas na forma eletrônica. Berg ingressou com ação, determinando a exibição do documento. Para a surpresa de muitos, ao invés de Obama apresentar a certidão de nascimento original, contestou a ação. Se for verdade tudo isso, os EUA estarão se metendo em uma das maiores crises institucionais de todos os tempos. Quem quiser maiores informações acesse o site www.obamacrimes.com
UM GOVERNO DE "BONITÕES"
Ao que parece o "jet set" local estará em maioria no próximo governo. Vou chamar de um governo de "bonitões" ( coloquialmente significa "os que se acham" ). A começar por sua excelência, que determinou que seus asseclas recomendem a imprensa de chamá-lo de Prefeito, eis que a partir de janeiro será o supremo mandatário do município. Teremos um governo com a "força do povo", mas ao que parece bem longe do povo. Espero estar rendondamente enganado.
CONCURSO PÚBLICO
Sua excelência o Senhor Prefeito Dr. Sérgio Ghignatti ( é assim que as hostes peemedebistas querem que GG seja chamado ) não terá nada a reclamar do governo atual, pois Marlon ( o Prefeito é uma pessoa simples e não gosta de reverências )está nomeando servidores concursados o que possibilitará o futuro prefeito a diminuir consideravelmente o número de CCs, estagiários e contratados.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
O ÚLTIMO DEBATE
Hoje às 22 horas será travado o último debate da eleição americana. O tema, como não poderia deixar de ser, será economia. O candidato republicano vai passar trabalho, até porque não domina o tema.
SARAMAGO
José Saramago, há um ano atrás, quando houve a quebra do sistema hipotecário americano provocou: onde está a esquerda? Vale a pena ler o ensaio nos cadernos de saramago, que você acessa pela internet. Pelo que tenho lido, a esquerda não tem nenhuma solução para a crise.
SEGUNDO TURNO EM POA
O PC do B,agora a tarde formalizou apoio a Maria do Rosário. A pergunta que fica: e a Manuela? Vai se engajar na campanha?
PIRATINI 2010
Este blog furou todas previsões. Agora está confirmada a costura que está sendo feita entre PT, PMDB e PTB para o Piratini. É Tarso para governador, Rigotto para o Senado e Zambiasi para vice. Se tudo der certo, teremos uma chapa muito forte para 2010.
E A CORSAN?
O Prefeito Ghignatti voltou decepcionado do que ouviu do Presidente da CORSAN. Parece que a equipe que preparou o candidato, mostrou um outro mundo a ele. Está caindo na realidade. A CORSAN não mostrará o seu caixa, nem por decreto.
TERGIVERSANDO
Aqui em Cachoeira do Sul,o prefeito eleitou capitulou diante da pressão dos aliados: não irá mais reduzir o número de secretarias para seis, como anteriormente previsto. Só espero que tenha sido mesmo para contemplar aliados e não por despreparo de quem formulou a proposta.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
BELO HORIZONTE
O "datamahfus", em conversas com amigos de BH, constatou que o candidato do PMDB cresce nas pesquisas, ameaçando o "tertius" de Aécio. É esperar para ver.
DESLUMBRAMENTO
Todos sabemos que o sonho da vida de Sérgio Ghignatti era assumir o comando do executivo cachoeirense. Mas está na hora de colocar as barbas de molho e não se expôr em demasia, bem como a sua família. Parece que existe um certo deslumbramento no ar. A partir de primeiro de janeiro começa a contagem regressiva para a perda de apoio popular. Portanto, o discurso da hora deve ser o de preparar o governo.
CÂMARA DE VEREADORES
Se o legislativo cachoeirense continuar emperrando a votação da suplementação orçamentária, deixarão o prefeito eleito em maus lencóis, sujeito que está de herdar uma folha de pagamento.
CORSAN
Não entendi o prefeito eleito de Cachoeira do Sul em sua entrevista ao jornal O CORREIO. Falou que a concessão é do município? Mas não passou toda a eleição dizendo que renovaria o contrato com a empresa? Me belisquem, pois estou sonhando.
DEPUTADO ESTADUAL
Ventilar meu nome a uma possível candidatura a deputado estadual só pode ser creditada aos amigos que me ajudaram nesta última campanha. Tenho um compromisso firmado com Marlon Santos e toda e qualquer candidatura passa necessariamente por uma decisão conjunta entre nós, o partido em nível local e em nível estadual.
BLOG DO JOSIAS
Esta notícia, diz respeito há vários municípios de nosso estado e está publicado no Blog do Josias:
"Entre os 5.564 municípios que foram às urnas em 5 de outubro de 2008, 57 podem deixar de existir em maio de 2009.A Câmara tenta votar, a toque de caixa, um projeto de emenda à Constituição para evitar que prefeitos e vereadores dessas localidades, que acabam de ser eleitos, percam os mandatos.
Vai abaixo um resumo da encrenca:
1. A criação de municípios é regulada pelo parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição;
2. Até 1996, esse pedaço do texto constitucional condicionava o surgimento de novos municípios à aprovação de lei estadual e à realização de plebiscito local;
3. Em junho de 1996, incomodado com o surto de aparecimento de novos municípios, o Congresso alterou a Constituição.
4. Injetou-se no texto constitucional uma nova exigência. Além da lei estadual e do plebiscito, a criação de municípios passaria a ser regulada por lei complementar federal;
5. Essa lei complementar jamais foi aprovada, contudo. A despeito disso, surgiram, entre 1996 e 2000, 57 municípios novos;
6. A encrenca foi parar no STF. E, em maio do ano passado, o Supremo deu prazo de 18 meses para que o Congresso providenciasse a tal lei complementar;
7. O prazo expira agora em novembro. Aprovou-se uma proposta no Senado. O projeto desliza pelos escaninhos da Câmara há mais de um ano. Mas os deputados não se dignaram a votá-lo;
8. O STF decidiu mais na sentença de maio de 2007: caso o Congresso não cumprisse com a sua obrigação, os municípios criados a partir de 1996 estariam extintos dali a 12 meses;
9. Ou seja, à falta de uma lei que os legitime, os 57 municípios pendurados no vazio legislativo voltam à condição de meros distritos daqui a sete meses;
10. Neste caso, os prefeitos e vereadores eleitos no pleito de 2008 perderiam os mandatos recém-obtidos nas urnas;
11. Nesta terça (14), a Câmara realiza uma audiência pública para debater o impasse. Foram convidados três personagens que fazem lobby pró-municípios;
12. São eles: Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios; João Paulo, prefeito de Recife e presidente da Frente Nacional de Prefeitos; e Bento Batista, presidente da União dos Vereadores do Brasil.
13. Vai à mesa uma proposta que facilita a vida dos 57 municípios cuja existência encontra-se sub judice.
14. A febre municipalista que assolou o país desenhou no mapa do Brasil 1.590 novas cidades num intervalo de 20 anos;
15. Segundo o IBGE, os municípios brasileiros eram 3.974 em 1980. Sete anos depois, o número saltara para 4.180;
16. Em 1996, ano em que o Congresso condicionou a criação de municípios à lei federal -que nunca foi votada-, as cidades brasileiras já eram contadas em 5.507;
17. Entre 1996 e 2000, criaram-se novos 57 municípios, mesmo sem a lei federal. Chegou-se, então, ao número atual: 5.564 municípios em todo país;
18. Desnecessário lembrar que município novo é sinônimo de despesa nova. Junto com a cidade vêm as prefeituras e as câmaras de vereadores.
19. Dispensável anotar também que, a depender do Congresso, os 57 municípios sob risco de extinção serão integralmente salvos. "
"Entre os 5.564 municípios que foram às urnas em 5 de outubro de 2008, 57 podem deixar de existir em maio de 2009.A Câmara tenta votar, a toque de caixa, um projeto de emenda à Constituição para evitar que prefeitos e vereadores dessas localidades, que acabam de ser eleitos, percam os mandatos.
Vai abaixo um resumo da encrenca:
1. A criação de municípios é regulada pelo parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição;
2. Até 1996, esse pedaço do texto constitucional condicionava o surgimento de novos municípios à aprovação de lei estadual e à realização de plebiscito local;
3. Em junho de 1996, incomodado com o surto de aparecimento de novos municípios, o Congresso alterou a Constituição.
4. Injetou-se no texto constitucional uma nova exigência. Além da lei estadual e do plebiscito, a criação de municípios passaria a ser regulada por lei complementar federal;
5. Essa lei complementar jamais foi aprovada, contudo. A despeito disso, surgiram, entre 1996 e 2000, 57 municípios novos;
6. A encrenca foi parar no STF. E, em maio do ano passado, o Supremo deu prazo de 18 meses para que o Congresso providenciasse a tal lei complementar;
7. O prazo expira agora em novembro. Aprovou-se uma proposta no Senado. O projeto desliza pelos escaninhos da Câmara há mais de um ano. Mas os deputados não se dignaram a votá-lo;
8. O STF decidiu mais na sentença de maio de 2007: caso o Congresso não cumprisse com a sua obrigação, os municípios criados a partir de 1996 estariam extintos dali a 12 meses;
9. Ou seja, à falta de uma lei que os legitime, os 57 municípios pendurados no vazio legislativo voltam à condição de meros distritos daqui a sete meses;
10. Neste caso, os prefeitos e vereadores eleitos no pleito de 2008 perderiam os mandatos recém-obtidos nas urnas;
11. Nesta terça (14), a Câmara realiza uma audiência pública para debater o impasse. Foram convidados três personagens que fazem lobby pró-municípios;
12. São eles: Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios; João Paulo, prefeito de Recife e presidente da Frente Nacional de Prefeitos; e Bento Batista, presidente da União dos Vereadores do Brasil.
13. Vai à mesa uma proposta que facilita a vida dos 57 municípios cuja existência encontra-se sub judice.
14. A febre municipalista que assolou o país desenhou no mapa do Brasil 1.590 novas cidades num intervalo de 20 anos;
15. Segundo o IBGE, os municípios brasileiros eram 3.974 em 1980. Sete anos depois, o número saltara para 4.180;
16. Em 1996, ano em que o Congresso condicionou a criação de municípios à lei federal -que nunca foi votada-, as cidades brasileiras já eram contadas em 5.507;
17. Entre 1996 e 2000, criaram-se novos 57 municípios, mesmo sem a lei federal. Chegou-se, então, ao número atual: 5.564 municípios em todo país;
18. Desnecessário lembrar que município novo é sinônimo de despesa nova. Junto com a cidade vêm as prefeituras e as câmaras de vereadores.
19. Dispensável anotar também que, a depender do Congresso, os 57 municípios sob risco de extinção serão integralmente salvos. "
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
E NA BAHIA?
Com a derrota do ACM Neto (DEM), Jaques Wagner e Geddel Viana lutam para ver quem ficará com o espólio de ACM. Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB), são apenas laranjas nesse duelo
QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA
Colo aqui um texto publicado no site CARTA MAIOR. Explica um pouco o imaginário popular em uma eleição. E talvez explique a incredulidade de alguns não-vencedores.
O "ESPÍRITO" DA ELEIÇÃO
O jornalista Mauro Carrara escreve sobre uma reveladora experiência de rua no domingo da eleição na maior cidade do país. "Já são 18h20... Alguém grita do interior da casa: "o Kassab está ganhando". Os três jovens urram de prazer. Está se iniciando a longa noite até o segundo turno".
Mauro Carrara*
Conforme costume antigo, costumo visitar velhos amigos em dias de eleição. Perambulo pela cidade à procura do "espírito" da eleição, pois, sim, cada uma tem o seu, das barbadas aos prélios mais renhidos.
Desde cedo, notei certa tendência de defecção nos redutos "progressistas". Havia nos fundos do Tucuruvi um jovem negro, em trajes de grife surfe, distribuindo discretamente santinhos de Kassab. Vejam bem, ele não fazia campanha para um candidato à vereança, mas para o majoritário. Só.
O rapaz é estudante do terceiro ano do segundo grau, comprou recentemente seu primeiro computador, a crédito. O pai é vigia (conseguiu carteira assinada há três anos) e a mãe é diarista. Ele atualmente não trabalha regularmente. Nos fins de semana, atua como assistente de som em bailes na região dos Jardins. É o típico emergente da nova classe C.
João (vamos chamá-lo assim) afirma que o governo Lula "acostuma mal os vagabundos" com o Bolsa Família. A mãe sempre votou em Marta, mas o pai costuma odiar qualquer petista. "Meu velho não quer saber do casamento gay em São Paulo, nem eu", sentencia, alisando a sobrancelha.
Mais tarde, encontro-me na região do Jardim Aricanduva, na Zona Leste. Márcia (vamos chamá-la assim) come uma coxinha num bar próximo a uma escola estadual. Vai votar em seguida.
Tem uma colinha de Kassab (DEM) e de um candidato a vereador do PSDB.
- Vai votar em quem?
- Dessa vez é no Kassab - revela a moça, que graças ao crescimento da renda familiar (ela e dois irmão conseguiram emprego nos últimos três anos) pôde matricular-se numa faculdade privada.
- Por que nele?
- É o menos pior...
- E pra vereador?
- Voto é segredo. Mas vai ser no PSDB. Um amigo da faculdade me indicou. É um cara que escreveu vários livros de auto-ajuda.
- É o Chalita (ex-secretário estadual de educação)?
- A gente precisa de pessoas cultas na Câmara. Esse aí é o melhor escritor do Brasil.
- O que você já leu dele?
- Ainda não li, porque não tenho tempo. Mas esse meu amigo diz que é muito bom.
- A Marta era mais forte por aqui, não era?
- Era, mas ela fez o apagão aéreo e mandou o povo gozar depois do estupro. Tem como uma pessoa passar uma hora, uma hora e meia, esperando o avião?
- Como?
- O povo ficar horas esperando o avião...
- É chato mesmo - respondo. - Mas você já viajou de avião? - indago.
- Nunca. O mais longe que fui na vida foi para Mongaguá (litoral sul).
- Entendo. E o trânsito em São Paulo?
- Péssimo. Entre metrô e ônibus, fico umas 4 horas e meia no transporte, todo dia. Não anda.
- E de quem é a culpa?
- Sei lá... Tem muito carro na rua. Precisava fazer alguma coisa.
- E você não acha que o Kassab tem alguma responsabilidade nisso?
- (silêncio)... Não sei. Não parei para pensar.
- Isso afeta sua vida, não?
- Muito, mas a gente tem que lidar com isso...
Quase cinco da tarde, na região dos Jardins. O filho de um amigo chega da votação com três colegas. O rapaz é o único que votou em Marta Suplicy. Dos colegas, dois preferiram Kassab. O outro votou em Geraldo Alckmin.
- Na verdade, eu e toda minha família somos malufistas, mas o Kassab é o único que pode ganhar dessa "vaca" da Martaxa - diz Paulo (vamos chamá-lo assim), exaltado.
- Sim, as taxas devem ter prejudicado muito sua família... - pondero.
- Meu pai fez a empresa dele sem ajuda de ninguém. A gente tá cansado de pagar os impostos que o PT inventou. Cada dia tem um imposto novo.
- Que imposto novo?
- Vários.
- Mas quais?
- Vários. Tudo para sustentar vagabundo nordestino. E olha que eu não sou nem um pouco racista. Tenho até amigo japonês, negro, de todo tipo. Mas com esse negócio de bolsa, o cara se acostuma a não trabalhar e fica tomando cachaça o dia inteiro. É preciso ensinar o cidadão a pescar, e não dar o peixe.
- Mas o Bolsa Família está integrado a vários projetos de promoção e inclusão. Tem a contrapartida educativa... - tento argumentar, quando sou interrompido.
- Tem nada. Isso aí é coisa da mídia que o Lula comprou.
- Mas a mídia costuma ser contra o presidente - afirmo.
- Nada disso. O senhor viaja muito, pelo que eu sei, não é? Aqui, eles inventam pesquisa para dizer que a vida do povão melhorou. Melhorou nada.
- Mas e os dados do Ipea, do IBGE?
- Eu estudo Administração. Isso é tudo mentira.
- Quer dizer que o país não melhorou em nada?
- Esse semi-analfabeto deu sorte. Aproveitou o Plano Real e o crescimento da China... Agora, quero ver. Estou só esperando para ver o que vai acontecer. E vou dar risada.
- Mas o país não estava muito bem em 2002 - intervenho.
- O PT é o "partidão", não é?
- Não que eu saiba - respondo.
- É sim... Eu abri os olhos de muito colega sobre esse comunismo disfarçado aí... Nessa eleição, eu convenci muito petista a votar no Kassab.
- Quem?
- O nosso motorista, o jardineiro que vai lá em casa...
Já são 18h20... Alguém grita do interior da casa: "o Kassab está ganhando". Os três jovens urram de prazer. Está se iniciando a longa noite até o segundo turno.
O "ESPÍRITO" DA ELEIÇÃO
O jornalista Mauro Carrara escreve sobre uma reveladora experiência de rua no domingo da eleição na maior cidade do país. "Já são 18h20... Alguém grita do interior da casa: "o Kassab está ganhando". Os três jovens urram de prazer. Está se iniciando a longa noite até o segundo turno".
Mauro Carrara*
Conforme costume antigo, costumo visitar velhos amigos em dias de eleição. Perambulo pela cidade à procura do "espírito" da eleição, pois, sim, cada uma tem o seu, das barbadas aos prélios mais renhidos.
Desde cedo, notei certa tendência de defecção nos redutos "progressistas". Havia nos fundos do Tucuruvi um jovem negro, em trajes de grife surfe, distribuindo discretamente santinhos de Kassab. Vejam bem, ele não fazia campanha para um candidato à vereança, mas para o majoritário. Só.
O rapaz é estudante do terceiro ano do segundo grau, comprou recentemente seu primeiro computador, a crédito. O pai é vigia (conseguiu carteira assinada há três anos) e a mãe é diarista. Ele atualmente não trabalha regularmente. Nos fins de semana, atua como assistente de som em bailes na região dos Jardins. É o típico emergente da nova classe C.
João (vamos chamá-lo assim) afirma que o governo Lula "acostuma mal os vagabundos" com o Bolsa Família. A mãe sempre votou em Marta, mas o pai costuma odiar qualquer petista. "Meu velho não quer saber do casamento gay em São Paulo, nem eu", sentencia, alisando a sobrancelha.
Mais tarde, encontro-me na região do Jardim Aricanduva, na Zona Leste. Márcia (vamos chamá-la assim) come uma coxinha num bar próximo a uma escola estadual. Vai votar em seguida.
Tem uma colinha de Kassab (DEM) e de um candidato a vereador do PSDB.
- Vai votar em quem?
- Dessa vez é no Kassab - revela a moça, que graças ao crescimento da renda familiar (ela e dois irmão conseguiram emprego nos últimos três anos) pôde matricular-se numa faculdade privada.
- Por que nele?
- É o menos pior...
- E pra vereador?
- Voto é segredo. Mas vai ser no PSDB. Um amigo da faculdade me indicou. É um cara que escreveu vários livros de auto-ajuda.
- É o Chalita (ex-secretário estadual de educação)?
- A gente precisa de pessoas cultas na Câmara. Esse aí é o melhor escritor do Brasil.
- O que você já leu dele?
- Ainda não li, porque não tenho tempo. Mas esse meu amigo diz que é muito bom.
- A Marta era mais forte por aqui, não era?
- Era, mas ela fez o apagão aéreo e mandou o povo gozar depois do estupro. Tem como uma pessoa passar uma hora, uma hora e meia, esperando o avião?
- Como?
- O povo ficar horas esperando o avião...
- É chato mesmo - respondo. - Mas você já viajou de avião? - indago.
- Nunca. O mais longe que fui na vida foi para Mongaguá (litoral sul).
- Entendo. E o trânsito em São Paulo?
- Péssimo. Entre metrô e ônibus, fico umas 4 horas e meia no transporte, todo dia. Não anda.
- E de quem é a culpa?
- Sei lá... Tem muito carro na rua. Precisava fazer alguma coisa.
- E você não acha que o Kassab tem alguma responsabilidade nisso?
- (silêncio)... Não sei. Não parei para pensar.
- Isso afeta sua vida, não?
- Muito, mas a gente tem que lidar com isso...
Quase cinco da tarde, na região dos Jardins. O filho de um amigo chega da votação com três colegas. O rapaz é o único que votou em Marta Suplicy. Dos colegas, dois preferiram Kassab. O outro votou em Geraldo Alckmin.
- Na verdade, eu e toda minha família somos malufistas, mas o Kassab é o único que pode ganhar dessa "vaca" da Martaxa - diz Paulo (vamos chamá-lo assim), exaltado.
- Sim, as taxas devem ter prejudicado muito sua família... - pondero.
- Meu pai fez a empresa dele sem ajuda de ninguém. A gente tá cansado de pagar os impostos que o PT inventou. Cada dia tem um imposto novo.
- Que imposto novo?
- Vários.
- Mas quais?
- Vários. Tudo para sustentar vagabundo nordestino. E olha que eu não sou nem um pouco racista. Tenho até amigo japonês, negro, de todo tipo. Mas com esse negócio de bolsa, o cara se acostuma a não trabalhar e fica tomando cachaça o dia inteiro. É preciso ensinar o cidadão a pescar, e não dar o peixe.
- Mas o Bolsa Família está integrado a vários projetos de promoção e inclusão. Tem a contrapartida educativa... - tento argumentar, quando sou interrompido.
- Tem nada. Isso aí é coisa da mídia que o Lula comprou.
- Mas a mídia costuma ser contra o presidente - afirmo.
- Nada disso. O senhor viaja muito, pelo que eu sei, não é? Aqui, eles inventam pesquisa para dizer que a vida do povão melhorou. Melhorou nada.
- Mas e os dados do Ipea, do IBGE?
- Eu estudo Administração. Isso é tudo mentira.
- Quer dizer que o país não melhorou em nada?
- Esse semi-analfabeto deu sorte. Aproveitou o Plano Real e o crescimento da China... Agora, quero ver. Estou só esperando para ver o que vai acontecer. E vou dar risada.
- Mas o país não estava muito bem em 2002 - intervenho.
- O PT é o "partidão", não é?
- Não que eu saiba - respondo.
- É sim... Eu abri os olhos de muito colega sobre esse comunismo disfarçado aí... Nessa eleição, eu convenci muito petista a votar no Kassab.
- Quem?
- O nosso motorista, o jardineiro que vai lá em casa...
Já são 18h20... Alguém grita do interior da casa: "o Kassab está ganhando". Os três jovens urram de prazer. Está se iniciando a longa noite até o segundo turno.
EUA
As eleições americanas também descambam para o reacionarismo. Nos comícios republicanos, cada vez que o orador fala em OBAMA, uma multidão grita " matem-no ". A CIA e o FBI já começam a investigar a existência de um possível complô.
LEMBRAM DO SEVERINO?
Pois o Severino Cavalcanti, que teve de renunciar a Presidencia da Câmara, acusado de ser o mentor do mensalinho, elegeu-se Prefeito em sua cidade natal, no último dia cinco de outubro na pequena João Alfredo, a 105 quilômetros de Recife. Severino recebeu 8.632 votos.
ELEIÇÕES NO RIO
Tudo indica, e as pesquisas também, que Gabeira será o novo Prefeito do Rio. Ainda é cedo para previsões, mas parece que o "bom homem" de sessenta e sete anos é a novidade do pleito. Aliás, no Rio, como em SP, também se discute a sexualidade de Gabeira, se é ou foi usuário de maconha, entre outras particularidades. O eleitorado conservador pode influir decisivamente no pleito.
ELEIÇÕES EM POA
A eleição em POA, que foi para o segundo turno, inicia-se, conferme pesquisa publicada pela METHODUS em parceria com o CORREIO DO POVO, com vantagem para Fogaça. São esses os números:
José Fogaça (PMDB): 52,2%
Maria do Rosário (PT): 39,7%
Brancos/Nulos: 5,5%
Não sabe: 2,6%
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de outubro com 1.050 eleitores da Capital. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos
José Fogaça (PMDB): 52,2%
Maria do Rosário (PT): 39,7%
Brancos/Nulos: 5,5%
Não sabe: 2,6%
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de outubro com 1.050 eleitores da Capital. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos
PREVISÃO DO TEMPO
A previsão é do blog AGÊNCIA CHASQUE: " Previsão do Tempo para a Região Sul do Brasil
A semana começa com a permanência da chuva, que chegou no final de semana, no Rio Grande do Sul e na maior de Santa Catarina./ No Paraná e norte catarinense, sol entre nuvens./ As temperaturas estarão mais elevadas que na última semana./ Em Curitiba, segunda-feira parcialmente nublada, com mínima de DEZESSEIS e máxima de VINTE E NOVE graus./ Em Porto Alegre, possibilidade de chuva de curta duração durante todo o dia./ Mínima de DEZENOVE e máxima de VINTE E QUATRO graus na capital gaúcha./ E em Florianópolis, nebulosidade variável com possibilidades de pancadas de chuva durante o dia./ Os termômetros registram mínima de DEZOITO e máximo de TRINTA graus na capital catarinense./ A previsão é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais./// "
A semana começa com a permanência da chuva, que chegou no final de semana, no Rio Grande do Sul e na maior de Santa Catarina./ No Paraná e norte catarinense, sol entre nuvens./ As temperaturas estarão mais elevadas que na última semana./ Em Curitiba, segunda-feira parcialmente nublada, com mínima de DEZESSEIS e máxima de VINTE E NOVE graus./ Em Porto Alegre, possibilidade de chuva de curta duração durante todo o dia./ Mínima de DEZENOVE e máxima de VINTE E QUATRO graus na capital gaúcha./ E em Florianópolis, nebulosidade variável com possibilidades de pancadas de chuva durante o dia./ Os termômetros registram mínima de DEZOITO e máximo de TRINTA graus na capital catarinense./ A previsão é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais./// "
E a Marta Suplicy?
Pois a sexóloga partiu para a baixaria em SP. Está colocando em dúvida a masculinidade do Prefeito Kassab. Que feio. Lá o DEM com o apoio de Serra deve ganhar a eleição, para a surpresa de muitos.
FOGAÇA OU MARIA?
Fogaça leva vantagem expressiva em relação a Maria do Rosário, principalmente depois que o Presidente a deixou na mão. Aliás, Lula, como bom articulador político, está apenas preocupado em consolidar a Dilma. Para ele a vitória do PT não é tão importante como angariar apoios externos.
LULA
O governo Lula continua blindado em relação a crise mundial. Preço do Dolar, queda da bolsa, não fazem parte do imaginário popular. Basta o presidente dizer que não existe crise e não subir o preço dos combustíveis e estará blindado politicamente.
sábado, 11 de outubro de 2008
LUIS PILLA VARES
Na quinta morreu o jornalista Luis Pilla Vares. Era um dos grandes intelectuais de esquerda do RS. Vizinhei com ele alguns anos em POA, na Venâncio. Bom papo, era querido por todos. Que agora esteja em paz. Certamente, emburrecemos mais um pouco com a sua ausência.
CRISE MUNDIAL
A recessão econômica que ameaça os países desenvolvidos implicará em prejuízos para o Brasil. O aumento das taxas de juros e o aperto sobre o consumo, certamente trará reflexos negativos para o comércio neste natal. É esperar para ver.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
FEIRA DO LIVRO
Inicia hoje, em Cachoeira do Sul, a feira do livro. Está imperdível, contando com a presença de vãrios autores de renome. Vale a pena conferir.
AMÉRICA DO SUL
Informo aos incautos que o projeto de implantação da FACULDADE AMÉRICA DO SUL segue seu curso normal. Toda a parte burocrática está concluída e segue a tramitação junto ao MEC. O Pós em Gestão Pública deverá inciar em breve e certamente no próximo ano já teremos vestibular.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
JORNAL DO POVO
Na próxima segunda, dia 13 de outubro, retorno com minha coluna semanal no JP. Vai ser dificil superar as crônicas do Vinícius que me substituiu com muito brilhantismo.
POR QUE MARLON PERDEU?
Marlon perdeu para o LADO B, ou seja, pelas atitudes estranhas para uma cultura convencional. Usou e abusou, em seu governo, dos factóides, mudando um pouco, a partir do momento que pessoas estranhas ao seu convívio, começaram a lhe circundar. A imaturidade e a fidelidade aos amigos, certamente contribuiu para a derrota. No entanto, uma leitura mais acurada da eleição, indicará que ele poderá ser um vencedor daqui a dois anos. É esperar para ver.
ENXUGAMENTO DA MÁQUINA
Essa idéia aqui em Cachoeira do Sul e em outras cidades de fundir secretarias tem um apelo muito mais demagógico do que de racionalização de custos. Quando se diminui é sempre com a desculpa que o titular ganha bem e portanto, há uma necessidade de economizar. Não é verdade, se formos fazer uma análise de mercado. Além disso existem secretarias que recebem recursos federais específicos, como é o caso da educação, saúde e assitência social. Mas como a ordem é enxugar, veremos no que dá. Só espero que os secretários que assumirão as pastas, CUMPRAM INTEGRALMENTE o seu horário, pois se a premissa é verdadeira, são eles bem remunerados e não precisarão fazer "bicos" em suas clínicas e escritórios.
NOVOS VEREADORES
Aqui em Cachoeira do Sul, como de resto em todo o Estado houve uma renovação expressiva da câmara de vereadores. O povo cansou da utilização do espaço público apenas com fins eleitoreiros, títulos de cidadania, discussão sobre nomes de rua. Um alerta interessante para os que assumem: se não sabe o que fazer, não faça o que os outros fizeram.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
FOGAÇA
Com a decisão do PC do B ( Manuela ) de não apoiar Fogaça, será que ele vai mostrar no segundo turno, Yeda, Brito e Onix? Eu optaria pelo Feijó, com certeza.
MINISTÉRIO PÚBLICO
O MP foi a grande sensação desta eleição, principalmente quando ajuizou ação pedindo cassação de candidatura contra a coligação CAHOEIRA EMPREGO E OBRAS. Nunca o MP atuou com tanto denodo, como nesta eleição. Algumas denúncias pipocaram e ainda pipocam, podendo acarretar inelegibilidades e multas pesadíssimas. Ficamos no aguardo, certos que as providências serão tomadas.
UM NOVO TEMPO
Se tudo der certo os planos de saúde que se cuidem, pois irão quebrar, caso a promessa do Dr. Ghignatti em acabar com a fila do SUS der certo. Todos, sem exceção, irão correr em direção a saúde pública e gratuita. Como ninguém, torço pelo sucesso da medida.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
MANUELA, A DECEPÇÃO
Tinha tudo para ser um fenômeno nas eleições municipais em POA. No entanto, sua produtora transformou-a em uma "popstar". Saía as ruas para dar autógrafos para crianças e adolecentes. Se esqueceu que criança não vota. E o que parecia a Manuela sentadinha, nas inserções, falando com as mãozinhas presas? E a maquiagem? Ficou artificial demais. O eleitor porto-alegrense é muito "politizado" e não deu outra: Fogaça e Maria do Rosário. Agora é zero a zero.
PESQUISA ELEITORAL
Aqui em Cachoeira do Sul a CASA BRASIL acertou em cheio a última pesquisa. Embora tivesse relutado pela sua publicação, por razões de estratégias eleitorais, há de se convir que o GRUPO VIEIRA DA CUNHA demonstrou imparcialidade durante todo o processo eleitoral. Em eleição, sempre quem está atrás contesta os resultados das pesquisas. De outro lado, continuo com a convicção que as ditas pesquisas não deveriam ser publicadas na última semana, em razão de sua influência no eleitor.
QUEM É O ELEITOR?
O eleitor é um ser preocupado com seu umbigo. Percebi isso nas caminhadas pelos bairros de nossa cidade. Poucas são as pessoas que estão preocupadas com a geração de empregos e com o desenvolvimento econômico. Querem é que arrumem o buraco em frente a sua casa, ou coloquem uma lâmpada, ou sei lá, até em alguns casos um "rancho" ou algo mais. Aliás, o próprio centro da cidade demonstrou isso,votando maciçamente na oposição.
E O PIPA?
Tenho um amigo que me falou o seguinte: " O Pipa perdeu a mão". Pelo visto tinha razão. Não soube avaliar uma série de circunstâncias. Acreditava, por exemplo, que o governo Marlon estava desgastado a ponto de não conseguir repetir a primeira votação. Em face disso, deixou de selar uma grande aliança com o DEM e os partidos da base, certo que tinha dez mil votos sem sair de casa. Primeiro erro. O segundo, foi o de não avaliar o estrago que as denúncias em relação ao seu primo causariam ao seu patrimônio eleitoral. Resultado disso foi a sua pífia votação colocando em risco a própria existência do PP.
A VITÓRIA DE GHIGNATTI
Foi merecida a vitória do Dr. Ghignatti. Até em razão de sua perseverança. Focou-se na saúde e fez dela o seu principal mote de campanha. Aliás soube explorar um dos pontos fracos do governo Marlon que era justamente a ausência de políticas assistencialistas. Espero, contudo, como cachoeirense, que consiga cumprir suas promessas, mas que efetivamente continue a política de desenvolvimento econômico implantada pelo atual governo.
ESTOU DE VOLTA
Passadas as eleições, é tempo de retomarmos nossa vida cotidiana. Apesar da derrota nas urnas me senti um vitorioso, pois em nenhum momento da campanha tivemos que violentarmos nossas convicções para fazermos votos.
Assinar:
Postagens (Atom)